Sua Saúde

Prevenção ao Suicídio: Precisamos falar em tempos de pandemia e sempre!

Além dos transtornos psiquiátricos, outros fatores podem aumentar o risco de suicídio


Prevenção ao Suicídio:  Precisamos falar em tempos de pandemia e sempre!

O suicídio é um fenômeno humano complexo, universal,presenteao longo de toda a história da humanidade; osnúmeros têm impactado fortemente a todos e essa silenciosa epidemia representaum gravíssimo problema de saúde pública em todo o mundo.

No mundo, são cerca de 800 mil suicídios anuais, no Brasil, aproximadamente 12 mil pessoas comentem suicídiopor ano. No mundo, as notificações mostram que ocorre um suicídio a cada 40 segundose no Brasil, de acordo com os últimos dados,  a cada 46 minutos uma pessoa tira a própriavida, são números alarmantes, mas infelizmente retrata a realidade.

O  comportamentosuicida tem determinantes multifatoriais sendo resultado de uma complexa interação de fatores psicológicos, biológicos,genéticos, socioculturais e ambientais. Sabe-se que quase todas as pessoas quecometeram suicídio  tinham uma doençamental, muitas vezes não diagnosticada, frequentemente não tratada ou nãotratada de forma adequada.

Além dos transtornos psiquiátricos, outros fatores podemaumentar o risco de suicídio, como tentativa prévia de suicídio, suicídio nafamília, abuso sexual na infância, isolamento social, impulsividade,agressividade, doenças incapacitantes/incuráveis, perda de emprego, desilusãoamorosa, desonra e fácil acesso a meio letal. É importante também falarmos nosfatores protetores, dentre eles podemos mencionar a ausência de doença mental,bom suporte familiar, religiosidade/espiritualidade, ter crianças em casa,gravidez desejada e planejada, estar empregado e ter laços sociais bemestabelecidos.

A depressão é condição mais frequentemente associada aosuicídio. Observa-se também o transtorno bipolar, alcoolismo e abuso ou dependênciade outras drogas, transtornos de personalidade, esquizofrenia, sendo os maiscomuns dos transtornos psiquiátricos envolvidos.

Por isso podemos e devemos atuar ajudando a prevenir o suicídio.O tratamento eficaz da doença mental é o alicerce  mais importante da prevenção ao suicídio.

Estamos passando por momentos difíceis, insegurança,medo, alto índice de mortalidade, luto, distanciamento social, crise econômica,principalmente agora, vivenciando esse impacto na saúde mental trazido pelapandemia de Covid-19,  precisamos mais doque nunca  falar sim sobre suicídio, deuma forma responsável, sem fazer sensacionalismo, levando informaçõesimportantes que possam ajudar a sociedade a combater o estigma e a desmistificara cultura e o tabu em torno do tema.

Quem está pensando em desistir da vida, não consegueenxergar uma saída e quer apenas parar de sofrer, mas existe sim uma saída e quando a pessoa consegue desabafar emum ambiente tranquilo, de compreensão, de acolhimento, sem crítica, sem julgamentoe ser realmente entendida por outro indivíduo, ela fica aliviada e é umimportantíssimo ponto de partida para que juntamente com uma ajudaespecializada e outros recursos ela siga fortalecida para o show da vida, poisvale muito a pena viver.

Saúde para todos e um fraternal abraço.

 

 

Dr. Vicente Gomes  - Médico Psiquiatra, Psicogeriatra, Hipnoterapeuta, Palestrante, criador do método Condicionamento Mental Direcionado - CMD e do Programa EstrategicaMENTE. 

🌐 drvicentegomes.com.br

📱 @drvicentegomes 

YouTube: Dr. Vicente Gomes

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 





LEIA TAMBÉM

Buscar

Alterar Local

Anuncie Aqui

Escolha abaixo onde deseja anunciar.

Efetue o Login