Pais não devem prejudicar o direito dos filhos de se vacinarem contra a covid-19

É preciso parar de divulgar Fake News sobre crianças que tiveram efeitos colaterais ou morreram depois que tomaram a vacina contra o coronavírus. Isso causa medo, prejudica a campanha de vacinação e ainda expõe nossas crianças aos graves riscos da doença

Foto(Ascom/FMS)
Pais não devem prejudicar o direito dos filhos de se vacinarem contra a covid-19

Mesmo já tendo iniciado ocalendário de vacinação para crianças de 05 a 11 anos contra covid-19, ainda tenhoacompanhado, tanto nas redes sociais quando no cotidiano mesmo, matérias e relatosde amigos e familiares sobre a indecisão de vacinar ou não os filhos, por medodos efeitos colaterais. Inclusive nos últimos dias também tem aumentado adivulgação de matérias negativas sobre crianças afetadas por algum efeitocolateral ou até mesmo morreram depois de terem tomado a vacina contra a covid-19,assim como já ocorreu, principalmente, no início da vacinação de adultos.  

Aí eu me pergunto, se atéum simples remédio que a gente toma para dor pode ter uma contraindicação ouefeito colateral, mas mesmo assim a gente toma porque quer e precisa sentir umalívio nessa dor, então que sentido faz justificar não tomar a vacina com medode possíveis efeitos colaterais? Pior do que isso é incentivar outras pessoas anão tomarem a vacina contra a covid-19 alegando o mesmo argumento.  

E se tamanhairresponsabilidade é só por puro negacionismo mesmo, por defender uma ideologiaou político que é contrário à vacina, a pergunta que não quer calar é: se essapessoa ou alguém da sua família ficar com a saúde muito comprometida ou atémesmo morrer devido às sequelas da covid-19, será que algum político vai baterna sua porta para ajudar a pagar a conta do hospital ou pelo menos oferecer um confortoespiritual quando necessário? Duvido muito.

Será que a cegueirapolítica ou ideológica é tão grande que não conseguem se sensibilizar ao menoscom os dados científicos, que demonstram que as pessoas que estão sendo maisafetadas hoje com internações ou complicações mais graves da covid-19 sãoexatamente aquelas que nunca se vacinaram ou deixaram de completar todo o ciclode vacinação necessário para imunização. Será que estão tão “doentes” a pontode não querer ver e compreender algo tão óbvio: que o número de internações e mortesdiminuiu, consideravelmente, após a vacinação, mesmo com a chegada de novas variantescomo a Ômicron, que é muito mais transmissível?  

Vale ainda alerta que,além desse negacionismo infundado e insano, que prejudica toda populaçãobrasileira, o fato dessa variante infectar vacinados e causar reinfecção indicaque coronavírus continuará encontrando maneiras de romper nossas defesas, eassim podemos não atingir a “imunidade de rebanho”. E quanto menos pessoasimunizadas pior.

Lamentavelmente, o quemais se tem registrado nesses dois últimos meses, sobretudo pós festas do finalde ano, são casos de pessoas não vacinadas ou que não completaram todo o ciclode imunização internadas em estado grave por conta das complicações causadaspela covid-19. É o caso da própria atriz Elisângela, 67 anos, que foi internadaontem (20), em estado grave, em um hospital da Baixa Fluminense, com sequelas respiratóriasda covid-19. Segundo confirmação da própria assessoria da atriz, ela é radicalmentecontra a vacinação, como deixa claro nas suas próprias redes sociais, por isso nãotomou nenhuma dose do imunizante contra a doença. Será que vale a pena passarpor isso?

