Katya D'Angelles

Dobram registros de pesquisas eleitorais no TRE Piauí


Dobram registros de pesquisas eleitorais no TRE Piauí

O número de pesquisas registradas junto a Justiça Eleitoralno Piauí, realizadas no início de 2022 dobrou em relação ao mesmo período de2018. Entre janeiro e abril de 2018 foram apenas sete pesquisas registradas,este ano já são 14 pesquisas. O acompanhamento reflete muito o novo cenário dedisputa pelo Palácio de Karnak, onde o ex-governador Wellington Dias (PT)enfrenta uma disputa acirradíssima. Pela primeira vez nos últimos 16 anos ogrupo político liderado por W. Dias tem de fato uma oposição fortalecida.  

Super valorizado
O presidente da Câmara de Teresina, Jeová Alencar(Republicanos) é o político piauiense como passe mais valorizados dos últimos anos.Jeová que já foi aliado de várias lideranças agora conduz a formação de umgrupo político que tem na máquina administrativa da capital sua principal base.As últimas mudanças que o prefeito Dr. Pessoa tem feito na sua gestão não temoutra função senão acomodar o grupo de base do vereador que é pré-candidato adeputado estadual.

Chumbo trocado
Manter o eleitorado teresinense é importante para a campanha do ex-prefeito Sílvio Mendes (União Brasil)e colar a imagem de Dr. Pessoa e a gestão de Teresina ao MDB e ao presidente daAssembleia, Themístocles Filho, candidato a vice na chapa de Rafael Fonteles, deveser uma das estratégias. Como forma de combater o vínculo de Silvio Mendes coma imagem do presidente Jair Bolsonaro que tem grande rejeição no Piauí. O maiorproblema da estratégia deverá ser o próprio prefeito que tem feito questão dedefenestrar da gestão municipal os nomes do seu antigo partido, o MDB.

Lei de prioridades
O deputado estadual Franzé Silva (PT) está articulando aregulamentação da Lei Nº 7.628/2021, de sua autoria, que determina atendimentoprioritário a pessoas com fibromialgia em estabelecimentos públicos e privadosem todo o Estado do Piauí. A regulamentação é necessária para dar eficácia àLei. O problema atinge principalmente as mulheres.  Mais de 150 milhões de pessoas sofrem defibromialgia no mundo. No Brasil, segundo o estudo ‘A prevalência dafibromialgia no Brasil’, estima-se que existam quatro milhões de pacientes.Destes, entre 75% e 90% dos afetados são mulheres.

Vacina liberada
A Secretaria de Estado da Saúde do Piauí (Sesapi) anunciou aliberação da quarta dose da vacina contra a Covid-19 para toda a populaçãoacima de 18 anos. Para se vacinar, é preciso ter tomado a terceira dose háquatro meses ou mais. As doses serão aplicadas pelos municípios, de acordo coma quantidade de imunizantes.

Internacional
O ex-presidente Lula foi destaque como capa da revista Timee o fato movimentou a internet, principalmente dos apoiadores do presidenteJair Bolsonaro (PL). Mas a irritação e as críticas ao destaque positivo que aimprensa internacional dá o petista tem por motivo muito mais esconder oisolamento que é relegado o presidente. Lula foi destaque na mesma semana emque pela terceira edição consecutiva, o Brasil ficará de fora da reunião dacúpula do G7. A Alemanha, país que preside o grupo neste ano e sede doencontro, não incluiu o Brasil na lista de convidados.


Posse
O juiz Francisco das Chagas Ferreira tomou posse como titular da 1ª Vara dos Feitos da Fazenda Pública da Comarca de Teresina. Ele passa a ocupar o cargo anteriormente ocupado pelo juiz Aderson Nogueira, promovido a desembargador do Tribunal de Justiça do Estado do Piauí pelo critério de antiguidade. 

Lançamento
As declarações de Lula à Times e outras que já haviam sidodadas não repercutiram bem nem mesmo no núcleo petista. A ideia é que depois dolançamento da pré-candidatura do ex-presidente, que será realizado neste sábado(7) haja mudanças na Comunicação. O evento contará com a presença de vários nomesdo Piauí, entre eles W. Dias que deve ser um dos coordenadores da campanhapresidencial.

Cadê os Yanomami?
O Plenário da Câmara dos Deputados aprovou requerimento paracriação de uma comissão externa de deputados para averiguar a situação decrianças, adolescentes e mulheres da comunidade Aracaçá, na Terra IndígenaYanomami, em Roraima, que teriam sido vítimas de violência praticada porgarimpeiros que exploram ilegalmente a região.

Ministério dos Esportes
O deputado Afonso Hamm (PP-RS), relator do projeto de leique cria o Plano Nacional do Desporto (PND – PL 409/22), defendeu nestaquinta-feira (5) a recriação do Ministério do Esporte. A pasta foi incorporadaao Ministério da Cidadania no governo de Jair Bolsonaro, mas Hamm consideraimportante o Brasil ter um órgão específico, principalmente agora que sediscute a implementação de um plano para o setor.

Promulgada
Congresso Nacional promulgou hoje (5) a EmendaConstitucional 120, que trata da política remuneratória e da valorização dosprofissionais que exercem atividades de agente comunitário de saúde e de agentede combate às endemias. A emenda decorre da Proposta de Emenda à Constituição(PEC) 9/2022, que foi aprovada no Senado na ontem. Cerca de 400 mil agentescomunitários de saúde estão em atividade hoje no Brasil.

Bagagem
A MP do Voo Simples, que muda regras da aviação civil e estáem debate no Senado, traz alterações sobre a cobrança de bagagens. está agarantia ao passageiro de despachar gratuitamente uma bagagem de até 23 quilosem voos nacionais e até 30 quilos em voos internacionais. Atualmente ascompanhias estão autorizadas a cobrar pelo despacho. A mudança foi debatida nas Comissõesde Infraestrutura (CI) e de Assuntos Econômicos (CAE) nesta quinta-feira (5) enão agradou nem um pouco o setor.






LEIA TAMBÉM

Buscar

Alterar Local

Anuncie Aqui

Escolha abaixo onde deseja anunciar.

Efetue o Login