Luciano Coelho

TRE elege nova direção e candidatos afinam chapas para eleição


TRE elege nova direção e candidatos afinam chapas para eleição

O Tribunal Regional Eleitoral do Piauí (TRE-PI) realizou uma eleição, na verdade, um rodizio, onde o desembargador Erivan Lopes foi eleito o novo presidente do TRE-PI. Ele assumirá o tribunal e vai conduzir as eleições de 2022. O atual presidente, desembargador José James  Gomes   Pereira, assume a corregedoria e a vice-presidência. E por falar em eleição, o governador Wellington Dias chegou da Escócia e já tem uma intensa agenda política. Ele vai começar as tratativas sobre a composição da chapa governistas para o ano que vem. Atualmente se comenta que a chapa é encabeçada pelo secretário de Fazenda, Rafael Fonteles, tendo o governador como candidato a senador e o MDB indicando o deputado Themístocles Filho como candidato a vice-governador. Vaga esta que é reivindicada também pelo PSD, do deputado federal Júlio César Lima, com quem Wellington deve conversar para afinar os entendimentos e tentar manter a base de sustentação política unida. Wellington ainda vai conversar com o deputado Fábio Xavier, presidente do PL no Piauí, partido aliado, mas que deve filiar o presidente Bolsonaro, que exige a fidelidade do partido nos estados. O PL vai ter que definir seus rumos para a próxima eleição. Para não ficar falando só na chapa do governo, a oposição hoje se reúne para lançar o plano de governo, independente de quem seja o candidato a governador.


Reassumiu 

O governador Wellington Dias voltou do Reino Unido. Ele estava na Escócia onde contraiu coronavírus, apesar de ter tomado duas doses da vacina. Depois de cumprida a quarentena, Wellington chegou no Piauí, neste final de semana, e reassumiu o governo do Estado que estava sendo gerido pela vice Regina Sousa. 


Eleição da Ordem

O advogado Celso Barros Neto, atual presidente da OAB-PI, foi reeleito para o cargo para os próximos 3 anos. Celso obteve 3.029 votos; Raimundo Júnior teve 2.970 votos e Carlos Henrique obteve 1.847 votos. Houve 127 votos nulos e 98 em branco na eleição realizada no domingo.


Bilhetagem eletrônica

O Gerente de Planejamento e Execução de Transporte Público da Strans, Felipe Leal, informou que a partir do dia 1º de dezembro assume a bilhetagem eletrônica e a Strans passa a monitorar e fiscalizar o sistema de transporte, inclusive o transporte rural que vai passar a ter também  validação por bilhetagem eletrônica para melhorar o controle e evitar fraudes no sistema.


Plano de Governo

O pré-candidato a governador do Piauí, o ex-prefeito de Teresina, Sílvio Mendes, convida para o lançamento do plano de governo das oposições. Ele frisou que existe um planejamento que é registrado para ser cumprido e que vai servir para ser seguido independente de quem seja o candidato ao governo.


Luto na arquitetura

O empresário Raimundo de Castro Dias, da RR Construções, morreu no final de semana em São Paulo, aos 78 anos. Ele estava internado no Hospital Sírio Libanês e faleceu em decorrência de complicações da Covid-19. Ele realizou grandes projetos arquitetônicos em Teresina como o centro administrativo, Agespisa, rodoviária, quartel da PM, o Jockey Clube, dentre outros. Raimundo Dias foi sepultado nesta segunda e deixa a esposa Nazareth Dias e três filhos.


Segundo no ranking

O Ministério da Saúde apontou o Piauí como o segundo estado da região Nordeste, com a maior parte da população vacinada contra a Covid. O Piauí, com 56,87% da população vacinada perde apenas para o Estado do Ceará que tem mais de 70, 68% do povo vacinado contra Covid.


Intervenções na via

O DNIT-PI informou que as intervenções na avenida João XXII para o rebaixamento da via serão feitas a partir de terça-feira, na Ladeira do Uruguai. A obra está orçada em R$ 42 milhões para ser iniciada a partir de janeiro com prazo de dois anos para ser concluída.


VOZ DO PODER

“As estações de ônibus continuam sendo roubadas. A Strans e a GCM estão vigilantes e fazem um trabalho rotineiro de fiscalização, mas não podem ficar 24 horas nesses pontos”, disse o Gerente de Planejamento e Execução de Transporte Público da Strans, Felipe Leal, sobre o roubo dos vidros da estação de ônibus na avenida Miguel Rosa, próximo ao Samu.






LEIA TAMBÉM

Buscar

Alterar Local

Anuncie Aqui

Escolha abaixo onde deseja anunciar.

Efetue o Login