• Teresina, 04/12/2021
  • Tempo Hoje: 22° | 22°
Publicidade
Publicidade

Programa de Combate ao Tabagismo volta a funcionar de forma presencial

Os pacientes têm atendimento por cerca de um ano por uma equipe multidisciplinar com vários profissionais

@Divulgação/FMS
Programa de Combate ao Tabagismo volta a funcionar de forma presencial

A Fundação Municipal de Saúde (FMS) desenvolve o Programa de Combate ao Tabagismo, aberto à população, com funcionamento no setor de Serviço Social do Hospital Municipal da Criança, no Parque Piauí, zona Sul de Teresina, e, desde a última semana, o serviço está sendo presencial.

Os pacientes têm atendimento por cerca de um ano por uma equipe multidisciplinar com vários profissionais: médicos, enfermeiros, assistentes sociais, nutricionista e pedagoga. “O tratamento, que dura cerca de um ano, concilia terapia em grupo e uso de medicamentos”, explica Alba Valéria Batista, coordenadora do programa.

A coordenadora comenta que o tabagismo é um grave problema de saúde pública. “A nicotina do tabaco causa dependência química similar à dependência de drogas como cocaína e é um fator que causa quase 50 diferentes doenças incapacitantes e fatais. Os malefícios do cigarro não são apenas individuais, mas também coletivos”, afirma.

Sobre o tratamento

A pessoa que procura atendimento inicia o tratamento com um encontro semanal por um mês com o objetivo de promover a cessação do tabagismo. Depois desse período, a pessoa passa a fazer parte de dois encontros, a cada quinze dias, e na fase seguinte é um encontro por mês.

Todos os encontros têm a finalidade de prevenir recaídas ou tratá-las, caso aconteçam, para que os pacientes se mantenham sem fumar.

As reuniões do programa acontecem às quintas-feiras, nos turnos da manhã, de 8h às 10h e a tarde, de 15h às 17h, de acordo com a disponibilidade do paciente. O contato para mais informações é pelos telefones 3220-4747 e 3220-5939.





LEIA TAMBÉM

Anuncie Aqui

Escolha abaixo onde deseja anunciar.

Guia Comercial

Veja nossos Planos

Classificados

Anuncie Grátis

Publicidades

Fale Conosco