Katya D'Angelles

Partidos enfrentam dificuldades para formar chapas


União Brasil e Republicanos do Piauí dormiram no ponto de há apenas dois meses de iniciar a campanha de fato ainda não possuem uma lista de nomes fortes que possam compor chapa de deputado federal competitiva e estão disputando nomes entre si. O União Brasil, que é o partido no qual o pré-candidato da oposição, Silvio Mendes está filiado ainda se encontra em pior situação, pois um dos seus nomes, o vereador Luís André não será mais pré-candidato a deputado federal pelo partido.  

 
Privatização  

O projeto da privatização da Petrobras devem avançar com a posse do novo ministro de Minas e Energia, Adolfo Sachsida. Ele já confirmou que  o seu primeiro ato no cargo será de pedir estudos ao governo sobre como privatizar a Petrobras e a Pré-Sal Petróleo S.A. (PPSA) — estatal responsável por gerir os contratos da União no pré-sal.  

 

Aviso  

“Quem se meter a comprar a Petrobras vai ter de conversar conosco depois das eleições. Parem de tentar vender a Eletrobras. O Programa Luz Para Todos, que custou ao povo brasileiro R$ 20 bilhões, só pôde ser feito porque a empresa (Eletrobras) era pública. Não tem de privatizar os Correios, a Caixa Econômica e o BNDES”, afirmou Lula.  

 

Pesquisas  

Recente pesquisa do PoderData mostra um primeiro apertado na disputa para presidente do Brasil, mesmo com a estagnação do presidente Jair Bolsonaro (PL)  que parou de crescer. Lula lidera com 42%, seguido de Bolsonaro com 35%, Ciro com 5%, Doria com 4%, Janones com 3% e Tebet com 2%. Os demais pré-candidatos não atingiram um ponto. No segundo turno, Lula venceria Bolsonaro por 49% a 38%. (Poder360) 

 

Mais idade  

Foi aprovada pelo Senado a PEC, de iniciativa da Câmara dos Deputado que aumenta de 65 para 70 anos o limite de idade para que uma pessoa possa ser indicada a ocupar cargos do Supremo Tribunal Federal, STF; do Superior Tribunal de Justiça, STJ; dos Tribunais Regionais Federais, TRFs; do Tribunal Superior do Trabalho, TST; dos Tribunais Regionais do Trabalho, TRTs, e do Tribunal de Contas da União, TCU. A PEC é um reflexo da Emenda Constitucional 88 que tornou possível a aposentadoria compulsória de servidor público aos 75 anos, na forma de lei complementar.  

 

Empréstimos  

O deputado estadual Gustavo Neiva (Progressistas) voltou a falar sobre o empréstimo do Finisa durante discurso na Assembleia Legislativa. Segundo o deputado o juiz federal Agilberto Gomes Machado, da Seção Judiciária do Piauí, negou provimento ao pedido feito pelo ex-governador Wellington Dias (PT) e pelo ex-secretário de Fazenda Rafael Fonteles para a extinção da ação de improbidade administrativa movida pelo Ministério Público em relação aos empréstimos do Finisa I e II. 






LEIA TAMBÉM

Buscar

Alterar Local

Anuncie Aqui

Escolha abaixo onde deseja anunciar.

Efetue o Login