Mural Diário

Levantamento revela que o Piauí tem a internet mais rápida do Brasil

Teresina lidera entre as capitais brasileiras com melhor velocidade de conexão


Levantamento revela que o Piauí tem a internet mais rápida do Brasil

Tal como a água e a energia, a internet já é considerada um bem essencial na vida da maioria dos brasileiros. Um estudo realizado pelas plataformas Melhor Plano e Minha Conexão revelou quais estados brasileiros se destacam quando se fala em qualidade de conexão e o Piauí ficou em primeiro lugar, com uma velocidade média de 88,4 Mbps. 


Para realização do levantamento, foram analisados mais de 15 milhões de testes de velocidade, feitos entre janeiro e junho de 2021. Uma das plataformas que mede a velocidade da internet, o Minha Conexão, aponta que Teresina lidera o ranking entre as capitais brasileiras com melhor qualidade de internet.


Parte destes bons resultados se dá por iniciativas que promovem a inclusão digital da população. É o caso da PPP Piauí Conectado, uma parceria com o Governo do Piauí, por meio da Superintendência de Parcerias e Concessões do Piauí (Suparc) e da Agência de Tecnologia e Informação do Piauí (ATI), que está modernizando o estado com a implantação de uma rede de fibra óptica de alta qualidade.


Para o diretor presidente da Piauí Conectado, Emerson Silva, o estado está prestes a se tornar um dos mais conectados do Brasil. “O projeto Piauí Conectado é um grande case de sucesso, que vem servindo de modelo para outros estados e segue avançando a cada dia. Até 2022, todos os 224 municípios piauienses contarão com internet de fibra óptica com alta velocidade e capacidade de transmissão de dados”, revela.


Somente no último mês de agosto, a internet da Piauí Conectado já chegou em mais 14 municípios. Até o momento, são cerca de 150 municípios contemplados pela PPP com a estrutura de conexão em órgãos do Governo do Estado, como escolas, hospitais e delegacias. Além disso, o projeto prevê a instalação de pontos de WI-FI gratuitos em praças e outros espaços públicos em todas as regiões do Piauí. 


Segundo a superintendente de Parcerias e Concessões do Piauí, Viviane Moura, a pesquisa atesta que faz diferença investir em rede de fibra óptica. “A Piauí Conectado tem essa função de conectar todos os municípios, levando essa rede de fibra óptica. Isso significa capacidade e potencialidade de levar novos provedores, novos operadores, para que eles consigam chegar a todas essas cidades com internet de qualidade. Para muito além de gerar esses resultados muito positivos para o estado, também vem gerando emprego, renda e dignidade para nossa população”, pontua.





LEIA TAMBÉM

Buscar

Alterar Local

Anuncie Aqui

Escolha abaixo onde deseja anunciar.

Efetue o Login