• Teresina, 27/01/2022
  • Tempo Hoje: 28° | 28°
Publicidade
Publicidade

Inflação também na China e na Índia

A quantidade de pobres e vulneráveis aumentou consideravelmente no planeta

@Divulgação
Inflação também na China e na Índia

As supostas esquerdas, criticadas pela direita, pululam porque o País está com a inflação ascendente, mas não retornará àquele passado trágico, vivido nos governos dos ex-presidentes Sarney e de Collor de Melo, porque há controle estratégico do governo da União neste sentido.

            A inflação beirando os 10% tem motivação e justificativa, plenamente aceitável e tolerável, conquanto ainda estamos  numa pandemia, da Covid-19, que arrasou as economias de todas as nações do Planeta; abalada até a economia chinesa que deixou de crescer em ritmo acelerado, como acontecia antes da pandemia, para entrar em um novo cenário de crescimento que está incomodando as autoridades chineses, que haverão de tomar medidas internas sérias, para não implodir o império econômico da ditadura, hoje, praticamente um regime econômico híbrido, com forte configuração de um pré-capitalismo; importado dos Estados Unidos, com o qual mantém muitas relações comerciais e econômicas e industriais fantásticas.

            Entretanto, esse relacionamento comercial, industrial e diplomático da China com os Estados Unidos, está sendo desacelerado porque os investidores e empreendedores, estão deixando os chineses e seguindo para Índia, onde fazem negócios extraordinários, bilionários, elevando o crescimento econômico dos indianos e os chineses sendo prejudicados, pois não há mais segurança Jurídica plena para continuar investindo na China, como anteriormente; cai, pois, a farsa do crescimento sem limites.

            Elevaram a inflação no Brasil, os recursos destinados para 68 milhões de pobres que sofriam com as consequências funestas da Pandemia, que perderam empregos, pequenos negócios, serviços autônomos; foram liberados para esses vulneráveis sociais e econômicos, quase 800 bilhões de reais; o preço da gasolina, vinculado à valorização do dólar; os caminhoneiros paralisados, em apoio ao presidente; forte importação e aquisição de vacinas etc., etc.

            A pandemia foi um fenômeno sanitário surpreendente; tomou de surpresa todas as nações; estas tiveram que se preparar para enfrentá-la.

            Por conseguinte, não foi o governo quem deu curso à inflação, que terá combate permanente ao seu ressurgimento pelas autoridades econômicas brasileiras.

            Os supermercados, recorrendo ao passado, reintroduzem as maquinazinhas de colocar preços, mazelas do pretérito, reaplicadas em um país enorme e com as vantagens para o Brasil, que não deixará a inflação agigantar-se, diferentemente de outros países, que não conseguem controlar esse monstro inflacionário que liquida salários, desorganiza a economia, empobrece a nação, desestrutura famílias, aumenta a quantidade de pobres, instala-se a fome e a miséria etc., etc.; por isso, a guerra permanente contra o seu fortalecimento e crescimento.

            A inflação não está ressurgindo apenas no Brasil, como querem as supostas esquerdas e os adversários de Bolsonaro, mas em todo o planeta, por conta da pandemia da Covid-19 e das ações tomadas pelos governantes para combate-la, com gastos extraordinários de recursos pelos países, inclusive a China e Índia.

            Evidente que a quantidade de pobres e vulneráveis aumentou consideravelmente no planeta, especialmente nos países sem fundamentos econômicos estruturados e consolidados; o Brasil, porém, tem suportado esses solavancos da Covid, inclusive com crescimento econômico de 5,3% levantado e ratificado pelo FMI, que saudou as autoridades brasileiras pelo desempenho favorável na economia em plena Covid-19.

           

MAGNO PIRES é Diretor-geral do Instituto de Águas e Esgotos do Piauí – IAE-PI, Ex-Secretário de Administração do Piauí e ex-presidente da Fundação CEPRO, advogado da União (aposentado), professor, jornalista e ex-advogado da Cia. Antáctica Paulista (hoje AMBEV) por 32 anos consecutivos.

 





LEIA TAMBÉM

Anuncie Aqui

Escolha abaixo onde deseja anunciar.

Guia Comercial

Veja nossos Planos

Classificados

Anuncie Grátis

Publicidades

Fale Conosco