• Teresina, 27/06/2022
  • Tempo Hoje: 27° | 27°

As oposições com Sílvio Mendes e a vitória de Rafael

O governismo com Rafael, sairá vitorioso desse evento eleitoral de outubro de 2022

@Divulgação
As oposições com Sílvio Mendes e a vitória de Rafael

As oposições acabam de perder a forte liderança do ex-governador Wilson Martins, que deixou o PSB e filiou-se ao PT. Contavam com o ex-prefeito de Teresina, Firmino Filho, que faleceu tragicamente. E o atual prefeito de Teresina, dr. Pessoa, está com Bolsonaro, mal ainda não assegurou apoio ao médico e candidato  a Governador Sílvio Mendes. Washington Bonfim, ex-tucano, desiste de ser candidato a Governador, entretanto, ainda não formalizou quem irá apoiar à Chapa Majoritária.

Resta, portanto, às oposições, o Ministro-Chefe da Casa Civil da Presidência da República, Ciro Nogueira, que apoia irrestritamente Sílvio Mendes, que é detentor de um enorme, invulgar e incomensurável contingente eleitoral que abarca inúmeras lideranças municipais, vereadores, prefeitos, deputados estaduais e federais e um Senador da República, Elmano Ferrer. Entretanto, Ciro não é o candidato das oposições ao petista Rafael Fonteles. Não quis sê-lo, embora ainda haja lutado para sair pré-candidato, no entanto preferiu, abertamente, permanecer na Casa Civil da Presidência da República, apoiar decididamente a reeleição de presidente Bolsonaro a arriscar a governança da Chefia do Poder Executivo do Piauí, como candidato a Governador, com enormes vantagens de eleger-se. Aliás, todos, esperavam o desembarque do Ministro Ciro como fortíssimo candidato a Governador. Frustração de seu eleitorado!

Acima, porém, o cenário das oposições no Estado, que terão, com o seu candidato Sílvio Mendes, os mesmos destinos dos candidatos majoritários aos eventos eleitorais pretéritos, porquanto os governistas, com Rafael, serão os vitoriosos em outubro.

Justamente porque também as oposições embora sobre a forte liderança de Ciro Nogueira, continuam desorganizadas e sem segurança eleitoral. Inclusive com a infantilidade de colocar o prefeito de Floriano, Joel Rodrigues, para disputar a eleição majoritária de Senador  “peitando” o maior líder político da história do Piauí, ex-Governador Wellington Dias, quatro vezes Chefe do Poder Executivo do Piauí e sempre eleito no primeiro turno, além de líder inconteste do governismo.

A desincompatibilização de Joel Rodrigues, do cargo de Prefeito de Floriano, ficará na história da política piauiense como o maior erro cometido por um político no Estado. Joel daria muito mais sustentabilidade política às oposições permanecendo como prefeito do que sair para uma aventura como candidato a Senador da República.

Não há evento eleitoral fácil. Todos são difíceis e demandam grandioso esforço das partes oposição e situação; Ou oposicionismo e governismo. Os governistas sabem do desempenho que haverão de ter para ganhar a vitória com Rafael.

Entretanto, ressalto e reafirmo, categoricamente, que o governismo com Rafael, sairá vitorioso desse evento eleitoral de outubro de 2022.

Justamente por que: a sua base de apoio e embasamento eleitoral é muito maior e mais consolidada, com história de 16 anos no poder, que tem muitíssimo o que mostrar, embora as tolices dos oposicionistas, falando que Wellington não construiu absolutamente nada no Estado. Tolice e cai por terra essa história de trancoso e fantasiosa de falsa oposição. Carochinha perfeita.

Transcerrado, por exemplo, está sendo construído ao longo dos seus 300 Km, ligando Sebastião Leal à Br 135 em Bom Jesus, com um investimento de 275 milhões de reais, através de uma PPP; o Centro de Convenções foi concluído e inaugurado; As cem propostas de fazendas de energias solar e eólicas, implantadas e em execução no Estado, com muitas delas gerando energia. O Piauí é o quarto produtor de energia alternativa do Brasil; Todos os 224 municípios do Estado têm polos da UESPI, com graduação superior; Todas as 224 sedes municipais estão interligadas às BRs por estradas asfaltadas; O ProPiauí, embora as críticas dos adversários, construiu 1.500 obras em todo o Piauí; O prédio histórico da sede do DER, em plena avenida Frei Serafim, acaba de ser reformado e preservado demonstrando a sensibilidade do Governo com a preservação dos bens históricos – imobiliários; além da Transcerrado, os Cerrados têm recebido várias obras de infraestrutura física e social, melhorando intensamente as condições de vida dos habitantes da grandiosa área, vem construindo as estradas que dão acesso às fazendas para transportar as safras.

Essas obras mostram e demonstram o forte empenho dos governadores Wilson Martins e Wellington Dias em favor do Estado. E a filiação do ex-Governador Wilson Martins ao PT, atendendo solicitação de Wellington, representará a solidariedade dos dois líderes em prol do Estado. E, agora, juntos, no mesmo partido fortalecem essa parceria em prol do Piauí.

Ademais, Rafael será também eleito porque contará com o apoio político e a liderança da professora Regina Souza, comandando o evento eleitoral de outubro de 2022. Regina, portanto, é bom que se diga, não tem apenas o compromisso partidário com Rafael, nela se destacam a proeminência e o antagonismo de uma cidadania formada, formulada e compromissada, além de consolidada, nos meios sociais, rurais, com os povos mais carentes e humildes e sabe mais que muitos das necessidades estruturais que o homem do interior, das vilas e comunidades, das associações, dos assentamentos passam com as necessidades, inclusive com água potável, notadamente... A têmpera e o timbre da Governadora Regina Souza estarão presentes na sua gestão pública na governança estadual e fará a diferença.

             

MAGNO PIRES é Diretor-geral do Instituto de Águas e Esgotos do Piauí – IAE-PI, Ex-Secretário de Administração do Piauí e ex-presidente da Fundação CEPRO, advogado da União (aposentado), professor, jornalista e ex-advogado da Cia. Antáctica Paulista (hoje AMBEV) por 32 anos consecutivos.





LEIA TAMBÉM

Anuncie Aqui

Escolha abaixo onde deseja anunciar.

Guia Comercial

Veja nossos Planos

Classificados

Anuncie Grátis

Publicidades

Fale Conosco