Teresina Diário - Conteúdo interativo de notícias, vídeos, esportes, lazer, blogs e jornalismo
11/07/2018 - 18:18 hs

Piauí vence pela segunda vez o maior prêmio de tecnologia do Brasil

Considerada a maior premiação da área de tecnologia do Brasil no setor público, o Piauí sagrou-se vencedor no Prêmio e-Gov deste ano na categoria e-Serviços, e ainda disputa o prêmio principal, que garante um valor de dez mil reais à proposta que obtiver maior pontuação

O aplicativo móvel Salve Maria é um dos sete premiados com o Prêmio Excelência em Governo Eletrônico – e-Gov 2018, tornando o Piauí vencedor da disputa por dois anos consecutivos, desta vez com uma solução tecnológica focada na Segurança Pública, tendo em vista que em 2017, o estado foi o grande campeão com o sistema MobiEduca, tecnologia implantada na rede de Educação do Estado para combater a evasão escolar. 

Considerada a maior premiação da área de tecnologia do Brasil no setor público, o Piauí sagrou-se vencedor no Prêmio e-Gov deste ano na categoria e-Serviços, e ainda disputa o prêmio principal, que garante um valor de dez mil reais à proposta que obtiver maior pontuação. O resultado oficial será anunciado durante a abertura do 46º Seminário Nacional de TIC para a Gestão Pública – SECOP, que será realizado de 8 a 10 de agosto em Florianópolis, Estado de Santa Catarina.

O Salve Maria é uma ferramenta gratuita e de fácil manuseio, é um dispositivo que tanto a vítima como qualquer cidadão que tiver conhecimento de algum caso de agressão à mulher deve usar. Esta ferramenta pode até mesmo evitar feminicídios, crime letal geralmente praticado por parceiros e ex-parceiros das vítimas. O app está disponível para download na Play Store e conta com duas opções de denúncia, sendo uma o botão do pânico, que deve ser utilizado pela vítima da agressão.

Ao acionar este botão, o aplicativo emite um alerta à Central de Polícia com a localização da denunciante, possibilitando que a viatura policial mais próxima do local possa atender o caso. O segundo botão pode ser usado por qualquer pessoa, sendo possível preencher um formulário simples com dados do agressor, da vítima, endereço e ainda anexar arquivos de áudio, vídeo e imagem. O processo de denúncia é sigiloso nas duas opções.

"O aplicativo Salve Maria é parte deste compromisso em salvar vidas, especialmente vida de mulheres. É criação e inovação tecnológica do Piauí para o Brasil e para o mundo. A nossa equipe da Secretaria da Segurança, destaco aqui o ex-Secretário Fábio Abreu e delegada Eugênia Villa, da Agência de Tecnologia da Informação comandada pelo Avelyno Medeiros, com acompanhamento da vice-governadora Margarete Coelho levaram adiante a construção de um programa em que uma mulher se cadastra e, em situação de perigo, de violência ou sequestro... apertando apenas uma ou duas teclas do celular, aciona nosso sistema de segurança. É a tecnologia modernamente salvando vidas”, conta o governador Wellington Dias.

De acordo com os dados divulgados pela Associação Brasileira de Entidades Estaduais de Tecnologia da Informação e Comunicação (ABEP-TIC), o Salve Maria disputou a premiação com mais de 130 propostas dos demais estados do Brasil. Dos critérios analisados para que a ferramenta figurasse entre os premiados estão o ineditismo, democratização do acesso, qualidade técnica, segurança e privacidade, outros.

Para o diretor geral da ATI, Avelyno Medeiros, a nova premiação é um reconhecimento da capacidade do estado do Piauí em inovar. “Demonstra nossa capacidade de inovar oferecendo serviços públicos eficazes que contribuem para a segurança pública do estado, nesse caso especialmente, no combate a um dos crimes mais covardes, que é a violência contra as mulheres. Ao mesmo tempo demonstra mais uma vez que o setor de Tecnologia da Informação do Piauí se equipara ao de qualquer estado da federação e, nesse projeto específico, isso está comprovado através da equipe técnica da ATI, que desenvolveu a solução em apenas 90 dias por meio de parceria com a equipe da Delegada Eugênia Villa, da Secretaria de Segurança”, declarou.


Prêmio e-Gov

Entregue anualmente desde 2002, o Prêmio e-Gov foi criado pela ABEP em parceria com o Ministério do Planejamento, Desenvolvimento e Gestão, tendo como finalidade reconhecer e incentivar o desenvolvimento de soluções de governo eletrônico nas administrações públicas federais, estaduais e municipais.



 












Comentários

*Todos os comentários são moderados. Isso quer dizer que nós lemos todas opiniões e damos preferência para aquelas que agregam mais informação, que tenham personalidade e que não ataquem o autor ou outros leitores do site. O seu email não será publicado ou comercializado.*