Como se não bastasse, todahora a gente vê os negacionistas divulgando nas redes sociais que pessoasmorreram ou ficaram com sequelas logo depois que tomaram a vacina contra acovid-19, como se não existisse mais outra causa agora, apenas “efeito colateral”dos imunizantes contra covid. A mais recente foi a matéria de uma cidade dointerior de SP, Lençóis Paulista, que suspendeu a vacinação infantil após uma criançade 10 anos sofrer uma parada cardíaca 12h depois de receber a versão pediátricado imunizante da Pfizer contra o coronavírus. Mas o resultado da investigação oficialfeita pelo Centro de Vigilância Epidemiológico (CVE) apontou que a criança temuma condição congênita que leva o coração a ter crises de taquicardia,características da síndrome de Wolff-Parkinson-White (WPW). Segundo a nota oficial,algumas destas crises podem ter frequência muito alta, levando até a síncope oumesmo morte súbita, uma vez que a WPW é mais comum causa de morte súbita porarritmia ventricular. E quantos pais não deixaram de vacinar seus filhos porconta de uma notícia dessa?


Inclusive, osparlamentares federais que apoiam o presidente da República, vergonhosamente, fizeramquestão de postar essa notícia em suas redes sociais, mesmo sem nenhuma comprovaçãocientífica ou ao menos esperarem pelo resultado da investigação, apenas parajustificar suas ideologias políticas e aumentar a corrente dos negacionistas.

Enquanto há essa “corrente”que está mais preocupada em divulgar notícias falsas ou distorcidas, visando finspolíticos, e esquece que o principal deveria ser cuidar da saúde dosbrasileiros, só sabe quem passa pelo temor de quase perder um filho menor sabetamanha é a importância da vacina contra a covid-19. Como aconteceu com a famíliaOliveira no Rio de Janeiro, em dezembro do ano passado. “Só quem passa na pelasabe o que é. O certo é vacinar todo mundo", diz Delmar Oliveira, pai deMatheus, menino de 8 anos, que venceu a Covid após 87 dias na UTI, que aindahoje trata as sequelas da doença.

Mesmo não passando por isso,tenho um filho de 10 anos, e não tenho a menor dúvida, vou vaciná-lo porqueconfio na ciência, valorizo todo o trabalho dos pesquisadores/cientistas, médicose demais profissionais de saúde, que estão exaustos há mais de 2 anos lutando parasalvar vidas, além de me preocupar com as pessoas ao meu redor e do meu filho. Ejamais iria me perdoar se ele corresse risco de vida porque eu não tive coragemde vaciná-lo, prefiro pecar pelo excesso de zelo do que correr risco do meufilho ter complicações ou sequelas da doença.     

Eu também não esqueço do depoimentomarcante da médica intensivista e cardiologista de São Paulo, Ludhmilla Hajjar,agora em janeiro desse ano, que alertou sobre as UTIs lotadas de pacientes nãovacinados contra a covid-19. “Tenho visto pacientes internados arrependidos denão terem sido vacinados. Eles chegam com a forma grave da doença, se arrependem,porém, já é tarde”, disse a médica. Ela constatou que enquanto pessoasimunizadas contra a covid-19 têm forma leves da doença, os não-vacinados, poroutro lado, podem sentir o impacto de forma mais intensa. “A variável maisexpressiva em relação ao perfil da doença, tem sido, definitivamente, o nãovacinado”, confirma a médica, que inclusive foi cotada para substituir o ex-ministroEduardo Pazuello na Saúde.  


Estudos de pesquisadoresda própria Fiocruz publicados na plataforma Medrxiv também apontam que asquatro vacinas aplicadas no Brasil conferem uma proteção adicional significativacontra a infecção sintomática e as formas graves da Covid-19 em indivíduos quejá haviam contraído o vírus da Covid previamente.  Inclusive esse estudo revela que no caso dasvacinas com esquema de duas doses, a média de proteção contra hospitalização oumorte excede 80% 14 dias após o esquema vacinal completo, em comparação compessoas previamente infectadas, mas não vacinadas.

É por todas essas e outrasargumentação científicas, sem levar em conta nenhum viés ideológico ou político,que gostaria de fazer um apelo, mesmo que para muitos seja difícil seguir: deixemde divulgar notícias falsas (Fake News) ou matérias que realmente não tenham comprovaçãode que uma criança, ou qualquer outra pessoa, morreu por ter tomado a vacina contrao coronavírus. Não tente gerar dúvida sobre a eficácia das vacinas, espalhar medosobre os não comprovados efeitos colaterais ou incentivar outras pessoas a nãose vacinarem contra a covid-19, até mesmo para depois não se sentirem culpados.

