Magno Pires

Gil Paraibano é líder inconteste na região de Guaribas

@Instagram/Gil Paraibano
Gil Paraibano é líder inconteste na região de Guaribas

Confunde-secom a multidão que lhe cerca ao sair na rua. Nem sequer parece o prefeito deuma cidade e um município tão poderosos que se sobressaem pela grandiosa daatividade comercial e de serviços. Em uma cidade cortada pela Br 316 quetransporta bens e produtos para o Nordeste e o Centro-Sul. É gestor desseimportante entroncamento rodoviário do Nordeste, o empresário e agropecuarista,além de político, Gil Paraibano.

Carregaconsigo uma simplicidade e uma humildade sem registros para um homem com o seupoder e sua liderança; Impõe respeito pela figura simples e vestimentas tambémmuito simples. Não esfola seu  podergerencial; conquanto se acerca de assessores, mas não ficam pendurados e nemencostados à figura carismática e indelével de Gil Paraibano. Prefeito pelaterceira vez. O que não é pouco para uma liderança de sua envergadura equilate.

GilParaibano é o político que fala pouco, quase nada, e resumidamente. Não é líderde discursos longos e empolgados e emocionantes, entretanto cativa o povo. É umlíder que se impõe pela própria figura humana. Não se preocupa muito com aspalavras; tem uma assessoria que transmite os seus ensinamentos, palavras eações e sua serenidade. E nestes confia totalmente. É um líder “calado”. E defala mansa e conteúdo enorme. Transmite uma confiança e uma segurançagrandiosas ao falar. E todos querem ouvi-lo, pois só fala o necessariamente. Écartesiano, que transmite ao quadro de assessores o que exatamente será feito.Mas, até parece, tudo combinado antes, que realmente não acontece. Tira asdecisões do contexto momentâneo, do momento, dali e agora, sem subterfúgios ecom segurança.

GilParaibano é um gestor extremamente diferente de seus demais colegas e/ou pares.Na construção das obras fala reiteradamente em prazo, com organograma deexecução com início, meio e fim.

Semprazos, dr. Magno Pires, não podemos prosseguir. O prazo é uma exigência legale, com ele, você pode cobrar o final da construção da obra, sem falar emcompensação extra, fora do contrato.

Souprefeito pela terceira vez; e devo postular minha reeleição que me seráconsagradora. Justamente pelo que faço no município, diferentemente de outros.

Omeu maior problema é esse lixão que quero resolver com a sua ajuda. Acumularamessa dívida social e agora querem que eu solucione com uma rapidez sem limites.Entretanto vou equacionar também essa dívida e demanda social do passado, quenão contribui, para esse gigantesco problema de engenharia sanitária. Realmenteé uma situação muito grave esse lixão, que me envergonha, me padece, meangustia e me constrange.

Conheçoesse político e empresário Gil Paraibano desde 1994, há 27 anos, quando andavapelo Piauí pedindo voto à eleição, finalmente vitoriosa, de Mão Santa aoGoverno do Estado. E, daquela época para cá, mantivemos uma amizade sensata ehonesta, e sem interesses recíprocos, escusos.

 Agora “bati” à porta de sua gestão para falardo Marco Legal Regulatório de Saneamento Básico, que inclui a resolução para oslixões; Recebi apoio de Gil Paraibano e toda sua equipe, em um primeiro momento, todo o apoiamento; e no dia 10/11mostrou e demonstrou, exato e sobejamente a sua capacidade e competência delíder, político e empresário, gestor eficiente, fazendo um megaevento, com 17prefeitos, vice-prefeitos, vereadores, assessores de prefeitos, secretáriosmunicipais do meio ambiente para que eu e outras autoridades falassem sobre oMarco Legal Regulatório de Saneamento Básico da Microrregião do Guaribas,composta de 38 municípios.

OVice-prefeito de Picos, José Nery, é um velho amigo de mais de cinco décadas,que foi prefeito e deputado estadual. É uma referência para Picos.

Gil,ainda com esse belo e categorizado público, continuou falando pouco, mas repassouao dr. Antônio Gomes de Araújo, assessor especial da Prefeitura, para falarsobre o evento, o qual expôs com proficiência e pró-lixo o que Gil pensa do seumunicípio, do Nordeste, do Brasil e do mundo na questão ambiental. Belodiscurso em defesa do meio ambiente, colega dr. Antônio. Parabéns ao PrefeitoGil e toda sua equipe.

 

MAGNO PIRES é Diretor-geraldo Instituto de Águas e Esgotos do Piauí – IAE-PI, Ex-Secretário deAdministração do Piauí e ex-presidente da Fundação CEPRO, advogado da União (aposentado),professor, jornalista e ex-advogado da Cia. Antáctica Paulista (hoje AMBEV) por32 anos consecutivos.

 





LEIA TAMBÉM

Buscar

Alterar Local

Anuncie Aqui

Escolha abaixo onde deseja anunciar.

Efetue o Login