Luciano Coelho

Empresários de ônibus fizeram proposta para a Prefeitura de Teresina


Empresários de ônibus fizeram proposta para a Prefeitura de Teresina

O prefeito Doutor Pessoa apresentou a proposta em busca de consenso com os empresários do setor de transporte público da capital. Segundo o prefeito, a proposta discute o pagamento dos subsídios relativos ao ano de 2021, audita o valor  cobrado pelos empresários relativo aos anos anteriores; reivindica o controle da bilhetagem eletrônica ; retomada da circulação da frota prevista na ordem de serviço da Strans; cobra obediência a vida média da frota dos ônibus em circulação; trata ainda da revisão da tarifa, do funcionamento do sistema Inthegra, bem como, a manutenção da quantidade de ônibus em circulação; além da gratuidade para estudantes do ensino fundamental e ter ônibus com ar condicionado e wifi. Os empresários cobram incentivos com subsídios de ICMS e IPVA; subsídios para bancar a gratuidade; subsídios para a meia passagem dos estudantes. Os empresários ainda propuseram, experimentalmente, cobrar uma tarifa promocional, diferenciada nos horários de entrepico das 9h às 11h; das 15h às 17h e depois das 20h, com pagamento só com cartões de bilhetagem eletrônica. Eles querem ainda mudança da velocidade nas faixas exclusivas; e uma escala diferenciada nos horários das atividades: 7h para Saúde e Indústria; 8h para Educação e 9h para Comércio e Serviços. Ainda existem divergências entre as propostas dos empresários e da Prefeitura.


Evite queimadas

O Piauí  é o quinto estado do Brasil em número de incêndios. O governador Wellington Dias usou as redes sociais para apelar e no sentido de evitar queimadas no estado. Nos primeiros dias de setembro, o Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (INPE) registrou quase 700 focos de incêndios em 85 cidades piauienses. 


Apelo pela prevenção

"Entramos naquele período que chamamos de B R O-BRÓ. De setembro até dezembro chove menos e temos o desafio dos incêndios. Estamos com nossas equipes do Corpo de Bombeiros em São Raimundo Nonato, na divisa com o Ceará, aqui em Teresina. O objetivo é que você possa colaborar evitando queimadas, evitando jogar cigarro nas margens das estradas, evitar acender fogo. Tudo isso leva a risco. O melhor é a prevenção. Faço um apelo para que a gente possa prevenir e evitar incêndios ", disse o governador Wellington Dias nas redes sociais.


Prova de Vida

A Secretaria de Estado da Administração e a Fundação Piauí Previdência (PiauíPrev) destacam que o prazo para a realização da Prova de Vida 2021 encerra no dia 30 de setembro. O procedimento é obrigatório para todos os servidores inativos, aposentados, pensionistas e militares da reserva do Governo do Estado do Piauí.


10 mil de fora

“Mais de 10 mil segurados que deveriam ter realizado a Prova de Vida 2021 nos meses de julho e agosto não o fizeram. Todos podem realizar o cadastro até o fim do mês de setembro, por meio do aplicativo Meu RPPS, disponível para celular ou tablet”, destacou a secretária de Estado da Administração e Previdência, Ariane Benigno, dizendo que até agora comente 52% dos servidores fizeram a prova de vida com sucesso.


Novo público alvo

A Prefeitura de Teresina ampliou o público-alvo da vacina contra a Covid, conforme chegam novas doses. A Fundação Municipal de Saúde informou que à medida que o município recebe as doses, vai informando quais públicos alvos receberão a imunização. Nesta sexta-feira (10) serão vacinadas as pessoas de 19 e 20 anos, que agendaram a primeira dose no site do Vacina Já.


Menos judicialização

A Câmara dos Deputados aprovou o projeto de lei que estabelece o novo Código Eleitoral. O texto-base tem quase 900 artigos e reformula a legislação partidária e eleitoral. Para que entre em vigor nas eleições de 2022, o texto deve ser aprovado até o final de setembro por Câmara e Senado. Segundo a relatora, deputada Margarete Coelho, a proposta quer diminuir a judicialização das eleições no país.


3 candidatos no 2º turno

O senador Marcelo Castro apresentou uma PEC com eleição presidencial com 3 candidatos no 2º turno. Segundo Marcelo, a idéia é enfraquecer a polarização Bolsonaro versus Lula nas eleições de 2022. A estratégia é  “diluir a polarização” política no país.


VOZ DO PODER 

“Eu acredito que muitas pessoas optam por votar no Lula não porque seja lulista, mas porque é tão anti-bolsonarista que vê no Lula a pessoa capaz de derrotar Bolsonaro, e vice-versa. Com três candidatos em um segundo turno, a chance de outros nomes aumentaria. Muitos se encorajariam. Não posso ser o primeiro ou o segundo, mas posso ser o terceiro e poderei virar o jogo no segundo turno.”, afirmou  senador Marcelo Castro para justificar a proposta apresentada de ter 3 candidatos em caso de 2º turno.






LEIA TAMBÉM

Buscar

Alterar Local

Anuncie Aqui

Escolha abaixo onde deseja anunciar.

Efetue o Login