• Teresina, 16/08/2022
  • Tempo Hoje: 21° | 21°

Rafael e Themístocles acertam os ponteiros à sucessão

@instagram
Rafael e Themístocles acertam os ponteiros à sucessão

Progressistas, PSD, PT e MDB são os agremiações políticas protagonistas no Estado do Piauí em visibilidade, filiação de eleitores aos seus quadros partidários, número de prefeitos filiados e eleitos e capilaridade junto ao eleitorado, com o Progressistas, do Senador e Ministro Ciro Nogueira encabeçando a lista.

              Essas agremiações serão as responsáveis pela maior manifestação política eleitoral às eleições deste ano; de seus quadros sairão a maior quantidade de políticos eleitos em 22, bem como, ainda de seus quadros, deverão surgir eleitos o Governador, Vice-governador, um Senador e o maior número de deputados federais e estaduais.

              O PSD, PT e MDB integram a coligação governista, tendo o atual Governador Wellington Dias como o seu líder inconteste e candidato ao Senado Federal, com eleição garantida; Wellington é filiado ao PT.

              E, dessa coligação pluripartidária, formada por esses partidos, acima nominados, e mais PSB e outros pequenos partidos, deverão apoiar irrestritamente a eleição majoritária de Rafael e Themístocles, respectivamente, candidatos a Governador e Vice-governador do Estado do Piauí na sucessão de 22, que será a Chapa vencedora.

              O candidato a Vice-governador na Chapa oficial é o emebedista histórico, incansável homem de articulação política exitosa, responsável pela filiação de Pessoa ao MDB e pela sua eleição vitoriosa à prefeitura de Teresina, bem como pela filiação do vereador Jeová Alencar, Presidente da Câmara Municipal de Teresina, ao MDB – Movimento Democrático Brasileiro.

              Entretanto, Themístocles Filho ainda se credencia ao cargo de Vice-governador por ter sido reeleito Presidente da Assembleia Legislativa do Piauí por nove vezes consecutivas. Prova de sua competência, habilidade política e articulador emérito e exitoso.

              Ademais, acaba de eleger a sua esposa Ivenária Sampaio (MDB), prefeita de Esperantina, um dos maiores municípios do Estado do Piauí. Também feito extraordinário, conquanto o seu pai, Themístocles Sampaio Pereira, embora eleito deputado estadual e federal em vários mandatos, jamais conseguiu exercer a liderança política em Esperantina, posição arrebatada pelo deputado Themístocles Filho.

              Portanto, é com esses cargos e esses mandatos,  e esta vasta experiência, exercidos durante a sua longerra e exitosa vida partidária, que o emebedista Themístocles Filho, credencia-se ao cargo de Vice-governador na Chapa do petista Rafael Fonteles na cabeça para Chefe do Executivo piauiense.

              Consequentemente, Rafael e Themístocles, conforme matérias na mídia impressa de ontem, jornal “O Dia”, reuniram-se e acertaram os ponteiros à sucessão de 22, que pretendem ser exitosa e/ou vitoriosa, como mostram as evidencias.

              E Rafael Fonteles terá um Vice-governador que entende da arte política, conhece, como ninguém, os membros e meandros da política piauiense, bem assim os agentes políticos nela envolvidos.

              E, finalmente, o MDB – maior partido do Piauí, conseguiu emplacar a Vice-governança, após várias tentativas pretéritas, sem êxito, sempre com o deputado Themístocles postulando. Agora, “certamente”, pelo pragmatismo matemático de Rafael,  a decisão favorável ao MDB e ao deputado Themístocles, com a vitória em outubro da dobradinha Rafael e Themístocles no Poder Executivo estadual a partir de janeiro de 2023.

 

MAGNO PIRES é Diretor-geral do Instituto de Águas e Esgotos do Piauí – IAE-PI, Ex-Secretário de Administração do Piauí e ex-presidente da Fundação CEPRO, advogado da União (aposentado), professor, jornalista e ex-advogado da Cia. Antáctica Paulista (hoje AMBEV) por 32 anos consecutivos.





LEIA TAMBÉM

Anuncie Aqui

Escolha abaixo onde deseja anunciar.

Guia Comercial

Veja nossos Planos

Classificados

Anuncie Grátis

Publicidades

Fale Conosco