Luciano Coelho

Governo publica decreto com restrições válidas até janeiro de 2022

O decreto trata ainda do funcionamento de autoescolas, jogos de futebol e como será a fiscalização

O governador Wellington Dias
Governo publica decreto com restrições válidas até janeiro de 2022

O Governo do Piauí publicou o decreto 20.290, tratando sobre as medidas restritivas a serem adotadas do dia 29 de novembro de 2021 até o dia 2 de janeiro de 2022, em todo o Estado, para combater a Covid. As recomendações são do Comitê Técnico do Centro de Operações Emergenciais em Saúde Pública do Estado do Piauí (COE/PI). O decreto dispõe sobre o uso obrigatório de máscaras e o distanciamento social, além da exigência da imunização por vacina.

Entre as medidas restritivas está a limitação do horário do funcionamento até 1h, de bares, restaurantes, trailers, bem como lojas de conveniência e depósitos de bebidas, ficando vedada a promoção e realização de festas, eventos, confraternizações, ou qualquer atividade que gere aglomeração. O comércio em geral poderá funcionar somente até às 18h e os shopping centers poderão funcionar das 10h às 22h; mercadinhos e supermercados devem funcionar até as 24h.

A lotação de público nos espaços abertos fica limitado a 50% da capacidade, o público admitido será de acordo com a área do ambiente. Já em eventos com shows ficam proibidas a permanência do público em pé em pistas de dança.

A evolução na transmissibilidade do coronavírus, no número de óbitos na taxa de ocupação dos leitos hospitalares poderão ocasionar a revisão das medidas. O decreto trata ainda do funcionamento de autoescolas, jogos de futebol e como será a fiscalização.


Madeiro

O vice-prefeito de Madeiro, Pedro Filho, disse que lamentou a morte do prefeito da cidade, Zé Filho, assassinado por 3 tiros, durante um evento esportivo. O velório e sepultamento do prefeito de Madeiro acontece hoje, nesta segunda-feira. O acusado do assassinato é o sobrinho do ex-prefeito Zé Neto, conhecido como Felipe Seixas.


Morre o imortal

O escritor Assis Brasil morreu no domingo (28), aos 93 anos, em casa no centro de Teresina.  A Academia Piauiense de Letras (APL) divulgou uma nota de pesar lamentando a morte de Assis Brasil, que ocupava a cadeira de número 36. O corpo dele será enterrado nesta segunda-feira.


Rumo do PL

O deputado federal Fábio Abreu confirmou a filiação do presidente Bolsonaro amanhã no PL, em evento em Brasília. Depois da assinatura, os filiados do PL no Piauí vão avaliar a situação e ver os próximos passos. “Vamos manter a mesma estratégia e finalizar a nossa chapa para federal e para estadual. Depois o partido se reúne para avaliar a situação e tomar as decisões”, frisou o parlamentar.

 

Manifestação Sindserm

O Sindicato dos Servidores Públicos Municipais (Sindserm) organiza uma manifestação com todas as categorias para solicitar o adiamento da votação da proposta de reforma da Previdência enviada pela Prefeitura para a Câmara de Teresina. A manifestação acontece na terça-feira a partir das 8 horas na frente da Câmara Municipal.


Projetos previdenciários

O Sindserm quer a suspensão dos dois projetos de reforma da previdência em tramitação na Câmara. Eles querem o reajuste dos salários alegando que estão sem reajuste desde 2017. E querem ter acesso a documentação e inclusive saber sobre o déficit atuarial no Instituto de Previdência da Prefeitura de Teresina. E o Sindicato quer solicitar modificações para discutirem os dois projetos e ainda um reajuste.


Evento teste

A Feira de Exposição Agropecuária foi lançada nesta segunda-feira e será o primeiro evento teste no Estado.  O lançamento feito pela Secretaria de Agropecuária em parceria com a FAEPI, SENAR e APCZ no parque de exposições com a presença de várias autoridades, inclusive do governador Wellington Dias. 


Novo Enem

O ministro da Educação, Milton Ribeiro, afirmou que pode reaplicar a prova do Enem para os casos onde tiveram erro, como a Maria da Penha dos Santos, 44, que foi retirada da sala de aula no primeiro dia de prova, em cumprimento a um mandado de prisão emitido pela Justiça do Ceará. Houve um engano sobre a pessoa. 


VOZ DO PODER

“Será feito tudo que está previsto no edital. Todo aluno deve ter acesso à prova. E as provas serão aplicadas e esses terão a chance de fazer a prova. Não temos compromisso com o erro. Se está errado, a gente reaplica a prova”, informou o ministro da Educação, Milton Ribeiro, falando sobre 41 pessoas impedidas de fazer a prova do Enem, alguns com mandados de prisão em aberto, mas outros que foram presos por engano.






LEIA TAMBÉM

Buscar

Alterar Local

Anuncie Aqui

Escolha abaixo onde deseja anunciar.

Efetue o Login