Mural Diário

Hábitos e alimentação saudáveis diminuem inchaço causado pela retenção de líquido

Quando o assunto é inchaço e retenção de líquidos a alimentação tem um papel fundamental no metabolismo

O nutricionista Igor Oliveira
Hábitos e alimentação saudáveis diminuem inchaço causado pela retenção de líquido

São inúmeras as dietas milagrosas, principalmente voltadas paras a mulheres, que prometem a redução de medidas e do inchaço pela ingestão de alimentos. Segundo o nutricionista Igor Oliveira, é possível sim reduzir as medidas e o inchaço, mudando hábitos alimentares que podem ajudar a diminuir a retenção de líquido. O nutricionista alerta que não existe milagre. Além do inchaço, a retenção de líquidos pode causar desconforto intestinal, dores corporais, estresse e agravamento de celulite, quando associado a alterações hormonais. Tais alterações também explicam por que mulheres costumam reter mais líquidos do que homens.


O problema acontece quando o corpo não consegue eliminar fluidos em excesso e eles se acumulam em tecidos das pernas, tornozelos, mãos e abdômen, causando inchaço. “É possível sim a redução de medidas corporais do peso e da retenção de líquidos, através da alimentação. Mas isso precisa estar alinhado por um profissional capacitado e ligado a outros hábitos saudáveis como o aumento da ingestão de líquido, prática de atividade física e o sono adequado”, afirma.


Segundo o Igor Oliveira, quando o assunto é inchaço e retenção de líquidos a alimentação tem um papel fundamental no metabolismo. A união dos fatores mudança de hábitos de vida e alimentação saudável proporciona o resultado. Igor Oliveira lembra que o consumo de frutas vai fazer com que o organismo funcione de maneira mais organizada. “Quando falamos de uma alimentação que pode reduzir o inchaço ou a retenção de líquidos estamos falando de alimentos mais diuréticos como frutas imergidas em água como melancia e melão”, acrescenta o especialista.


Evitar alguns alimentos, no caso das pessoas que já tem problemas com a retenção de líquido também é importante. Os principais são os alimentos ricos em sódio, açúcares refinados, principalmente os alimentos industrializados. Beber pouca água e consumir álcool também contribuem para o quadro de inchaço.





LEIA TAMBÉM

Buscar

Alterar Local

Anuncie Aqui

Escolha abaixo onde deseja anunciar.

Efetue o Login