É preciso sempre ter esperançae confiar mais na ciência do que nos políticos, só assim podemos ter diasmelhores. Se a sua opção é não tomar a vacina, pode ser até um direito, mas guardepara você essa decisão, deixe de incentivar outras pessoas a deixaram de cuidarda própria saúde e correrem riscos. Acreditem na efetividade das vacinas contracovid-19, que já têm eficácia comprovada aqui e em outros países que iniciaram bemantes a vacinação, defendam os benefícios do esquema vacinal completo, confiemna ciência quando esta diz que é importante tomar todas as doses, inclusive ade reforço, e continuem adotando todas as medidas sanitárias. É precisodefender vacinas sempre porque já salvaram e continuam salvando muitas vidas.  

 

E como fica quando exigirempassaporte para os filhos?

Por conta disso dessetipo de notícia que já ouvi de várias amigas e familiares, que são mães como eu,ressaltando que não irão vacinar os filhos por receio dos efeitos da vacina. Inclusivealguns desses filhos, até já passaram da época de vacinar e ainda não tomaramsequer a primeira dose. A primeira pergunta que faço é se é justo impedir odireito do seu filho de ser vacinado.

E se a escola ou auniversidade onde seu filho estuda, ou os locais onde ele costuma frequentarexigem o passaporte da vacina, o que você vai fazer, arrumar um falso? Ou vai contribuirpara impedir seu filho de estudar ou frequentar locais que exigem essedocumento? Já não basta terem passado mais de dois anos prejudicados, sem o rendimentoescolar necessário, apenas assistindo aulas remotas? E se precisar de qualquerdocumento em um órgão público ou até mesmo em um hospital que exige a presençae o comprovante de vacina para entrar? Já se questionou sobre isso? Não basta oquerer, temos que seguir as regras da coletividade.

 

Já nascemos tomando vacina,sem os pais questionarem seus efeitos

Infelizmente, vamos ter queconviver com a covid-19 como a gente convive hoje com a gripe. É justo que, “pormedo de supostos efeitos coletarias”, tentar impedir os filhos de se vacinaremou é melhor não correr risco deles terem alguma complicação ou sequelas maisgraves devido à complicações da doença, que, inclusive podem levar à morte? E tambémnão dá para entender é que tanto essas mães já nasceram tomando vacina comotambém já levaram seus filhos para vacinarem desde quando nasceram, qualquercriança toma 24 vacinas do SUS até completar 01 ano de idade, sem ao menosterem questionado possíveis efeitos colaterais, sem falar que vivemos ummomento de pandemia, em que o direto coletivo deve prevalecer sobre qualquerdireito individual. Vacinas sempre salvaram vidas! Sem falar das possíveis puniçõespara os pais que forem omissos com os filhos.

 

Golpes até para conseguiro falso cartão de vacinação  

E infelizmente tem negacionistaque ainda é criminoso, além de não querer ser imunizado, agora estão dando umjeito de arrumar o certificado falso de vacina para acessar locais onde énecessário comprovar a vacinação. Já há relatos, de pessoas que vão em um drivede vacinação, esperam os profissionais de saúde preencherem o cartão e depoisque isso acontece deixam o local sem receberem o imunizante.  Além disso, no Rio de Janeiro, por exemplo, jáforam flagrados e até presas pessoas vendendo certificados falsos de vacina porR$ 200,00. Pasmem, a quadrilha até já vendia ingressos e comprovantes falsos devacinação próximo ao AquaRio, que exige esse comprovante. Dessa forma, além de colocaremem risco a vida delas e de outras pessoas, ao não tomarem a vacina, ainda seguempraticando outros crimes. É uma lástima.

