• Teresina, 29/06/2022
  • Tempo Hoje: 23° | 23°

Jovens têm até a próxima quarta (04) para tirar o título eleitoral

Votar é um ato de cidadania


Jovens têm até a próxima quarta (04) para tirar o título eleitoral

A próxima semana é decisiva para quem deseja emitir o título eleitoral para votar pela primeira vez nas eleições 2022. É que na próxima quarta-feira (4 de maio) encerra esse prazo.

E tem jovens orientando outros jovens a não perderem o prazo. Essa semana foi destaque na imprensa local e no site do Tribunal Superior Eleitoral (TSE) o ato voluntário de uma estudante de Teresina, Dayane Coelho, 16 anos, que dá exemplo de solidariedade e cidadania ajudando jovens do bairro onde mora, no Parque Poti (zona sudeste) a tirar o título do eleitor no portal do TSE.

Segundo a matéria, tudo começou quando ela foi tirar o próprio título no Portal do TSE. “Eu sabia que era ano de eleição, então eu fui atrás. Inicialmente, tive umas dificuldades para entender como fazer o requerimento. Mas, depois, vi que não era nada demais e que era rápido, demorava uma média de dez minutos. Percebi então que alguns jovens daqui não tinham acesso à internet ou tinham dificuldades no processo. Foi aí que senti que eu poderia ajudar essas pessoas”, disse a jovem ao ser entrevistada.

O que ela nunca imaginou foi que essa simples atitude, de ajudar esses jovens na emissão do título eleitoral, lá no comércio do pai, ganharia tanta repercussão a ponto de virar até meme na internet.  Além dos jovens do bairro, ela também ajudou jovens pela internet e até em outros bairros, como o Horto Florestal. Ela já contabiliza mais de 100 títulos eleitorais, que vão fazer diferença nessas eleições porque é muito importante que esses jovens ajudem a participar da democracia, contribuindo para escolha dos nossos representantes.   

No Brasil, o voto não é obrigatório para menores de 18 anos, sendo facultativo para jovens de 16 (que completa essa idade até a data da eleição-2 de outubro) e 17 anos. Mas votar é um ato de cidadania, portanto, é importante que esses jovens comecem a exercer essa cidadania desde cedo. Por isso, não deixem de tirar o título de eleitor.

 

Outras pendências que devem ser regularizadas 

Além de ser o último prazo para tirar o título eleitoral, quem quer votar nas Eleições Gerais de 2022 também deve ficar atento para regularizar pendências, como atualização cadastral ou pagamento de multas, esse prazo também encerra no dia 4 de maio. O processo pode ser feito on-line pelo Portal do TSE, no menu “Autoatendimento do Eleitor”, que reúne as funcionalidades da plataforma Título Net.

 


Imunização de professores e novos grupos contra a gripe

A Fundação Municipal de Saúde (FMS) informa que a partir da próxima quarta-feira (04), a campanha de vacinação contra a influenza (gripe) inclui outros grupos além dos idosos e trabalhadores da saúde. Os professores e as pessoas com comorbidades serão imunizados em postos drive thru, e as crianças e demais públicos-alvo serão recebidos nas UBS, de acordo com calendário divulgado pela Fundação Municipal de Saúde (FMS).

 

Nessa etapa, não serão vacinados todos os trabalhadores em educação

Os professores que trabalhem em Teresina serão vacinados na ADUFPI e UESPI Pirajá . “Importante frisar que, diferente da campanha da covid que contemplava trabalhadores da educação em geral, a vacinação contra a gripe contempla apenas professores”, ressalta a coordenadora de vacinação em Teresina, Emanuelle Dias. Já as pessoas com comorbidades devem procurar o Terminal Bela Vista, Terminal Livramento e o Terminal Buenos Aires, sendo que aquelas com 50 anos e mais nos dias 4 e 5 de maio e as com 40 anos e mais nos dias 6 e 7 de maio.

 

Alerta vermelho para surto de Sarampo

Por conta da baixa cobertura vacinal, acentuada sobretudo no período da pandemia, há uma ameaça de surto de sarampo no Piauí em outros estados do país. A própria secretaria estadual de Saúde já tinha feito a alerta na semana passada, ao monitorar dois possíveis casos, de uma criança de dois anos e de um adulto, no município de São Miguel do Tapuio. Vale ressaltar que neste sábado (30) acontece o Dia D de Vacinação contra Gripe (Influenza) e Sarampo em Teresina, foram abertas 30 salas de vacinas para imunizar crianças de seis meses a menores de cinco anos, no horário de 8 às 17h.

 

A meta é vacinar no mínimo 95% das crianças na capital

A campanha de vacinação ficará ativa durante todo o mês de maio. Vale lembrar que as crianças do público alvo da campanha devem receber uma dose de reforço da vacina do sarampo, independente se já tem duas doses. Essa campanha é parte do plano de contenção do surto de sarampo que acontece em alguns estados do país, e tem por objetivo evitar que esta doença retorne. A meta é vacinar, no mínimo, 95% das crianças de forma indiscriminada, independentemente da situação vacinal.

 

Ingressos falsificados para Altos x Flamengo

A polícia prendeu uma dupla vendendo ingressos falsificados do jogo Altos x Flamengo, que acontece nesse domingo, no Estádio Albertão. Wesslley Oliveira Cardoso e Guilherme da Silva Araújo foram presos neste sábado pelo crime de falsificação de documento particular em uma lan house no bairro Promorar. No local foram apreendidos equipamentos usados na falsificação e mais de 200 ingressos falsificados. Portanto, além da compra de ingressos superfaturados, quem não dormiu ou enfrentou longas filas nos postos de venda convencionais ainda corre o risco de não poder assistir aquela partida de futebol tão esperada, válida pela Copa do Brasil.  

 

HUT apresenta plano de contingência na saúde para jogo

O Hospital de Urgência de Teresina (HUT), vinculado a Fundação Municipal de Saúde (FMS), está preparado para a partida de futebol Altos x Flamengo/RJ que acontece neste domingo (01). De acordo com o Plano de Ação, o HUT será destinado ao atendimento de urgência e emergência, se houver necessidade. O plano de ação inicia a partir das 7h de domingo (01) e encerra às 7h de segunda (02) e inclui reforço de profissionais nas equipes assistenciais da urgência adulta e pediátrica, disponibilização de mais equipamentos e outras medidas para garantir rapidez e eficiência no socorro. Além das medidas internas, o HUT manterá um canal direto com o corpo de bombeiros e o Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU) para encaminhamento de vítimas no caso de alguma contingência. “O Hospital de Urgência de Teresina está preparado para que todos os que tiverem necessidade sejam atendidos com rápida atuação em casos de acidentes”, assegura Fábio Marcos de Sousa, diretor-geral do HUT.

 

 





LEIA TAMBÉM

Anuncie Aqui

Escolha abaixo onde deseja anunciar.

Guia Comercial

Veja nossos Planos

Classificados

Anuncie Grátis

Publicidades

Fale Conosco