Balanço de ações do Instituto de Águas e Esgotos

O Teresina Diário Entrevista conversou com o diretor-geral do Instituto de Águas e Esgotos do Piauí (IAEE), Magno Pires, sobre o balanço de ações deste a sua posse no cargo, tendo sido ela em 2021.


Foi criado através das leis estaduais n.º 2.281, de 27 de julho de 1962 e 2.387, de 12 de dezembro de 1962 e tem como objetivo executar a política de abastecimento de água e de esgotamento sanitário do Piauí. A Agespisa sucedeu o Instituto de Águas e Energia Elétrica (IAEE).


Pela alteração na legislação, ficam instituídas 11 Micro Regiões de saneamento básico no estado. São elas:  Micro SB Planície Litorânea; Micro SB Cocais; Micro SB Carnaubais; Micro SB Entre-Rios; Micro SB Vale do Sambito; Micro SB Vales dos Rios, Guaribas e Canindé; Micro SB Serra da Capivara; Micro SB Vale dos Rios Piauí e Itaueira; Micro SB Tabuleiros do Alto Parnaíba; Micro SB Chapada das Mangabeiras; Micro SB Chapada do Vale do Itaim. Com o  novo Marco Regulatório do Saneamento Básico, fica instituída a universalização de água a 99% dos municípios brasileiros e do sistema de agosto a 90% das cidades até 2033.


"Há um ano eu assumi o Instituto, antes não tinha estrutura suficiente para comandar o seu grande objetivo, que é levar água, água tratada, esgoto tratado, levando benefícios a população e ao meio ambiente", disse.


O Estado do Piauí vinha executando o Marco Legal do Saneamento Básico, de conformidade e de acordo, com a criação das 11 Microrregiões de Saneamento Básico, tendo alcançado e cumprido parcialmente alguns procedimentos e algumas regras à construção desse modelo de Saneamento.


Magno Pires também destacou sobre as perfurações que o IAEE realizou em doze meses, trazendo benefícios para várias cidades e comunidades. "Nestes 12 meses, foram perfurados 58 poços, visitamos 126 comunidades e até junho estaremos perfurando 80 poços atendendo cerca de 70 mil pessoas no Estado do Piauí", pontuou.


Outro ponto abordado durante a entrevista, foi sobre a construção de novas barragens em algumas cidades. "Estamos criando novas barragens em Alegrete, Jurema e demais cidades que necessitam", disse.

Buscar

Alterar Local

Anuncie Aqui

Escolha abaixo onde deseja anunciar.

Efetue o Login