Campelo Filho

OAB PIAUÍ realizará workshop sobre empreendedorismo na advocacia

O evento acontecerá em dois dias, será online e totalmente gratuito


OAB PIAUÍ realizará workshop sobre empreendedorismo na advocacia

A OAB/PI,através da Escola Superior de Advocacia (ESA Piauí), realizará nos dias 07 e 09de junho, o workshop “empreendedorismo na advocacia”, que tem por objetivodesenvolver o exercício da advocacia e incentivar o empreendedorismo na área.As inscrições já estão abertas e os interessados poderão se inscrever atravésdo link disponível no endereço eletrônico: http://www.oabpi.org.br/esapi/cursoseventos. O workshop tem carga horária de 3h, é totalmente gratuito e será transmitidoatravés do canal da ESA Piauí no Youtube, às 20h.

“O evento évoltado para o desenvolvimento de carreira de advogadas e advogados,experientes ou em início de carreira, bem como estudantes de Direitointeressados em compreender a logística do mercado de trabalho da advocacia, noPiauí e outros estados, de modo a incentivar o empreendedorismo entre osprofissionais”, destaca Campelo Filho, organizador e ministrante do workshop, queterá também a participação do advogado e empreendedor, Geofre Saraiva.

Segundo Campelo Filho, a programaçãoincluirá abordagens desde a escolha pelo curso de Direito e a decisão poradvogar, passando pelos desafios do mercado, relacionamento com o cliente,comportamento ético, ambiente de trabalho com o advento da internet e dasmídias sociais, a fixação de honorários advocatícios, a publicidade versus omarketing jurídico, dentre outros assuntos de interesse dos profissionais daárea.

“Será um bate-papo, umcompartilhamento de informações e aprendizados nesses 25 anos de atuação noPiauí e em outros estados do país, inclusive, vamos falar sobre os efeitos dapandemia na carreira e o futuro da advocacia pós-pandemia”, diz o advogado.

PesquisaDATAFOLHA mostra alcance do uso da tecnologia na advocacia

Pesquisarealizada pelo Instituto DataFolha, divulgada nesta semana, mostra o impacto douso da tecnologia na advocacia e revela novas formas de trabalhar de uma classeque conta com mais de 1,2 milhão de profissionais. De acordo com os dados, doisterços da advocacia do país, (68%) aprovam a realização de teleaudiências.Outros 22% consideram a introdução das teleaudiências como regular, e 10%, comoruim ou péssima.

O Datafolha mostra ainda que 45% dosadvogados dizem usar algum software de gestão de processos. Entre os advogadosautônomos o percentual é menor (40%) que entre os advogados que trabalham emescritórios (52%).

De acordo com Lara Selem, que épresidente da Comissão de Gestão, Empreendedorismo e Inovação da OAB Nacional econsultora, os programas de gestão de processos são importantes não só paragerenciar os casos em andamento como também para o planejamento estratégico e aorganização financeira do escritório.

Já em relação ao uso de inteligência artificial o percentual cai para 29% eapenas cerca de um quarto dos entrevistados disse usar jurimetria, ou seja,aplicação de modelos estatísticos para a análise de processos.

Ainda sobre asteleaudiências, 80% dos entrevistados disseram já ter participado de algumasessão desse tipo. Para 82% das advogadas e advogados brasileiros, o uso dasferramentas de videoconferência deve ser ampliado pelo Judiciário após o fim dapandemia.

O tema sobre o contato pessoal ser ounão imprescindível para os atos processuais dividiu a categoria. Enquanto 52%dos entrevistados concordaram totalmente ou em parte com a ideia de que os atospresenciais são fundamentais, 47% discordaram totalmente ou em parte.

A pesquisa mostra ainda que a maioria(54%) discorda da afirmação de que "teleaudiências não funcionam porque amaioria dos clientes não possuem conexão à internet e equipamentos tecnológicossuficientes para participar".

O levantamentomostrou também que é alta a confiança na segurança dos processos eletrônicosdos tribunais. A taxa dos que disseram confiar muito foi de 63%, enquanto 30%dos entrevistaram afirmaram confiar um pouco, e 4% relataram que não confiam.

A pesquisa Datafolha foi realizada portelefone entre os dias 26 de fevereiro e 8 de março e ouviu 303 advogados, dascinco regiões do país. Os resultados foram ponderados por sexo, idade e região,conforme os dados do quadro da advocacia da OAB (Ordem dos Advogados do Brasil). ​ O levantamento foi encomendado no âmbito da FolhaJus, iniciativa do jornalFolha de São Paulo voltada para os assuntos do mundo jurídico. (Folha Uol)

Propostasobre publicidade para advogados será votada em junho

O Conselho Federal da OAB adiou a votação daproposta com novas regras sobre publicidade para advogados para a sessão doPleno que será realizada em junho. A data ainda não está definida e até lá, osconselheiros federais terão prazo para analisar as propostas e avaliar apossibilidade de ajustes no texto.  Anova proposta visa atualizar o provimento 94/2000 e reúne o trabalho de mais dedois anos de audiências públicas e de consulta à advocacia em todas asseccionais do país. A decisão pelo adiamento se deu durante reunião virtualrealizada no último dia 18 de maio.

Dentre as mudanças apresentadas no novo textoestá a redução das restrições para publicidade nas redes sociais e o uso deGoogle ads, ferramenta de anúncios da plataforma de busca. O texto tambémautoriza o impulsionamento e patrocínio de postagens, desde que sem oferta deserviços. Além disso, o projeto estabelece maior flexibilidade quando se tratarde divulgação de conteúdos jurídicos e técnicos.

"Aprodução e divulgação de conteúdo e assuntos técnicos ou jurídicos écompreendida como uma estratégia de marketing permitida. Exatamente por ser aadvocacia indispensável à justiça, também cabe a ela, além de defender osdireitos de nossos constituintes, fomentar e viabilizar o acesso à informação eao conhecimento. Em especial para a Jovem Advocacia, já que a forma dacomunicação atualmente é por meio das redes sociais e a divulgação de conteúdoé a forma pela qual conseguem se consolidar no mercado", explica ocoordenador do Grupo de Trabalho da Publicidade do Conselho Federal daOAB, Ary Raghiant Neto. (Conjur/Oab)

OAB no Guinness

 

A OAB Nacional e a Escola Superior deAdvocacia (ESA Nacional) receberam a titulação do Guinness World Records (Livrodos Recordes) em reconhecimento à realização do “I Congresso Digital Nacionalda OAB - Repercussões Jurídicas e Sociais da Pandemia de Covid-19”, como omaior congresso virtual da área jurídica realizado no período de uma semana. Oevento aconteceu em julho de 2020, e teve mais de 115 mil inscritos, mais de160 painéis e mais de 700 palestrantes voluntários. A cerimônia certificadoraaconteceu no último dia 26 e foi transmitida pelo canal da ESA Nacional no YouTube. (oab)



Campelo Filho - Mestre e Doutor em Direito. Pós-doutorando pela Università Mediterranea di Reggio Calábria- Itália. Professor da Escola da Magistratura do Estado do Piauí. Advogado empresarial. Conferencista. Autor de livros e artigos científicos. 





LEIA TAMBÉM

Buscar

Alterar Local

Anuncie Aqui

Escolha abaixo onde deseja anunciar.

Efetue o Login