Pedro Silva

Teresina ganha sua primeira história em quadrinho em escala urbana

Coluna Sempre Mais: Análises, opiniões e dicas de comportamento, cultura, lifestyle, moda, música e muito mais

Divulgação
Teresina ganha sua primeira história em quadrinho em escala urbana

A obra Por que não? do artista Cardoso Not inova no cenário de arte urbana piauiense ao utilizar uma história em quadrinho (HQ) em escala urbana. A HQ urbana foi finalizada no final de abril e está localizada na rua Arlindo Nogueira, na sede do Conselho Regional de Engenharia e Agronomia (CREA-PI), no Centro da cidade. A obra faz parte das intervenções do Circuito Urbano de Intervenções Artísticas (CUIA) e também inovará ao utilizar pela primeira vez a tecnologia de realidade aumentada em um painel de arte urbana. O filtro de realidade aumentada, que permitirá aos usuários interagir com obra através do celular, está produzido pelo artista 3d Ivan Magalhães dos Santos e será disponibilizado ao público no final de maio.


A intervenção artística, que é lida da direita para a esquerda, conta a história de um menino da periferia que consegue vencer todas as dificuldades através da educação. Além disso, aborda o contexto social ao qual o personagem está inserido e a sua percepção de mundo quanto uma criança periférica que posteriormente se encontra com um novo universo de oportunidades proporcionados pela literatura HQ. Com o acesso a essa leitura, é despertado no protagonista o seu desejo de fazer parte deste universo, onde já iniciam os moldes dos seus traços e da sua personalidade.


Mesmo inserido em mundo cheio de descobertas proporcionadas pelo acesso e o poder da leitura, nosso personagem também se depara com grandes desafios, pré-conceitos, oportunidades negadas e muitas outras dificuldades no meio do caminho que mais tarde viriam a ser superadas devido à sua luta diária em busca de alcançar seus objetivos.

Delta das Emoções

Mais um passo em prol do turismo ecológico, sustentável e   off-road no Piauí. Na semana passada foi firmada a homologação da trilha Delta das Emoções, em Ilha Grande. A ação foi promovida com órgãos ambientais,  Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio) e Instituto Tartarugas do Delta, e representantes do Sebrae (Serviço de Apoio às Micro e Pequenas Empresas do Piauí), VM Experience, entre outros. A previsão é que ainda nesse semestre, a nova atração piauiense seja aberta aos turistas do país e do exterior.

Associação Arte de Viver receberá Movimento VEM

A Associação Cultural e Recreativa Arte de Viver promoverá uma palestra com o tema “Cidadania para todos”, que será ministrada pela advogada e coordenadora do Movimento VEM (Vamos Eleger a Mulher), Naiara Moraes. O encontro acontecerá no dia 20 de maio, às 16h, na sede da Associação, localizada na rua Laguna, nº 1445, no bairro Morro da Esperança, zona norte da capital. O intuito da atividade é promover um momento de interação para pessoas que vivem em situação de vulnerabilidade social.


O projeto existe há quatro anos e desenvolve atividades com crianças, adolescentes e idosos em situação de vulnerabilidade social. Atualmente, existem 7 pessoas voluntários e 10 membros entre diretores, secretário, tesoureiro e conselho fiscal.






LEIA TAMBÉM

Buscar

Alterar Local

Anuncie Aqui

Escolha abaixo onde deseja anunciar.

Efetue o Login