Luciano Coelho

Governadores vão manter vacinação de adolescentes sem comorbidades

O Ministério quer restringir a vacinação para grupos prioritários (deficiência permanente, comorbidades e privados de liberdade


Governadores vão manter vacinação de adolescentes sem comorbidades

O coordenador do tema "vacina" no Fórum dos Governadores do Brasil, governador Wellington Dias, anunciou que os estados vão manter a vacinação contra a Covid para crianças e adolescentes com e sem comorbidades. A decisão contraria a nota do Ministério da Saúde que suspendeu a vacinação de adolescentes de 12 a 17 anos sem comorbidades.  "O Fórum dos Governadores do Brasil tem uma meta importante: Mais vacinas para salvar vidas. Mais vacinação para o povo brasileiro. Assim, nós tomamos uma decisão de seguir a orientação da ciência e, seguindo a ciência, a própria Organização Mundial da Saúde, o Comitê de Cientistas Nordeste, integrado com o Brasil, estamos trabalhando para fazer a vacinação abaixo de 18 anos. Assim vamos começar por aqueles de 17 anos, que têm uma deficiência permanente e ainda em seguida quem têm comorbidade, mulheres adolescentes grávidas, até completar todos com mais de 12 anos vacinados. Salvar vidas segue sendo nossa prioridade", declarou Wellington Dias. O Ministério quer restringir a vacinação para grupos prioritários (deficiência permanente, comorbidades e privados de liberdade).


Nova conselheira

A deputada estadual Flora Izabel (PT) foi eleita para o cargo de conselheira do Tribunal de Contas do Estado do Piauí (TCE-PI). Ela teve 17 votos. O deputado Wilson Brandão (PP) obteve 12 votos. E teve um deputado que votou em branco.  O cargo de conselheiro do TCE é vitalício até aos 75 anos quando se tem a aposentadoria compulsória.


Candidaturas inócuas

Oito candidatos disputaram a vaga, que ficou aberta no dia 7 de julho, com a aposentadoria do conselheiro Luciano Nunes. Eram dez candidatos, mas o deputado Zé Santana (MDB) e o deputado Flávio Nogueira Júnior (PDT) desistiram da candidatura. Concorreram ainda: o advogado Thiago Albuquerque Normando, a advogada Nayara Negreiros, o servidor do TJ-PI Roosevelt Figueiredo, o controlador geral de Teresina Ricardo Teixeira Júnior, auditor fiscal do TCE José de Jesus Cardoso da Cunha e o promotor de justiça Flávio Teixeira de Abreu Júnior.


Perda da democracia

A eleição secreta para a vaga de conselheiro do TCE-PI causou traumas políticas dentro da base aliada do governo do Estado. O deputado Wilson Brandão, que obteve 12 votos, disse: “A Democracia perdeu luta para a pressão e para a opressão.”, reclamou o deputado. 


Nova caminhada

A deputada Flora Isabel falou da disputa, ela disse que toda eleição tem um ganhador e um perdedor. Mas falou que vai esquecer o processo e dar início a uma nova caminhada. “Agora saio da Assembleia, minha casa por 18 anos, e vou para o Tribunal de Contas, com um sentimento de responsabilidade e compromisso.”, finalizou.


Titularidade

O suplente de deputado Warton Lacerda assume a titularidade como deputado estadual com a eleição de Flora Isabel para o TCE-PI. Ele é o segundo suplente efetivado como titular nesta legislatura. O primeiro foi o deputado Bessah Reis, que foi titularizado com a morte do deputado Fernando Monteiro.


Equilíbrio do contrato

Os consórcios de ônibus entregam hoje (17) uma planilha sobre a gratuidade que deve ser subsidiada pelo poder público à Prefeitura de Teresina. Além da gratuidade, tem a meia passagem dos estudantes e a segunda passagem para fazer a integração no sistema. Os valores levantados até agora chegam a R$ 31 milhões, da conta nova.

 

 VOZ DO PODER

"Os estudantes e todas as categorias de gratuidade, nós estamos fazendo um levantamento e junto com essa minuta encaminhamos. Estamos comprovando o que cada empresa transportou de janeiro até agosto de gratuidade em cada ônibus. Tudo isso somado e mapeado no custo que está sendo entregue ao superintendente", comentou a advogada Naiara Moraes, consultora jurídica do Setut, falando sobre o custeio das gratuidades e os subsídios para manter o sistema funcionando.






LEIA TAMBÉM

Buscar

Alterar Local

Anuncie Aqui

Escolha abaixo onde deseja anunciar.

Efetue o Login