Magno Pires

Rafael Fontelles “é o que cresce!...” nas pesquisas

O candidato do governista está com 13,62%


Rafael Fontelles “é o que cresce!...” nas pesquisas

SegundoPesquisa do Instituto Amostragem, entre os eventuais candidatos à sucessão de22, o candidato Rafael é o que mais cresce.

            Esse levantamento do InstitutoAmostragem recepciona Rafael numa posição confortável à sucessão porquanto, doscinco nomes indicados, Rafael é o único que jamais concorreu a qualquer cargoeleitoral.

            Os veteranos Ciro Nogueira, IracemaPortella, Sílvio Mendes, além de Wellington Dias labutam a política há váriosanos; Por isso, é natural que estejam à frente de Rafael Fonteles, mas esteprossegue no encalço de Sílvio mendes.

            O candidato do governista está com13,62%, enquanto Ciro Nogueira 15,47%, Iracema Portella 10,46%, Sílvio Mendes22,76% e João Vicente 10,11% “na intenção de voto estimulado para governador”.

            O candidato governador obteve13,62%, ficando acima de Iracema Portella com 10,46% e de João Vicente Claudinocom 10,11%, e obtendo mais da metade das intenções de voto de Sílvio Mendes,com 22,76%, demonstrando empenho extraordinário porquanto jamais concorreu auma eleição; sendo, portanto, o candidato que mais cresce no levantamento doAmostragem.

            Rafael, superando Iracema Portella eJoão Vicente e é o candidato que mais cresce na pesquisa.

            Os oposicionistas apresentam o seupostulante à sucessão eleitoral de 22, médico Sílvio mendes, um veterano napolítica piauiense. E como Vice a deputada Iracema Portella.

            De fevereiro até setembro RafaelFonteles cresceu mais de 10 pontos percentuais nas intensões de voto paraGovernador. Além disso, enquanto em fevereiro 70,98% dos entrevistadosafirmaram não conhecer Fonteles, em setembro, 57,69% afirmaram não conhecer oSecretário da Fazenda, conforme a pesquisa do Instituto Amostragem.

            Surpreendentemente ascendente naspesquisas, Rafael aparece em fevereiro com apenas 3,78% das intenções de votos.Em junho, passou para 8,61% e agora saltou para 13,62%, ultrapassando Iracema eJoão Vicente e com mais da metade das intenções de voto de Sílvio Mendes,Portanto, a trajetória do candidato governista é de subida constante naspesquisas; de totalmente desconhecido passou a conhecido e fustigando ooposicionista Sílvio Mendes, como primeiro colocado.

            As oposições perderam o seu maiorícone que era Firmino Filho. Líder absoluto no eleitorado na Capital, mas dr.Pessoa impôs ao seu candidato Kleber Montezuma uma derrota histórica.

            Sílvio Mendes, também prefeito deTeresina pelo PSDB, ex-candidato a Governador em 2014, derrotado por WellingtonDias, agora é o eventual postulante ao Governo do Estado para enfrentar RafaelFonteles do PT.

            A tarefa eleitoral de Sílvio Mendesnão será fácil. Pois, além de topar com um Secretário atuante e determinado,terá que também topar de frente com a liderança do maior líder político dahistórica do Piauí, Governador Wellington Dias, que apoia Fonteles.

            Ademais estará na Chefia doPoder  Executivo do Piauí, Regina Souza,justamente porque Wellington Dias se afastará para ser eventual candidato aoSenado Federal.

            E se as oposições tentarem diminuire/ou menosprezar a liderança de Regina Souza por ser humilde, dedicada, àsvezes retraída e recatada, verão a sua fortaleza surgir em ação na liderança doEstado e na campanha para eleger Rafael Fonteles. Regina é uma estrategistahistórica do Partido dos Trabalhadores onde é respeitada e considerada por suadeterminação e firmeza na defesa de suas ações. E conhece a política estadualcomo nenhum outro. Quando Regina fala, todos calam-se para ouvi-la tamanha aconsideração à sua história de vida.

            Especula-se que Sílvio não votaránem sequer em Bolsonaro e Lula, portanto, relativamente a Bolsonaro, já divergede  Ciro Nogueira, que lhe apoia comoeventual postulante ao governo estadual. Assim, as oposições já estãodivididas, o que é ótimo para Rafael. E como fica o Ministro Ciro, se Sílvionão apoiar Bolsonaro? É coisa para os oposicionistas responderem, especialmenteCiro Nogueira e Sílvio Mendes.

            E, nesse cenário político acimarelatado, o candidato de Wellington Dias e do governismo, Rafael, seguiráascendente na liderança governista do evento eleitoral de 22 e deverá ser ofuturo ocupante do Palácio Karnak, em janeiro de 2023.

MAGNOPIRES é Diretor-geral do Instituto de Águas e Esgotos do Piauí – IAE-PI,Ex-Secretário de Administração do Piauí e ex-presidente da Fundação CEPRO,advogado da União (aposentado), professor, jornalista e ex-advogado da Cia.Antáctica Paulista (hoje AMBEV) por 32 anos consecutivos.

 





LEIA TAMBÉM

Buscar

Alterar Local

Anuncie Aqui

Escolha abaixo onde deseja anunciar.

Efetue o Login