Sua Saúde

Uso de estimulantes por estudantes e trabalhadores para melhorar o desempenho: vale a pena?


Uso de estimulantes por estudantes e trabalhadores para melhorar o desempenho: vale a pena?

É  cada vez maiscomum o interesse  das pessoas emmelhorar a performance mental e  comaltos níveis de estresse do mundo moderno, excesso de ansiedade, sobrecarga nosestudos e trabalho, competitividade,  prejuízo de memória, sono de má qualidade,baixa produtividade, esgotamento físico e mental e todos os impactos negativosda pandemia, torna-se um cenário muito favorável para o uso de estimulantes.

Os psicoestimulantes sãosubstâncias que aumentam o estado de alerta e concentração, indicados para otratamento do Transtorno do Déficit de Atenção/Hiperatividade (TDAH) e danarcolepsia, condição que causa sonolência diurna excessiva, porém, essesmedicamentos não se limitam apenas ao tratamento de alguns quadros, mas parapotencializar a cognição, por pessoas que não apresentam nenhum tipo de déficite  na busca de um melhor rendimento nosestudos e no trabalho.

A  exigência  de estudos constantes, a preocupação e acobrança do próprio estudante e trabalhador  em relação ao futuro e ao seu rendimento, aextensa carga horária de estudo e trabalho; uma maior necessidade de se mantermais tempo acordado para tentar suprir a demanda das atividades do dia a dia,  são fatores que podem contribuir para oestímulo do uso de substâncias como o metilfenidato, a lisdexanfetamina e amodafinila.

 

Em pessoas que não têmdiagnóstico de condições que necessitem do uso desses medicamentos, além dapossibilidade de manifestarem efeitos colaterais como taquicardia,  dores de cabeça, tremores, falta de apetite,diarreia, irritabilidade e insônia, doses mal controladas e elevadas podemcausar prejuízo na atenção e no desenvolvimento das tarefas cognitivas econtribuírem para o surgimento de transtornos de ansiedade, de humor edependência química, devendo seu uso portanto, ficar restrito a pacientes comindicação médica.

 

Precisamos entender e aceitar  que o corpo tem limites, precisa tanto daação quanto do repouso.  O sono regular ede boa qualidade é  essencial para que osconteúdos aprendidos sejam assimilados pela memória e apesar da ideia de que osacrifício temporário vale a pena, trata-se de uma percepção distorcida e  equivocada, nos deixando ainda vulneráveis asérios riscos.  

Apesar dos remédios  para memória e concentração serem  tentadores, ainda existem muitas  incertezas com seu uso a longo prazo. Nadúvida com relação a alguns sintomas que a pessoa apresente ou ao uso dessespsicofármacos, o ideal é procurar um profissional capacitado para umaavaliação.

 Para quem deseja  manter sua memória e atenção em dia, com focoe concentração nas suas atividades, o mais seguro é ter um estilo de vida saudável,com a prática regular de exercícios  físicos, alimentação saudável, evitar oexcesso de álcool, reduzir os níveis de estresse, dominar as emoções e dormirbem são fundamentais para melhorar seu funcionamento físico e mental.

Trabalhar a respiração, meditar, fazer auto-hipnose  são outras atividades que podem ajudar a  melhorar  sua energia e  prevenir o esgotamentomental.

Saúde para todos e um fraternal abraço.


 

Dr. Vicente Gomes  - Médico Psiquiatra, Psicogeriatra, Hipnoterapeuta, Palestrante, criador do método Condicionamento Mental Direcionado - CMD e do Programa EstrategicaMENTE. 

🌐 drvicentegomes.com.br

📱 @drvicentegomes 

YouTube: Dr. Vicente Gomes

 

 

 

 

 





LEIA TAMBÉM

Buscar

Alterar Local

Anuncie Aqui

Escolha abaixo onde deseja anunciar.

Efetue o Login