Sua Saúde

Traumas na infância: sérias repercussões na vida adulta

Podemos fazer algo?


Traumas na infância: sérias repercussões na vida adulta

De acordo com a Organização Mundial da Saúde (OMS), aviolência infantil inclui maus-tratos físicos e/ou emocionais, abuso sexual,negligência, exploração comercial e qualquer tipo de negligência/abuso queacarrete em prejuízos reais ou potenciais para a saúde, sobrevivência,desenvolvimento ou dignidade da criança no contexto de uma relação deresponsabilidade, confiança ou poder.

Infelizmente, o que acontece na infância, não permanecena infância, estudos sobre as experiências traumáticas na infância, mostraramque a exposição da criança ao abuso, negligência, descaso ou outros desafios nasua própria casa tem repercussões na sua saúde e no seu bem-estar que podemperdurar até a idade adulta.

O evento traumático na infância produz consequênciasdiversas. Pesquisas sugerem que indivíduos expostos à traumas precoces, apresentamalterações na estrutura cerebral, nas funções cognitivas e déficits nofuncionamento psicológico em geral. As crianças expostas à traumas,  na vida adulta terão maior  risco para o desenvolvimento de condiçõesdiversas, tais como transtornos de ansiedade, depressão, bipolaridade,transtornos psicóticos, transtorno de estresse pós-traumático, comportamentos suicidas,maus tratos à criança, violência conjugal, transtornos de personalidade edependência química.

É muito comum as crianças  chegarem aos consultórios e  serem  diagnosticadas como tendo transtorno dodéficit de atenção/hiperatividade (TDAH), transtorno de oposição desafiante, transtorno bipolar e até em alguns casos, receberem diagnóstico de  autismo,quando estão apresentando  alterações decomportamento em resposta aos maus-tratos físicos, emocionais e/ou algum tipode abuso.

Violência doméstica,abuso psicológico, abuso sexual, negligência emocional, perda de ente querido,acidentes, bullying ,separação dos pais, são muitas as experiências  negativas  que podem ser vivenciadas pelas crianças; memóriastraumáticas ficam armazenadas na mente inconsciente e além da relação com odesenvolvimento de transtornos psiquiátricos, podem contribuir fortemente paraque torne-se um adulto sem foco, com bloqueios, inseguro, cheio de crençaslimitantes, que não conclui projetos, que procrastina, que tem dificuldade dese relacionar com as pessoas e com prejuízos na carreira profissional.

O ideal é prevenir os traumas nas crianças, por isso, devemosser cuidadosos com o que é dito e feito próximo delas, prestar bastante atençãonas pessoas que estão próximas delas, mesmo sendo amigos ou parentes, ter umaatenção especial ao conteúdo que elas têm acesso, seja na televisão ou nainternet e é fundamental manter um ambiente  de respeito, atenção, carinho e amor nas 24horas do dia, seja em  casa ou emqualquer outro lugar.

Se os pais perceberem qualquer tipo de alteração nocomportamento da criança, mudança no padrão alimentar, irritabilidade,agressividade, queda no rendimento escolar, problemas de interação com outrascrianças, medo exagerado, queixas frequentes de dores ou desconfortos físicos e alterações no sono, devemprocurar uma ajudar profissional.

Mesmo sabendo que os traumas na infância podemdesencadear sérias repercussões na vida adulta, podemos mudar essa situação,compreendendo que já passamos da fase indefesa, reconhecendo a intençãopositiva das experiências negativas e dando um novo significado as mesmas.

A hipnose é uma excelente ferramenta que pode ajudar oadulto a fazer uma  limpeza dos resíduosemocionais  que ficaram armazenados namente inconsciente, através da hipnoterapia podemos fazer um mergulho nasmemórias e nos dramas do passado, ter acesso à origem dos traumas, eliminarpensamentos negativos, desenvolver a consciência de que não se tem culpa do queaconteceu, ressignificar as situações traumáticas que estão impedindo que opresente flua naturalmente e que a pessoa desfrute da verdadeira felicidade. 

Saúde para todos e um fraternal abraço.

 

Dr. Vicente Gomes  - Médico Psiquiatra, Psicogeriatra, Hipnoterapeuta, Palestrante, criador do método Condicionamento Mental Direcionado - CMD e do Programa EstrategicaMENTE. 

🌐 drvicentegomes.com.br

📱 @drvicentegomes 

YouTube: Dr. Vicente Gomes





LEIA TAMBÉM

Buscar

Alterar Local

Anuncie Aqui

Escolha abaixo onde deseja anunciar.

Efetue o Login