• Teresina, 27/10/2021
  • Tempo Hoje: 26° | 26°
Publicidade
Publicidade

23 de setembro é o Dia Mundial de Combate ao Estresse

Algumas dicas podem ser essenciais para lidar com o estresse e ter um cotidiano mais leve


23 de setembro é  o Dia Mundial de Combate ao Estresse

Em meio ao cenário ainda desafiador da pandemia de Covid-19, o Dia Mundial de Combate ao Estresse, comemorado nesta quinta-feira, 23, reforça os cuidados durante a rotina para evitar a sobrecarga emocional. As preocupações financeiras, incertezas, medo do contágio pela doença, excesso de uso das redes sociais neste período podem agravar ainda mais essa tensão. No entanto, algumas dicas podem ser essenciais para lidar com o estresse e ter um cotidiano mais leve.

Conforme definição do Ministério da Saúde, o estresse é uma reação natural do organismo. Contudo, para muitas pessoas, por diferentes razões, torna-se um fardo a ser carregado no dia a dia. Para ampliar a conscientização sobre o tema, 23 de setembro foi escolhido como o Dia Mundial de Combate ao Estresse. Prevenção e controle são duas palavras-chave nesse combate, e uma boa alimentação e a prática de atividades físicas são pilares da empreitada. A seguir, confira algumas orientações do Ministério da Saúde:

Alimentação: O processo de estresse leva à perda de vitaminas e nutrientes. Assim, torna-se essencial repor essa perda por meio do consumo de alimentos ricos em vitaminas do complexo B, vitamina C, magnésio e manganês. Verduras, como brócolis, chicória, acelga e alface, bem como frutas, são aliados importantes no restabelecimento do equilíbrio do organismo.

 

Atividades físicas: Além de proporcionar benefícios às funções cardiovasculares e respiratórias, bem como ao organismo como um todo, a prática de atividades físicas tem parte fundamental na prevenção e no controle do estresse. Exercícios estimulam a produção de substâncias corporais que proporcionam, de modo natural, efeitos relaxantes e analgésicos. A mais conhecida delas é o hormônio endorfina.

 

Dicas para aliviar o estresse

O Portal das Nações Unidas disponibilizou algumas dicas para você lidar com períodos estressantes. Embora focados nas consequências causadas pela pandemia do coronavírus, são conselhos úteis para combater o estresse nas mais diversas ocasiões:

  • Estabeleça uma rotina;
  • Medite;
  • Toque um instrumento;
  • Seja solidário: ajudar é uma forma de melhorar seu bem-estar psicossocial, reduzindo, assim, o estresse;
  • Divirta-se!




LEIA TAMBÉM

Anuncie Aqui

Escolha abaixo onde deseja anunciar.

Guia Comercial

Veja nossos Planos

Classificados

Anuncie Grátis

Publicidades

Fale Conosco