Magno Pires

XIII Exposoja, Distrito Santa Rosa, em UruçuiÍ, PIAUÍ

Uma feira exposição monstruosa do Agronegócio, montada no município de Uruçuí, com as presenças de centenas de empresas


XIII Exposoja, Distrito Santa Rosa, em UruçuiÍ, PIAUÍ

               Espetacular!Fantástica! e grandiosa!

              Estas três palavras simbolizam etraduzem tudo do que representa a XIII Exposoja. Evento gigantesco doagronegócio realizado no Distrito de Santa Rosa, município de Uruçuí, Sul doEstado do Piauí, que reúne empresários, agricultores, empreendedores,políticos, etc..

              Uma feira exposição monstruosa doAgronegócio, montada no município de Uruçuí, com as presenças de centenas deempresas, expondo e vendendo os seus enormes equipamentos e máquinas utilizadosno preparo da terra, na aragem, no plantio e na colheita de milhares detoneladas de grãos de soja, milho, milheto, feijão e algodão. Encontro quedeixa o visitante e aquele que visita o evento pela primeira vez surpreso,admirado e boquiaberto, pela sua grandiosidade; e o interesse dos empresáriosem vender e outros em adquirir aqueles instrumentos enormes de ferro, aço,borracha e vidro que fazem a diferença na vastidão das terras dos Cerrados, comáreas planas a perder de vista, todas cobertas e/ou plantadas com leguminosas.

              Além do interesse, desejo emanifestação de empresários vendedores de equipamentos para agricultores doagronegócio, vê-se milhares de pessoas afluindo ao local da feira, com as esposas,maridos, filhos e netos. E gente das mais diversas origens do país, querendoconhecer e outros visitar a feira, vendo-se no rosto e/ou na face de cada umatransbordante alegria em observar aquele centro de negócio empresarial, cravadonuma área enorme; onde, antes, só pastavam os animais selvagens – onças, pebas,guaribas, ratos, tatus, veados, raposas, emas e seriemas, cobras e caititus eaves de várias espécies, etc., todo um santuário tranquilo de animais quietos esem que presenciassem o homem e os seus objetos gigantescos de trabalho, aincomodá-los e desalojá-los retirando sua tranquilidade e do seu “habitat”natural; e sacrificando suas vidas de animais selvagens senhores e donatáriosúnicos e exclusivos daquele imenso e inconfundível bioma territorial, entãodesconhecido do homem. E improdutivo.

              A derruba das matas e das árvores;o sacrifício de milhares de animais selvagens; a aradagem da terra paratorna-la produtiva; os adubos químicos para melhorar a produtividade da terra;e os inseticidas para sacrificar as pragas daninhas e outros seres vivosselvagens; o calcário para retirar a acidez da terra e torna-la mais produtiva.E os aviões que sobrevoam os imensos campos plantados de soja para ajudar namatança indiscriminada de seres vivos.

              E o homem nativo, – o nossocaboclo; embora em pequena quantidade nos Cerrados, naquelas imensas paragensde terra sem fim, de visão infinita, sem horizonte, assistindo todo aquelemanejo superfacto e certamente insatisfeito, vê-se esvair sua tranquilidade,diante da modernidade tecnológica da agricultura dos campos que se transformamem produtores de milhares de toneladas de alimento, que servem de alimentaçãopara gente de outras paragens, muitos países, para onde a soja, o milho, ofeijão etc., são exportados.

              Sacrificaram-se milhares e milhõesde árvores; milhares de vida  de animaisselvagens; tudo!... é verdade; entretanto, milhares de pessoas pelo mundo aforatambém estão sendo alimentadas com os produtos produzidos nas terras dosCerrados do Distrito de Santa Rosa, no município de Uruçuí, Sul do Estado doPiauí, um Estado-membro forte e altaneiro na produção de alimentos. E aindadispõe de milhares de hectar para explorar, aguardando o homem destemido, comoaqueles que lá estão.

              Ademais, além dos váriosbenefícios visíveis, acima relatado, tem-se os milhares de reais que sãorecolhidos com os impostos, taxas e contribuições que são pagos pelas empresase empresários do agronegócio do Distrito de Santa Rosa, que geram outrosbenefícios sociais à satisfação do homem daqui e de alhures, de piauienses, debrasileiros e/ou estrangeiros. Apenas o BNB, instrumento do desenvolvimento, jáhavia celebrado contrato para compras de equipamentos de 200 milhões de reais.

              O Distrito de Santa Rosa, nomunicípio de Uruçuí, impressiona, como disse, pelo gigantesco da XIII Exposoja,das quase 13 mil pessoas que estavam presentes visitando, revisitando econhecendo Santa Rosa, comunidade enorme, especialmente composta de migrantesdo Rio Grande do Sul, Paraná, Santa Catarina, etc., que acreditaram nosCerrados do Piauí e lá moram, criam os seus filhos, trabalham muito, ganhammuito dinheiro honestamente e ficam ricos, cujo principal patrimônio é a terrada qual retiram o seu bem estar e de toda a sua família. E completamenteintegrados à sociedade piauiense, sem quaisquer preconceitos. E, aquele cantão,sem fim da terra, só foi desbravado graças ao pioneirismo e determinaçãodaqueles irmãos do Sul do Brasil.

MAGNOPIRES é Diretor-geral do Instituto de Águas e Esgotos do Piauí – IAE-PI,Ex-Secretário de Administração do Piauí e ex-presidente da Fundação CEPRO,advogado da União (aposentado), professor, jornalista e ex-advogado da Cia.Antáctica Paulista (hoje AMBEV) por 32 anos consecutivos.





LEIA TAMBÉM

Buscar

Alterar Local

Anuncie Aqui

Escolha abaixo onde deseja anunciar.

Efetue o Login