Katya D'Angelles

Titulos de cidadania prestigiados

Desembagador e médico são homenageados


Titulos de cidadania prestigiados

A solenidade de homenagem ao desembargador federal ArnaldoBoson Paes e ao médico Pedro Almeida da Silva foi uma das mais prestigiadas járealizadas este ano na Assembleia Legislativa do Piauí. Um destaque para a presençade praticamente todas as autoridades do meio jurídico. As homenagens forampropostas, respectivamente, pelos deputados João Madison e Severo Eulálio,ambos do MDB.

Transporte
O deputado estadual Franzé Silva (PT) confirmou que vaiacionar Ministério Público para investigar situação de terminais de integraçãoda capital. Em reuniões com moradores do centro-norte de Teresina, o deputadoouviu mais reclamações da população.  Deacordo com Franzé, o problema do transporte público da capital é uma dasprincipais reclamações a ele relatadas pela população, durante as visitas doparlamentar aos bairros. O deputado tem acompanhado a situação desde o inícioda crise de transporte coletivo, que já se estende por dois anos.

Educação
Em Água Branca, a Canguru de Matemática, competição dematemática que acontece anualmente em nível mundial, 71 alunos conquistarammedalhas, superando a edição de 2021, quando obtiveram 36 medalhas. Alunos de 7a 18 anos podem participar do concurso internacional que tem como objetivodiminuir o preconceito em relação à disciplina, mostrando que a matéria podeser interessante, útil e mesmo divertida.

Bate volta
Proporcionar aos piauienses maior conhecimento do potencialturístico do estado tem sido o objetivo do projeto “bate volta”. Em sua segundatemporada, o Projeto Bate vai divulgar e incentivar o turismo religioso em umadas cidades piauienses que mais recebem romeiros durante o ano: Santa Cruz dosMilagres. A ideia é também mapear os atrativos turísticos que ficam entre ascidades de Teresina e Santa Cruz dos Milagres, municípios que estão ligados porum percurso de 182 km.

Capacitação
Entre as ações estão capacitar guias turísticos para melhorapresentar as potencialidades que estão entre Teresina e Santa Cruz dosMilagres; treinar colaboradores de empreendimentos que atuam no âmbito doincentivo ao turismo em relação a técnicas de atendimento; além de promover umworkshop para apresentar o mapeamento turístico da cidade de Santa Cruz dosMilagres, promovendo roda de conversas para mobilizar os empreendedores locaise agentes de turismo.

Dívidas do Fies
A Câmara dos Deputados aprovou  a MP 1.090/2021, quepermite a renegociação de dívidas com o Fundo de Financiamento Estudantil(Fies) de contratos formulados até o 2º semestre de 2017. Cabe agora ao Senadoanalisar a MP. Segundo o governo, o estoque de contratos dessa época é de 2,4milhões, com saldo devedor de R$ 106,9 bilhões perante os agentes financeirosexclusivos na época (Caixa e Banco do Brasil). A taxa de inadimplência dessescontratos em atraso de mais de 90 dias é de 48,8%, somando R$ 7,3 bilhões emprestações não pagas.

Pauta ambiental
Com três projetos em pauta, a Comissão de Agricultura eReforma Agrária (CRA) fará audiência deliberativa às 8h desta quinta-feira(19). Uma das propostas a serem analisadas é o Projeto de Lei (PL) 1.282/2019,do senador Luis Carlos Heinze (PP-RS), que libera a construção dereservatórios de água para projetos de irrigação em áreas de preservaçãopermanente (APPs) à beira de rios. 


Bagagem aérea
O Senado aprovou  MedidaProvisória que flexibiliza regras do transporte aéreo (MP 1089/2021). Conhecidacomo MP do Voo Simples. Como foi modificada no Senado, a matéria volta para análiseda Câmara dos Deputados. O Senado confirmou o texto da Câmara em relação aodespacho gratuito de uma bagagem por passageiro — de 23 quilos nos voosnacionais e 30 quilos nos internacionais. Carlos Viana havia retirado essaprevisão em seu relatório, argumentando que apenas dois países no mundo adotama bagagem gratuita: Cuba e Coréia do Norte. 






LEIA TAMBÉM

Buscar

Alterar Local

Anuncie Aqui

Escolha abaixo onde deseja anunciar.

Efetue o Login