 


Ministro Paulo Guedes/Foto de Washington Costa (ASCOM/ME)


Ministro da Economia dizque país tá pronto para vacinar em massa

Nesta sexta-feira (21), oministro da Economia, Paulo Guedes, afirmou que o Brasil “está pronto paravacinar em massa, com a terceira, quarta e quinta doses”. Durante uma livepromovida pelo Fórum Econômico Mundial, ele ainda ressaltou que o país já vacinou95% da população adulta contra a covid-19.  

 

É preciso pensar menos empolítica e cuidar mais da capital

Gente, vamos pensar menosem política e cuidar mais da capital. Já que não deu para resolver até agora oproblema do transporte coletivo de Teresina, dá pelo menos para tapar osburacos da cidade? Tem um buraco enorme perto da linha férrea, na avenida HiginoCunha, logo na subida do viaduto. Depois do antigo CFAP/PM também mereceatenção, e a avenida Poti Velho, no bairro Santa Maria da Codipi, tá parecendomais uma peneira de tanto buraco. Então, não basta botar placas em locais perigososna época da chuva, a prefeitura tem que fazer o reparo nesses buracos das viaspúblicas, até para evitar acidentes.  

 

Repercutindo no site Antagonista

E por falar em política, osite Antagonista repercutiu uma matéria sobre a exigência do prefeito de Teresina,José Pessoa Leal, o Dr. Pessoa, para comandar o PL, postando a matéria “Paradar palanque a Bolsonaro, prefeito exige diretório do PL por 6 anos”. Durante umaentrevista e em conversa com correligionários, o prefeito da capital fez oseguinte comentário “Não vou receber um partido por dois anos, por um ano, etc.Eu vou querer que esteja lá no papel uma cláusula de receber esse partido porno mínimo, no mínimo, 6 anos de comando pelo grupo do Pessoa”, disse oprefeito.

 


Prefeito também pediurespeito com terceira via

E hoje pela manhã, ementrevista ao portal GP1, o prefeito de Teresina pediu respeito ao governadorWellington Dias após o chefe do Executivo Estadual comentar que se o presidenteJair Bolsonaro entrasse para o PL este seria considerado um partido de oposição."Eu só gostaria que todos os dois lados respeitassem minha decisão detrabalhar uma terceira via", declara o prefeito, referindo ao Governador eao ministro da Casa Civil, Ciro Nogueira. Até o momento, não há nenhumaorientação do governo para que os vereadores do PT deixem a base do prefeito, opróprio governador Wellington Dias confirmou isso ao declarar que “cabe a Dr.Pessoa definir se mantém petistas nas prefeituras de Teresina.

 

Secretário de Saúde estátendo uma boa recuperação

O secretário estadual da Saúde,Florentino Neto, postou hoje nas redes sociais que está se recuperando bem daCovid. “Sigo com o meu isolamento domiciliar e trabalho! Ontem, realizei algunsexames médicos e segundo a avaliação do Dr. Noronha, tudo vai bem. Graças aDeus!”, afirma o gestor

 


Presidente da República estáde luto

Faleceu nesta sexta-feira(21) a mãe do presidente Jair Bolsonaro, Olinda Bonturi Bolsonaro, de 94 anos.Ela estava internada num hospital em Registro (SP) desde a última segunda-feira(17). O presidente postou a notícia em suas redes sociais. Que Deus o iluminenesse momento de dor.


Todo cuidado é pouco

No mundo virtual, cadavez mais, vale a alerta de que todo cuidado é pouco. É cada vez mais comum a açãode alguns criminosos marcando encontros através de aplicativo ou site derelacionamento para realizar sequestro-relâmpago. Eles tentam conhecer a vítimanas conversas virtuais, depois marcam um encontro e daí forçam a vítima a fazertransparência bancária, via Pix, pagar boletos, fazer saques ou usar os cartõesde crédito para compras. E tem até sequestrador se passando por “gostosona apaixonada”para conseguir atrair o “pato”, ou melhor, a vítima.  

 





LEIA TAMBÉM

Buscar

Alterar Local

Anuncie Aqui

Escolha abaixo onde deseja anunciar.

Efetue o Login