Advogado fala sobre cuidados que se deve ter na corrida rumo às urnas em 2022

O Teresina Diário Entrevista desta terça-feira (19), recebeu o advogado e membro da Academia Brasileira de Direito Eleitoral e Político (ABRADEP), Dr. Valdílio Falcão. Ele que também é mestrando em Direito Constitucional e Professor de Direito Eleitoral, conversou sobre os cuidados que se deve ter na corrida rumo às urnas em 2022.

"Nós estamos agora na fase de pré-candidatura, tempo em que todos os candidatos estão se apresentando a sociedade. Eles já estão trazendo suas posições, os que já foram gestores estão tendo a oportunidade de falar sobre o que foi feito durantes sua gestão e quais são as pretensões políticas", disse o advogado.

A partir de quarta-feira (20), os partidos políticos podem realizar suas convenções para escolher e oficializar suas candidaturas para as eleições de 2022. Os encontros devem ocorrer até 5 de agosto, conforme calendário estabelecido na Lei da Reforma Política de 2015. A convenção partidária tem como objetivo a escolha pelos partidos dos candidatos a presidente, governador, senador, deputado federal, estadual e distrital. Os eventos podem ser presencias, virtuais ou híbridos. As convenções das federações, que são a união de dois ou mais partidos por um período mínimo de quatros anos, devem ocorrer de maneira unificada, como a de um único partido.

"Nessas convenções quem escolhe os candidatos são os convencionais (pessoas escolhidas pelo partido) que tem o poder de escolha sobre os filiados que pretendem ser candidatos", explicou. 

Os partidos políticos podem realizar, antes das convenções, as chamadas prévias eleitorais, com o objetivo de conhecer a opinião dos filiados sobre a escolha de candidatos, fazendo um tipo de seleção prévia, que deve ser confirmada pela convenção.

Buscar

Alterar Local

Anuncie Aqui

Escolha abaixo onde deseja anunciar.

Efetue o Login