• Teresina, 27/10/2021
  • Tempo Hoje: 26° | 26°
Publicidade
Publicidade

Chegada de mais vacina é motivo para comemorar

Representa mais pessoas imunizadas e protegidas contra a doença, menos óbitos e internações, além disso, o sistema de saúde fica menos sobrecarregado para atender pacientes com outros tipos de enfermidades


Chegada de mais vacina é motivo para comemorar

O Piauí, assim como todo Brasil, tem avançado no combate à Covid-19, tanto em relação à queda do número de casos quanto à diminuição do número de óbitos, e isso tem acontecido graças ao avanço na vacinação. No último final de semana, por exemplo, o Estado recebeu mais de 200 mil vacinas contra a Covid-19, o que traz esperança de mais pessoas protegidas.

E exatamente porque mais pessoas estão sendo vacinadas é que temos números melhores, como o de ontem (domingo, 20 de setembro), por exemplo, quando não foi registrado nenhum óbito e apenas 20 casos confirmados da doença, segundo o Boletim Epidemiólico divulgado pela Secretaria Estadual de Saúde (Sesapi)

Então, se o Estado recebesse mais doses de vacina contra a Covid-19, seja pela aquisição do Consórcio Nordeste ou repassada pelo próprio Ministério da Saúde, seria motivo de glória e não de piada ou ironia. Isso não tem a menor graça e nem combina com o atual momento, pois a pandemia ainda não acabou no Brasil. E nem é coveniente um assunto tão sério e importante virar alvo de “firulas eleitorais”. É preciso sempre torcer a favor de mais vacinas e da saúde dos piauienses, seja governo ou oposição. Quanto mais vacinas, mais pessoas serão imunizadas contra essa terrível doença.  

 


Foto: Myke Sena/MS


Brasil comemora 50% da população adulta vacinada

Enquanto aqui no Piauí a não compra de vacinas é motivo para a piada, o Brasil ultrapassa nesta segunda-feira (20) a marca de 50% da população adulta protegida com as duas doses ou dose única da vacina Covid-19. Segundo o Minitério da Saúde, mais de 80 milhões (80,5 milhões) de brasileiros completaram o esquema vacinal. O órgão também informa que foram distribuidas mais de 267 milhões de doses da vacina contra a Covid-19, mais de 222 milhões de doses foram aplicadas e a média móvel de casos e mortes teve queda de mais de 70%:

 

Quanto mais vacina menos o sistema de saúde fica sobrecarregado

De acordo com o Ministério da Saúde, com cada vez mais brasileiros protegidos, o sistema de saúde fica menos sobrecarregado, podendo atender com mais eficiência pacientes com outros tipos de enfermidades. O órgão informa ainda que mais de 22 estados apresentaram taxa de ocupação abaixo de 50%, parâmetro considerado como dentro da normalidade. Desde o começo da campanha, em janeiro deste ano, cerca de 141 milhões de pessoas já tomaram a primeira dose da vacina, o que equivale a quase 90% da população maior de 18 anos.

 

Agendamento da vacinação para adolescentes inicia hoje

Teresina inicia a vacinação dos adolescentes de 12 a 17 anos com comorbidades. O agendamento abre às 16h desta segunda-feira (20) para os que tem entre 12 e 14 anos e às 18h para aqueles com idades entre 15 e 17 anos. O agendamento será no site http://vacinaja.fms.pmt.pi.gov.br/. Na terça-feira, dia 21, às 16h, será aberto o agendamento para os adolescentes com deficiência permanente, adolescentes gestantes, puérperas e lactantes.

 


Visita do Ministério da Saúde

Nesta terça-feira (21), representantes do Ministério da Saúde estarão em Teresina para acompanhar a implantação, a evolução e a qualidade da atenção básica em Teresina. “Ficamos satisfeitos com isso, porque Teresina tem percentualmente o maior índice de cobertura da Estratégia Saúde da Família, então mais uma vez vamos apresentar ao Ministério da Saúde que levará esse exemplo para todo o país”, diz o presidente da Fundação Municipal de Saúde (FMS), , Gilberto Albuquerque.

