Katya D'Angelles

Governo investe no asfalto como mensagem de pré-campanha


Governo investe no asfalto como mensagem de pré-campanha


Continua sendo o carro chefe de trabalho do GovernoWellington Dias dos últimos 16 anos. O secretário de Fazenda e pré-candidato dabase ao governo tem ressaltado em todas as suas entrevistas que quando o PT assumiu o Governodo Piauí não existia ligação asfáltica entre as cidades. Foi divulgado hoje peloGoverno do Estado que o Piauí tem seus 224 municípios interligados por asfaltoe que mais de 4 mil quilômetros de rodovias estão sendo recuperadas.

Exportações Piauí
Segundo os números da Secretária de Comércio Exterior(Secex) do Ministério da Economia. No ano passado o grão foi responsável por77% do que foi exportado pelo Piauí, em 2020 foi 70%. O maior parceirocomercial se manteve sendo a China. O valor exportado de soja saiu dos 400milhões de dólares (dezembro a janeiro de 2020) para 600 milhões de janeiro adezembro de 2021. Mas segundo o presidente da Aprosoja Piauí, Alzir Neto, o índiceorgânico de crescimento foi de 10%.


É Gripe ou Covid-19?
Os centros de testagem abertos em Teresina estão recebendogrande fluxo de pessoas com sintomas de síndromes gripais. Como os sintomas sãobem parecidos para a Covid-19 as pessoas tem procurados os centros antes deirem aos hospitais. Ocorre que muita gente está indo realizar o teste fora do prazoestipulado e sai com resultado falso negativo.

Recomendação
No caso do teste O RT-PCR, é recomendado que o teste sejarealizado entre o 1º e 10º dias de sintomas. Nesse período, a carga viral émaior. Segundo pesquisas, a partir do 10º dia da infecção, a positividade doRT-PCR começa a cair – ou seja, ele deixa de ser positivo- chegando a 45,9%.

Vacinação infantil
Chega nesta terça-feira (18) um novo lote de vacinas contraa Covid-19 que será destinado a vacinação infantil. A expectativa da Secretariade Saúde do Estado do Piauí (Sesapi) é que mais de 331 mil crianças sejamvacinadas contra a Covid-19. O voo desta terça-feira deve trazer mais de 20 mildoses de vacina.  

Agrotóxicos
Espera apreciação no Congresso um projeto de lei quedispensa o registro para a importação de agrotóxicos dos demais países doMercosul. O PL 4.316/2021, argumenta o autor, senador Luis Carlos Heinze(PP-RS), visa garantir o fornecimento desses produtos com preços maisfavoráveis para contornar a crise causada pela escassez dos insumos, o atrasona entrega, e o aumento do preço de alguns pesticidas. Problema que atinge osagricultores brasileiros, já preocupados com o desempenho da safra, mas que nãoafeta igualmente os outros países do bloco.


Fundo de amparo
Aos prejudicados por desastres naturais. O projeto seráapresentado no Senado pela bancada do Partido dos Trabalhadores. A ideia é deque o fundo possa custear o amparo ás vitimas dos desastres e para isso serãodestinados 20% das reservas internacionais do Brasil. Além de auxiliar asvítimas, os recursos serão destinados à prevenção de novos desastres emonitoramento de áreas de risco.


Agência Nacional de Saúde
A escolha dos nomes para o cargos de diretor Da Agência Nacionalde Saúde Suplementar (ANS) deve ocorrer em fevereiro com o retorno dasatividades no Congresso. Foram indicados aos cargos, respectivamente; AlexandreFioranelli e Francisco Antonio Barreira de Araújo (aprovados pela Comissão deAssuntos Sociais em 1º de dezembro).

Produto Interno Bruto
O Índice de Atividade Econômica (IBC-Br) apresentou alta de0,69% registrado em novembro de 2021, na comparação com outubro, percentual jádessazonalizado para compensar eventuais diferenças entre os períodos, como onúmero maior de feriados ou fins de semana. O dado, espécie de prévia doProduto Interno Bruto (PIB), a soma de todos os bens e serviços produzidos nopaís. foi divulgado hoje (17), em Brasília, pelo Banco Central. Apesar da alta,o trimestre ainda apresenta número negativo (-0,79%), devido a sequênciaanterior de recuos, segundo os números apresentados pela autoridade monetária.






LEIA TAMBÉM

Buscar

Alterar Local

Anuncie Aqui

Escolha abaixo onde deseja anunciar.

Efetue o Login