Sua Saúde

Estudo mostra que bons hábitos alimentares podem reduzir risco de Alzheimer

Nutricionista Maely Vidal comenta e dá dicas sobre alimentação saudável

A Nutricionista Maely Vidal
Estudo mostra que bons hábitos alimentares podem reduzir risco de Alzheimer

Estudo recém-divulgado pela Universidade de Boston aumentou a preocupação dos profissionais de saúde com o colesterol e açúcar no sangue. Segundo a pesquisa, as altas taxas de colesterol e açúcar no sangue até os 30 anos aumentam o risco de Alzheimer. Pela primeira vez se constatou que as associações entre os níveis de colesterol, glicose e o risco futuro de doença de Alzheimer se estendem muito mais cedo na vida do que se pensava anteriormente.

A nutricionista Maely Vidal, ressalta que o controle de taxas e do consumo de açúcar são necessários não só pelo risco do Alzheimer, mas também por uma série de outros fatores e problemas de saúde. No entanto, a especialista explica que quanto mais cedo adquirimos a consciência do equilíbrio e da alimentação saudável, mais saúde teremos na vida adulta.  “O açúcar está presente em diversos tipos de alimentos, até mesmo nos mais saudáveis. A diferença é como ele está presente”, afirma.

O estudo mostrou que pessoas com idades entre 35 e 50 anos, que tinham altos níveis de triglicerídeos, um tipo de colesterol encontrado no sangue, e níveis mais baixos do “colesterol bom”, chamado lipoproteína de alta densidade, eram mais propensos a serem diagnosticados com doença de Alzheimer mais tarde na vida.  

Segundo a nutricionista, a maioria das pessoas tem dificuldades em diminuir o consumo de açúcar refinado presente também em alimentos ultraprocessados, os mais nocivos à saúde,  devido à facilidade de aquisição. Ela cita outras doenças com causas multifatoriais que encontram sua predisposição a partir do consumo exagerado, como é o caso da obesidade. Além disso, ela lembra que tentar retirar por total o consumo não funciona, por isso a reeducação alimentar deve ser gradativa.  “O mais recomendado não é a eliminação total desse consumo, mas sim um consumo equilibrado. Tendo um olhar para alimentação como prevenção destas doenças”, explica a nutricionista.


Hábitos que ajudam a minimizar o consumo de açúcar


1.      Acrescentar gradativamente as frutas, verduras e legumes na alimentação


2.      Prestar mais atenção ao rótulo dos alimentos


3.      Tentar cozinhar um alimento que goste ocasionalmente


4.      Manter exames periódicos





LEIA TAMBÉM

Buscar

Alterar Local

Anuncie Aqui

Escolha abaixo onde deseja anunciar.

Efetue o Login