Mural Diário

Pacientes em tratamento da hanseníase participam de exposição no Teresina Shopping

A exposição “Mãos que Transformam” acontecerá de 27 a 31 de janeiro no segundo andar do shopping


Pacientes em tratamento da hanseníase participam de exposição no Teresina Shopping

Profissionais de saúde do Centro Maria Imaculada (CMI), serviço de atenção e saúde vinculado à Ação Social Arquidiocesana (ASA), vão promover, do dia 27 a 31 de janeiro, uma exposição de quadros pintados por pacientes que estão em tratamento da hanseníase. As telas serão expostas para visitação na Galeria de Arte do Teresina Shopping, marcando o encerramento das atividades da campanha “Janeiro Roxo”, que durante o mês intensificou as ações de combate e prevenção da hanseníase no Piauí. 


O projeto artístico “Mãos que Transformam” trabalha, além do acolhimento, o desenvolvimento das funções motoras e psíquicas dos pacientes. "Tivemos essa ideia de fazer uma oficina de arte com pinturas de telas para os pacientes se expressarem, pois a maioria deles se isola durante o tratamento, devido a algumas limitações e incapacidades físicas. E por meio da arte conseguimos essa comunicação”, explicou Sara Moura, coordenadora do CMI. 


Os quadros foram pintados por pacientes que ainda estão em tratamento ou no pós-tratamento no CMI. Para viabilizar os kits de pintura e materiais que puderam ser utilizados na confecção, os pacientes contaram com o apoio de comunidades locais que fizeram doações. Para iniciar as oficinas de arte, os pacientes tiveram o acompanhamento do professor de Saúde Coletiva da UFPI, Fábio Solon, que já pinta quadros há 20 anos.


“Compartilhei minha experiência com a produção de quadros de pintura e deixei o grupo livre para se aventurar na arte. A produção foi livre e não havia preocupação com o belo ou com a estética. Nosso interesse era a representação daquilo que era mais relevante para cada um deles”, explicou o professor. 


A exposição conta com o apoio da Ação Social Arquidiocesana (ASA), Secretaria Estadual de Saúde, Fundação Municipal de Saúde, Morhan Piauí, CIATEN (Centro de Inteligência em Agravos Tropicais, Emergentes e Negligenciados, GPES-DNT (Grupo de Pesquisa em Doenças Tropicais Negligenciadas) e Teresina Shopping.





LEIA TAMBÉM

Buscar

Alterar Local

Anuncie Aqui

Escolha abaixo onde deseja anunciar.

Efetue o Login