Katya D'Angelles

Obras federais viram alvo de embate entre governistas e oposição

O clima de eleição foi antecipado com o debate sobre realização de obras

Tiago Amaral
Obras federais viram alvo de embate entre governistas e oposição

O clima de campanha já estáinstalado entre as lideranças que estão do lado de Wellington Dias (PT) e dosenador Ciro Nogueira (Progressistas). O debate sobre quem fez e quem não fezobras no Piauí é o foco da disputa. Como tem grande influência no GovernoFederal e agora como ministro da Casa Civil, o senador é alvo de críticas dosgovernistas que cobram obras de grande porte, mas o argumento dos Progressistasé de que a maioria dos recursos de obras que foram realizadas nos municípiossão de origem federal, é o que lembra o deputado Júlio Arcoverde.

Amigos, amigos
Mesmo tendo como quase certa acandidatura do deputado Themístocles Filho (MDB) como candidato a vice na chapaque será encabeçada pelo candidato governista, não é certo ainda o apoio doprefeito Dr. Pessoa à chapa. Themístocles que foi o grande entusiasta e defensordo nome de Dr. Pessoa como candidato, desde o início, não só não conta ainda como apoio do prefeito em retribuição como pode ter de enfrenta-lo na oposição, jáque Dr. Pessoa pode se filiar a novo partido e apoiar a candidatura de oposiçãoque é liderada pelo senador Ciro Nogueira (Progressistas).  

Nova onda da covid
Engana-se que com a liberação de eventose a o retorno das aulas presenciais não haverá um aumento no número dos casosde Covid-19 no Piauí. O aumento do número de casos é uma consequência lógicadas flexibilizações. Já há municípios com aumento de números de casos e altastaxas de contaminação, como é o caso da cidade de Simplício Mendes onde oscasos aumentaram em 100% em 15 dias. A diferença dos impactos  se deve apenas ao fato de que com o aumento donúmero de vacinados o número de interações deve diminuir.

Parlamentar por um dia
A estudante Maria Letícia, de 14anos, participou das atividades da Assembleia Legislativa do Piauí na manhã destaquarta-feira (20). A adolescente, que faz parte dos projetos da ONG PlanInternational foi recebida pela deputada Lucy Soares (Progressistas) cumprindoagenda parlamentar participou de reunião nas comissões e da sessão ordinária. APlan Internacional selecionou Maria Letícia entre as diversas meninas queparticipam de seus projetos. Foi disputada uma eleição entre as que maisdesenvolvem as atividades, se expressam melhor e tinham interesse em conhecer otrabalho político. Além de visitar o Legislativo, elas podem trazer demandas desuas comunidades.


Macacos de volta
A vereadora ThanandraSarapatinhas recuperou a guarda dos seus macacos. Graça a uma decisão dodesembargador Sebastião Ribeiro Martins que determinou a restituição dos doismacacos pregos apreendidos para a vereadora e protetora de animais. A vereadoraargumentou na Justiça que é depositária fiel dos macacos, título concedido pelaSecretaria de Segurança Pública do Maranhão, através da 13a Delegacia Regionalde Polícia Civil de Presidente Dutra, tendo comprovado o fato através de documentação. Agora, a parlamentar deverá apresentar a comprovação derequerimento de licença para regularização da guarda dos animais junto aoInstituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis(Ibama).

Descompasso
O presidente da Câmara dosDeputados, Arthur Lira (PP-AL), criticou a demora dos senadores em votar aproposta que altera as regras do Imposto de Renda de pessoas físicas ejurídicas e estabelece a cobrança de dividendos, já aprovada pela Câmara. Paraparte da base governista a inviabilidade do valor programa Renda Brasil, quevai substituir o Bolsa Família se deve ao atraso de uma série de medidas quepoderiam gerar recursos para bancar o programa. Segundo Lira, o Imposto deRenda, e sabemos que é base de cálculo para novas fontes. Na verdade, há umdescompasso entre a Câmara e o Senado na votação das pautas de interesse do Governoque tem sofrido sucessivas vitórias na Câmara e derrotas no Senado.

Cadastro de pessoas condenadas
A Comissão de Segurança Públicada Câmara dos Deputados aprovou projeto de lei que institui o Cadastro Nacionalda Persecução Penal e o Cadastro Nacional de Violência contra a Mulher, comdados e informações sobre inquéritos, denúncias, processos e condenações, entreoutros. O Projeto de Lei 1899/21, do deputado Nicoletti (PSL-RR), foi aprovadona forma de substitutivo elaborado pelo relator, deputado Delegado AntônioFurtado (PSL-RJ). Ele fez ajustes no texto original  e incorporou ainda umapensado.






LEIA TAMBÉM

Buscar

Alterar Local

Anuncie Aqui

Escolha abaixo onde deseja anunciar.

Efetue o Login