Sua Saúde

Espiritualidade e Saúde

A espiritualidade pode auxiliar no tratamento das doenças físicas e mentais?


Espiritualidade e Saúde

Aespiritualidade e sua relação com a saúde vem sendo tema de estudo de váriasinstituições no Brasil e no mundo. Até que ponto o estado de espírito doindivíduo pode influenciar diretamente na sua saúde?

Aespiritualidade é um estado mental e emocional que direciona pensamentos, açõese atitudes nas circunstâncias da vida  enos relacionamentos das pessoas, sendo expressa através de crenças, valores,tradições e práticas. A espiritualidade tem uma íntima relação com uma buscapessoal de um propósito de vida e de uma transcendência, que também envolve  as relações com a família, a sociedade e opróprio ambiente.

É importanteressaltar que espiritualidade é diferente de religião, trata-se de singularidades independentes entre si,  em tese, uma pessoa religiosa éespiritualizada, mas alguém espiritualizado não necessariamente segue uma religião, podendo até nem acreditar emDeus. A religião cria uma necessária série de regras e ordenamentos docotidiano, uma lei em torno da qual a sociedade se organiza. A Espiritualidadepromove um mergulho no mistério, faz um convite à ampliação de nossoentendimento, nos oferecendo uma oportunidade de apreciar a beleza do universo.

Algunssentimentos e atitudes negativas como  rancor, egoísmo, inveja, raiva, orgulho, ódio,desejo de vingança, falta de perdão  eressentimento podem estar na essência de várias doenças enfrentadas pelahumanidade.

Há estudosmostrando  redução na mortalidade  geral em pessoas espiritualizadas,com melhores desfechos cardiovasculares, incluindo casos de hipertensão arteriale doença coronariana; melhor resposta a tratamentos quimioterápicos eespiritualidade como fator de proteção contra o suicídio. Sentimentospositivos melhoram o humor, aumentam a imunidade, melhoram o rendimento nosestudos e no trabalho, ampliam a resiliência e capacidade de lidar comfrustrações, melhoram a qualidade do sono, reduzem o estresse e também previnem a ansiedade, depressão e  abuso de substâncias. Honestidade, gratidão,perdão, amor e bondade  ainda fortaleceme mantêm relações e são determinantes para encontrarmos a felicidade plena.

É  possível prevenir a doença tratando aespiritualidade primeiro, por meio do perdão e da gratidão, além de reforçaroutras atitudes positivas como respeito, humildade,  compaixão,  paciência, otimismo, confiança e solidariedade. A fé, o pensamento positivo, a oração ea meditação  não beneficiam apenas amente, mas o organismo como um todo. Enesse período delicado de pandemia que vivemos, essas práticas são ainda maisimportantes e necessárias.

 Muitas pessoas  acham que a resposta que buscamos esteja emalgum governante, líder religioso, profissional da saúde, algum familiar ou em alguémmais próximo, mas na realidade ela encontra-se no silêncio que o campoespiritual promove.  O melhor caminhopara desenvolver e fortalecer a espiritualidade é voltar-se à interioridade.

Então, mesmosabendo de todas as vantagens da espiritualidade, é importante enfatizar que elanão deve ser vista como solução que substitui os cuidados médicos, mas, sim,como uma  importante aliada, capaz depotencializar o bem-estar  e  melhorar a nossa  qualidade de vida.

Saúde paratodos e um fraternal abraço.

 

Dr. Vicente Gomes  - Médico Psiquiatra, Psicogeriatra, Hipnoterapeuta, Palestrante, criador do método Condicionamento Mental Direcionado - CMD e do Programa EstrategicaMENTE. 

🌐 drvicentegomes.com.br

📱 @drvicentegomes 

YouTube: Dr. Vicente Gomes

  

 

 

 

 





LEIA TAMBÉM

Buscar

Alterar Local

Anuncie Aqui

Escolha abaixo onde deseja anunciar.

Efetue o Login