 

Agenda de visitas

Segundo a agenda, às 8h a equipe se reúne com o presidente da Fundação Municipald e Saúde, onde ocorre uma apresentação sobre sobre a rede de Atenção Primária a Saúde de Teresina, no auditório da FMS. Os representantes do Ministério da Saúde também visitam duas Unidades Básicas de Saúde: às 10h, visitam a UBS não gripal (UBS Santa Isabel), e às 11h, visitam uma UBS exclusiva para Síndrome Gripal (UBS Real Copagre).

 

‘Juízo 100% Digital’ em todas as Comarcas do estado

O Tribunal de Justiça do Piauí (TJ-PI) publicou a Portaria Nº 2337/2021 instituindo o ‘Juízo 100% Digital’ em mais 35 Unidades Judiciárias. Assim, a plataforma eletrônica de prestação de serviços passa a funcionar em todas as unidades cíveis nas Comarcas do estado de modo inteiramente digital. O ‘Juízo 100% Digital’ permite a tramitação processual por meios virtuais, sendo possível a realização da prática dos atos processuais, desde a petição inicial, audiências e até mesmo o cumprimento de sentenças. O sistema torna, portanto, o judiciário mais célere, fazendo com que os serviços de justiça cheguem de forma mais eficaz à toda a sociedade.

 

Plataforma democrática

Os magistrados e magistradas poderão, a qualquer tempo, dar vista às partes para que digam se concordam com a tramitação de ação, já distribuída, de acordo com o rito do Juízo 100% Digital, inclusive em relação a processos anteriores à entrada em vigor do normativo que regulamentou a adoção do Juízo 100% Digital no âmbito do Tribunal de Justiça do Piauí. Havendo recusa expressa das partes à adoção do Juízo 100% Digital, o magistrado ou a magistrada poderá propor a realização de atos processuais isolados de forma digital, abrangendo também processos iniciados antes da entrada em vigor da portaria acima referida, importando o silêncio dos envolvidos, após duas intimações, em aceitação tácita.

 


Eleições 2021

As eleições de 2021 vão contar com a participação feminina no julgamento dos processos no Tribunal Regional Eleitoral do Piauí (TRE-PI), da juíza Lucicleide Pereira Belo, que tem uma experiência de 32 anos na magistratura. Ela atuava como Juíza de Direito e Eleitoral e tomou posse, na segunda-feira passada (13 de setembro), como a mais nova integrante da Corte Plenária Eleitoral. Lucicleide Belo assumiu na categoria de Juíza de Direito, para o biênio 2021/2023, em vaga antes ocupada pelo Juiz Aderson Antônio Brito Nogueira, cujo biênio se encerrou na última quinta-feira (9). “É um novo desafio e mais uma motivação para aumentar ainda mais a minha responsabilidade como guardiã da democracia”, disse a mais nova integrante do Pleno.

 


Justiça Eleitoral tem dados de 148 milhões de pessoas

Segundo informações do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), o cadastro eleitoral, que contém informações individualizadas sobre as pessoas inscritas na Justiça Eleitoral, tanto no Brasil quanto as que votam no exterior, reúne hoje dados de quase 148 milhões de pessoas, sendo 77,6 milhões de eleitoras e 70,2 milhões de eleitores. Organizado e administrado pela Justiça Eleitoral e nacionalmente unificado, hoje é considerado um dos maiores bancos de dados do mundo.

 

Feriado já antecipado

O feriado do Dia do Piauí (19 de Outubro), previsto na Lei nº 9.093/1995, combinado com a Lei Estadual nº 176/1937, já foi antecipado para o dia 18 de março deste ano, conforme Lei Estadual nº 7490/2021, devido aos protocolos de saúde adotados em função da pandemia.

 

 





LEIA TAMBÉM

Anuncie Aqui

Escolha abaixo onde deseja anunciar.

Guia Comercial

Veja nossos Planos

Classificados

Anuncie Grátis

Publicidades

Fale Conosco