Luciano Coelho

CRM-PI aciona MP para evitar mutirões irregulares e aglomerações


CRM-PI aciona MP para evitar mutirões irregulares e aglomerações

O presidente do Conselho Regional de Medicina do Piauí (CRM-PI), Dagoberto Silveira, informou que estão fazendo mutirões de cirurgias de forma irregular, sem seguir os protocolos de segurança sanitária. O CRM-PI oficiou a Secretaria de Saúde do Estado para alertar sobre as irregularidades. O problema é que o oficio do Conselho não teve nem resposta e nem outra providência. “Não somos contrários aos mutirões, até porque há uma demanda reprimida  em consequência da pandemia, mas não concordamos como estão sendo feitos. Os médicos estão expostos e também a população. Está errado. Por isso, estamos recorrendo ao Ministério Público para obtermos resultados. Não podemos deixar como está”, argumentou o médico Dagoberto Silveira.  Ele destacou que precisam de todos os cuidados por conta das variantes do coronavírus. O CRM-PI orientou a não realização de festas com aglomerações, levando em conta o réveillon e o carnaval. “Estamos vigilantes e atuamos em defesa da classe médica e da população. Nossa intenção é evitar a proliferação da Covid e é preciso que os gestores tenham responsabilidade. Somos contrários ao que está errado”, adiantou o presidente do CRM-PI.

 

Encerrando mandato

O governador Wellington Dias deixou a presidência do Consórcio Nordeste. Durante assembléia geral, o governador de Pernambuco, Paulo Câmara,  foi o escolhido como novo presidente da entidade. 


Benefícios excluídos

O governador Wellington Dias criticou a exclusão de beneficiários do Bolsa Família para o novo programa assistencial do Governo Federal, o Auxílio Brasil. Ele classificou o modelo como excludente. “Se deixa de fora pessoas e famílias que têm baixa renda comprovadamente”, disse. A câmara temática de assistência social do Consórcio Nordeste divulgou nota expressando preocupação e indignação com a redução do número de 57 mil pessoas no Nordeste contempladas pelo benefício em relação ao programa antecessor.


Rejeição de projeto

A CCJ da Assembleia Legislativa arquivou o projeto de lei que visa liberar o uso de medicamentos à base de Cannabis Sativa no Piauí.  Com a rejeição, o projeto do deputado Ziza Carvalho não pode mais ser discutido nessa legislatura. O relatório do deputado Júlio Arcoverde defende que a Assembleia aguarde a tramitação da matéria sobre o tema no Congresso Nacional.


Reforma da Previdência

O Projeto de Lei que prevê a criação do Regime de Previdência Complementar de Teresina foi aprovado em primeira e em segunda votação na Câmara Municipal, em meio a protesto do Sindicato dos Servidores Públicos Municipais (Sindserm). Existe uma lei federal que tornou a implementação obrigatória para todo o país.


Blocos cancelados

O Capote da Madrugada, o Pinto da Morada, o Sanatório Geral e o Barão de Itararé foram os quatro blocos carnavalescos que cancelaram a apresentação em 2022. Todos concordaram em não realizar o carnaval por conta das variantes do coronavírus. Os cancelamentos foram comunicados nas redes sociais dos blocos. 


É proibido fumar...

O prefeito de Teresina, Dr. Pessoa, sancionou a lei que proíbe o uso de cigarros eletrônicos e narguilês em espaços fechados e ambientes de uso coletivo, públicos e privados na capital para preservar a saúde pública. A lei será publicada no Diário Oficial do Município. A lei é de autoria do vereador Dudu (PT).



Reitor reeleito

A chapa do professor Evandro Alberto de Sousa, atual reitor, foi vitoriosa na eleição da Universidade Estadual do Piauí (UESPI) com 58,26% dos votos. Evandro derrotou a chapa do professor Raimundo Dutra que teve 38,62% dos votos. O reitor permanece no cargo para o quadriênio janeiro/2022 a janeiro/2026. 



VOZ DO PODER

“Nós não somos contra o uso do canabidiol na Medicina. Julgamos aqui e pedimos o arquivamento pela inconstitucionalidade. Existe uma matéria que está tramitando na Câmara Federal sobre a aplicação, importação e o cultivo da cannabis sativa para usos medicinais. Então, após essa matéria ser votada na Câmara Federal é que não podemos votar aqui no estado do Piauí”, comentou o relator do projeto sobre o uso medicinal do Canabidiol, deputado Júlio Arcoverde. O projeto foi arquivado.






LEIA TAMBÉM

Buscar

Alterar Local

Anuncie Aqui

Escolha abaixo onde deseja anunciar.

Efetue o Login