• Teresina, 11/08/2022
  • Tempo Hoje: 22° | 22°

Câmara Municipal;sem briga por mandato, mas nem tanto


Câmara Municipal;sem briga por mandato, mas nem tanto


O suplente de vereador do PSD, Alisson Pego, parece que será o único a contestar o direito de assumir o mandato do colega que mudou de partido. Nesse caso está no alvo o vereador Antonio José Lira, que deixou o PSD e foi para Republicanos assumindo vaga na Câmara de Teresina. Allysson Pego, que é liderança política ligada ao deputado estadual Georgiano Neto e ao deputado federal Júlio César, presidente do PSD no Piauí, já ingressou na Justiça Eleitoral. 

Harmonia

Nestes casos de mudança de partido podem contestar o direito do suplemente assumir o partido, o Ministério Público Eleitoral e o suplente seguinte imediato que é o caso de Allysson. Outras mudanças como a de Antonio José Lira para assumir vaga ocorreram, a exemplo do PSL, que perdeu o vereador Luís André e Zé Filho, mas a saída foi harmônica e sem contestações. 

Filiações

Dois prefeitos se filiaram ao Partido dos Trabalhadores para apoiar a pré-candidatura de Rafael Fonteles (PT) ao Governo. O prefeito de Bom Princípio, Lucas Moraes, deixa o Democracia Cristá, e o prefeito de Colônia do Piauí, Selindo Moura, deixa o PL para integrar o time do PT.

Não foi em BG

O ex-governador Wellington Dias (PT) esteve no casamento do ex-presidente Lula (PT) em São Paulo. A praia de Barra Grande no Piauí chegou a ser cogitada como cenário para o casamento do petista, mas além de alguns convidados o Nordeste se fez representado no vestido usado por Rosangela Silva. O figurino muito elogiado coberto de bordados feitos por moradoras de Timbaúba dos Batistas, uma cidade da região de Seridó, no Rio Grande do Norte.

Chuvas

A Câmara dos Deputados aprovou nesta quarta-feira (18) a Medida Provisória 1092/21, que abre crédito extraordinário de R$ 700 milhões para o Ministério da Cidadania atender regiões brasileiras afetadas pelas fortes chuvas de dezembro. A MP será enviada ao Senado. Em Teresina, o prefeito De. Pessoa (Republicanos) já afirmou por várias vezes que a ajuda das gestões federal e estadual para o problema dos desabrigados por causa da chuva não chegou à Prefeitura da capital.

Cidadania

O produtor Tiago Junqueira receberá neste sábado, 21, o título de cidadania piauiense. A honraria proposta pelo deputado Júlio Arcoverde (PP) será entregue em uma solenidade realizada na fazenda do produtor no município de Regeneração e vai concentrar muitas autoridades.

Terceira via, o imbróglio

Como era esperado a decisão do PSDB, MDB e Cidadania sobre uma possível candidatura única de terceira via foi adiada mesmo depois do resultado da pesquisa interna, que apontou a preferência da senadora Simone Tebet do MDB. O ex-governador de São Paulo, João Dória, não pretende desistir do resultado das prévias tucanas que o apontaram como pré-candidato do partido. Por isso, a decisão que seria informada nesta quarta-feira18, foi adiada para a próxima terça-feira,23.

Embate

A situação sucessória no Governo de Alagoas revela as consequências do voto que muitas vezes nem os Políticos, nem os eleitores calculam ser possíveis. Artur Lira (PP), presidente da Câmara dos Deputados, perdeu o páreo para Renan Calheiros (MDB) que apoiava a eleição indireta do deputado estadual Paulo Dantas (MDB) pela Assembleia Legislativa de Alagoas para governar o estado até janeiro. Lira apoiava Davi Maia (UB), segundo colocado.

Mandato tampão

O ex-governador Renan Filho (MDB) renunciou em abril para se candidatar ao Senado, o vice Luciano Barbosa deixará o cargo em 2020 ao se eleger prefeito de Arapiraca, e o presidente da Assembleia, Marcelo Victor (MDB) recusou-se a assumir o governo, o que impediria sua candidatura à reeleição. 





LEIA TAMBÉM

Anuncie Aqui

Escolha abaixo onde deseja anunciar.

Guia Comercial

Veja nossos Planos

Classificados

Anuncie Grátis

Publicidades

Fale Conosco