Sua Saúde

Sintomas gastrointestinais e emoções

Estado emocional pode influenciar na digestão e afetar o funcionamento do intestino


Sintomas gastrointestinais e emoções

A fisiologia e a bioquímica do sistema nervoso entérico têm aspectos comparáveis aos do cérebro.

Mas o que é o sistema nervoso entérico?

O sistema nervoso entérico é uma rede de neurônios que integram o sistema digestivo, começa no esôfago, termina no ânus e recobre toda a área do nosso sistema digestivo que tem uma extensão média de 10 a 12 metros,  ele faz parte do sistema nervoso e exerce total influência na digestão, nos movimentos intestinais e no fluxo sanguíneo gastrointestinal.

No nosso sistema digestivo há aproximadamente 500 milhões de neurônios e cerca de 30 neurotransmissores, o que faz com que ele seja responsável por emitir respostas emocionais e comportamentais. De acordo com o  Dr. Michael D. Gershon, presidente do departamento de anatomia e biologia celular da Universidade de Columbia. Em seu livro, ‘Segundo Cérebro’, o conhecido pai da neurogastroenterologia, aborda que 95% da serotonina e 50% da dopamina, são produzidos no sistema gastrointestinal. Esses neurotransmissores estão ligados ao prazer e ao bem-estar e quando há um desequilíbrio em seus níveis, pode gerar sintomas ansiosos e depressivos, comportamento compulsivo e até manifestações delirantes.  

O estado emocional tem relação direta com as doenças inflamatórias intestinais. Intestino e cérebro estão em constante "comunicação"; um afeta o outro direta ou indiretamente em grandes proporções.

É comum observarmos que durante um momento de nervosismo ou de estresse, a pessoa tenha aquele famoso “ frio na barriga’’, diarreia ou  prisão de ventre, levando até  o indivíduo a vomitar,  isso acontece  exatamente porque o intestino tem seu próprio sistema nervoso, que está ligado ao cérebro através de ramificações e é por isso, que quando a pessoa sente alguma emoção forte, ela pode ter problemas no funcionamento intestinal, como diarreia, constipação, gases, dor abdominal, e desenvolver síndrome do intestino irritável, gastrite e até úlcera.

Outro elemento importante neste processo é a flora intestinal, também conhecida como microbiota, que é responsável por regular o nosso organismo. A  flora intestinal atua regulando o organismo com suas bactérias que chegam a quase 100 trilhões, que auxiliam na digestão e na proteção contra infecções e, em troca, obtêm os nutrientes que precisa para sobreviver, também está envolvida em diversos processos fisiológicos, incluindo a imunidade;  se a nossa flora intestinal não está bem, ela pode impactar também na nossa saúde emocional.

Então é importante cuidar bem do nosso intestino para ajudar a manter nossa saúde mental em dia e gerir melhor nossas emoções para preservar um bom funcionamento do nosso sistema gastrointestinal.

Hidrata-se bem, tenha um dieta saudável com uma ingesta  adequada de fibras, lembrando que as fibras são o substrato para as bactérias benéficas que se encontram no intestino e consuma probióticos. Evite  o excesso de cafeína, sal, açúcar, álcool, alimentos industrializados, gordura saturada e trans, que levam ao crescimento de bactérias patogênicas no intestino,  que contribuem para o aumento da  inflamação.

Reduza seus níveis de estresse, pratique atividade física regularmente, medite, faça auto-hipnose e durma bem. 


Saúde para todos e um fraternal abraço. 

Dr. Vicente Gomes  - Médico Psiquiatra, Psicogeriatra, Hipnoterapeuta, Palestrante, criador do método Condicionamento Mental Direcionado - CMD e do Programa EstrategicaMENTE. 

🌐 drvicentegomes.com.br

📱 @drvicentegomes 

YouTube: Dr. Vicente Gomes









LEIA TAMBÉM

Buscar

Alterar Local

Anuncie Aqui

Escolha abaixo onde deseja anunciar.

Efetue o Login