Magno Pires

Multidão de endividados e desassalariados

@Divugação
Multidão de endividados e desassalariados

Antes,durante e após a pandemia uma multidão de endividados e desassalariados ganhouas ruas das cidades.

            Antes da pandemia os arquivos deendividados eram bem menores, menos cheios, entretanto, durante e após milhõesde brasileiros tiveram as dívidas aumentadas geometricamente. E ficarãodifíceis de serem quitadas senão com multas descontos, porquanto não há outromeio plausível de liquidação. Os salários jamais serão ajustadoscompativelmente e em condições favoráveis que os endividados obtenham paraliquidar as dívidas preexistentes; por conseguinte, os endividados jamais terãocomo encerrar os seus débitos porque os salários foram diluídos pelosconstantes aumentos dos produtos. E os que pretendem receber de qualquer jeitoos seus créditos dos devedores sacrificados pelo aumento terrível das dívidaspela inflação, com os juros, multas e correção.

            Os milhões de endividados ficarãosujeitos à condição de permanentes devedores. Se os credores não flexibilizarem,ainda mais, as condições de pagamento com dinheiro emprestado de outra fonte e,agora, duplamente devedores.

            O cenário dos endividados é obscuroe imprevisível. Os empregos sumiram, bem assim os pequenos negócios onde osendividados conseguiam recursos para sua sobrevivência e para pagar as suasdívidas provenientes da atividade negocial que mantinham.

            O Governo Federal liberou quase 800bilhões de reais para socorrer emergencialmente os 68 milhões de brasileirosque perderam empregos e pequenos negócios, bem como para os autônomos quetambém foram tragados pela crise da Covid-19.

Essequadro social tragicômico, provocado pela pandemia, ainda está bastante grave,ainda que a doença haja diminuído na sua intensidade e na quantidade de mortes.As vacinas ajudaram muito na redução dessas dificuldades sanitárias quanto àescalada da Covid. E o Governo já respira mais aliviado nos três níveisfederativos e a tendência factível é as atividades econômicas voltarem à plenanegociação da economia, porquanto a quantidade de vacinas segue fortemente parao final, com todos vacinados.

            Portanto, vislumbram-se uma soluçãoà ação mortífera da Covid-19; E, com isso, a plena capacidade de trabalho docomércio, da indústria e de serviços. Nessa nova cosmovisão socioeconômica, o Paísvoltará à plena atividade funcional e formal e passará a recuperar as fontes deriquezas perdidas e/ou solapadas pela Pandemia da Covid-19, que não será umaatitude fácil. Espera-se, entretanto, que os agentes políticos de quaisquer origensda suposta esquerda, à direita raivoso ou qualquer critério neste sentido.

MAGNOPIRES é Diretor-geral do Instituto de Águas e Esgotos do Piauí – IAE-PI,Ex-Secretário de Administração do Piauí e ex-presidente da Fundação CEPRO,advogado da União (aposentado), professor, jornalista e ex-advogado da Cia.Antáctica Paulista (hoje AMBEV) por 32 anos consecutivos.

 





LEIA TAMBÉM

Buscar

Alterar Local

Anuncie Aqui

Escolha abaixo onde deseja anunciar.

Efetue o Login