Mural Diário

23 de setembro é o Dia Mundial de Combate ao Estresse

Algumas dicas podem ser essenciais para lidar com o estresse e ter um cotidiano mais leve


23 de setembro é  o Dia Mundial de Combate ao Estresse

Em meioao cenário ainda desafiador da pandemia de Covid-19, o Dia Mundial de Combateao Estresse, comemorado nesta quinta-feira, 23, reforça oscuidados durante a rotina para evitar a sobrecarga emocional. As preocupaçõesfinanceiras, incertezas, medo do contágio pela doença, excesso de uso das redessociais neste período podem agravar ainda mais essa tensão. No entanto, algumasdicas podem ser essenciais para lidar com o estresse e ter um cotidiano maisleve.

Conforme definiçãodo Ministério da Saúde, o estresse é uma reação natural do organismo. Contudo, para muitas pessoas, por diferentesrazões, torna-se um fardo a ser carregado no dia a dia. Para ampliar aconscientização sobre o tema, 23 de setembro foi escolhido como o Dia Mundialde Combate ao Estresse. Prevenção e controle sãoduas palavras-chave nesse combate, e uma boa alimentação e a prática deatividades físicas são pilares da empreitada. A seguir, confira algumasorientações do Ministério da Saúde:

Alimentação: O processo de estresse levaà perda de vitaminas e nutrientes. Assim, torna-se essencial repor essa perdapor meio do consumo de alimentos ricos em vitaminas do complexo B, vitamina C,magnésio e manganês. Verduras, como brócolis, chicória, acelga e alface, bemcomo frutas, são aliados importantes no restabelecimento do equilíbrio doorganismo.

 

Atividades físicas: Além de proporcionar benefícios às funções cardiovasculares erespiratórias, bem como ao organismo como um todo, a prática de atividadesfísicas tem parte fundamental na prevenção e no controle do estresse.Exercícios estimulam a produção de substâncias corporais que proporcionam, demodo natural, efeitos relaxantes e analgésicos. A mais conhecida delas é ohormônio endorfina.

 

Dicas para aliviar o estresse

O Portal das Nações Unidas disponibilizou algumas dicaspara você lidar com períodos estressantes. Embora focados nas consequênciascausadas pela pandemia do coronavírus, são conselhos úteis para combater oestresse nas mais diversas ocasiões:

  • Estabeleçauma rotina;
  • Medite;
  • Toqueum instrumento;
  • Sejasolidário: ajudar é uma forma de melhorar seu bem-estar psicossocial,reduzindo, assim, o estresse;
  • Divirta-se!




LEIA TAMBÉM

Buscar

Alterar Local

Anuncie Aqui

Escolha abaixo onde deseja anunciar.

Efetue o Login