Luciano Coelho

Prefeitura vai acionar professores temporários para garantir as aulas no Município

A Prefeitura advertiu que como a Justiça decretou a ilegalidade da greve, os pontos de quem não comparecer à sala de aula podem ser cortados.

Reprodução
Prefeitura vai acionar professores temporários para garantir as aulas no Município

O secretário de Planejamento da Prefeitura de Teresina, João Henrique Sousa, informou que o Município vai acionar os professores temporários para fazer as escolas funcionarem e garantir as aulas aos alunos da rede municipal de ensino. Esse pessoal deve substituir os professores que estão em greve.

Segundo a Secretaria de Educação do Município, 80% das escolas estão funcionando e 20% estão paradas, muitas porque não tem o número suficiente de professores. Mas, para reduzir o prejuízo como o movimento de paralisação encabeçada pelo Sindserm, vão fazer as escolas funcionarem com pessoal contratado, os temporários.

Na avaliação do secretário João Henrique, a greve dos professores provoca um imenso prejuízo para a educação. “Não há uma reação maior, porque a classe média e alta não tem alunos na rede municipal. Mas o prejuízo é enorme”, frisou.

A Prefeitura advertiu que como a Justiça decretou a ilegalidade da greve, os pontos de quem não comparecer à sala de aula podem ser cortados. No entanto, boa parte dos grevistas estão à disposição do sindicato e, por isso, não poderiam ter esses descontos nos contracheques.

Fiscalização dos postos

Os postos com irregularidades em quinze municípios do Estado. Os fiscais verificaram casos como boba baixa, sem extintor, teor de álcool fora do normal, dentre outras irregularidades. De 47 postos 33 deles tinham irregularidades e 12 foram autuados pelo Procon-PI.

Vacinação

Teresina amplia vacinação contra Covid-19, gripe e sarampo. Nesta segunda (16), 7 pontos de drives thru e Unidades Básicas de Teresina estarão vacinando. A vacinação acontece das 9h às 17h no CEU Norte e os terminais do Parque Piauí, Zoobotânico, Itararé, Livramento, Buenos Aires e Bela Vista.

Teste das urnas

O Tribunal Superior Eleitoral (TSE) encerrou a 2ª fase do teste público de segurança do sistema eletrônico das eleições. O teste é um procedimento realizado desde 2009. Os pontos vulneráveis que foram encontrados na 1ª fase, realizada em novembro de 2021, foram corrigidos.  O TSE convidou investigadores de diversas instituições para executar 29 planos de ataque aos equipamentos da urna eletrônica.

Greve na saúde

O Sindicato dos Servidores Públicos Municipais (Sindserm) está organizando mais uma greve, desta vez com os servidores da saúde. Segundo um dos dirigentes do sindicato, Sinésio Soares, o pessoal da saúde faz hoje uma assembleia decretando greve por tempo indeterminado na saúde.

Cem dias de greve

Nesta terça-feira a greve dos professores tanto do estado, quanto do município, completam cem dias. O movimento começou no dia 7 de fevereiro e até agora não houve entendimento. Os professores alegam que o Governo e a Prefeitura sequer aproveitaram o período sem aulas para melhorar a estrutura das escolas, e adquirir equipamentos para as aulas on line.

Recurso do ICMS

Os Estados buscam solução para manter arrecadação de ICMS sobre diesel após decisão do ministro do STF, André Mendonça, que suspendeu a manobra dos estados para manter a arrecadação do ICMS sobre o diesel. Os secretários estaduais da Fazenda se encontraram em reunião do Comsefaz (Comitê Nacional de Secretários da Fazenda)  para tentar reverter a decisão do ministro.

VOZ DO PODER

O casamento do ex-presidente Lula com a socióloga Rosângela Silva, a Janja, acontece na nesta quarta-feira, 18, em São Paulo. A festa está marcada para as 19h e será para 200 convidados. O ex-governador Wellington Dias está na relação dos convidados para a festa que acontece no espaço Bisutti, em São Paulo.






LEIA TAMBÉM

Buscar

Alterar Local

Anuncie Aqui

Escolha abaixo onde deseja anunciar.

Efetue o Login