Povoados do Piauí devem receber o Programa Internet Para Todos a partir de junho
Teresina Diário - Conteúdo interativo de notícias, vídeos, esportes, lazer, blogs e jornalismo
16/05/2018 - 09:23 hs

Povoados do Piauí devem receber o Programa Internet Para Todos a partir de junho

A afirmação foi do ministro das Ciências e Tecnologia, Gilberto Kassab, durante evento realizado pela Frente Parlamentar da Agropecuária (FPA), em Brasilia

Povoados do Piauí devem receber o Programa Internet Para Todos a partir de junho
Foto: Divulgação

Povoados piauienses que se inscreveram no programa Internet Para Todos, do Governo Federal, devem, a partir de junho,  receber o pacote de instalação de internet de banda larga. A afirmação foi do ministro das Ciências e Tecnologia, Gilberto Kassab, durante evento realizado pela Frente Parlamentar da Agropecuária (FPA), em Brasilia. 

 

Kassab afirmou que o campo vai contar com internet banda larga em todas as áreas rurais do país. O acesso virá de uma tecnologia por satélite já testada e aprovada. “O mesmo sinal alcançado nas capitais do Brasil irá para o campo. Essa transformação digital vai mudar a vida dos trabalhadores e moradores do meio rural, além de levar inclusão social a esses povoados. O nosso satélite levará conectividade a todos os cantos do Brasil”, disse Kassab.

 

Na  reunião, o deputado Julio Cesar (PSD/PI) questionou o ministro sobre a segurança do Governo Federal em cumprir as fases do projeto. "Perguntei ao ministro sobre a liminar que impede a empresa americana de trabalhar na instalação dos equipamentos e ele garantiu que o Governo deve cumprir os prazos dados aos municipios brasileiros". 

 

Sob judicialização, o andamento do projeto depende de decisão da Justiça Federal, após liminar apresentada por uma empresa concorrente de telecomunicações do Amazonas, que alegou irregularidades no edital de licitação do programa. Com esse questionamento, o Tribunal Regional Federal da 1ª Região suspendeu, temporariamente, o andamento. Enquanto a liminar não for suspensa, a instalação das antenas fica proibida.

 

O governo federal, por meio da Advocacia-Geral da União (AGU), recorreu e a questão agora está no Supremo Tribunal Federal (STF). Segundo o ministro, todas as exigências legais foram cumpridas. “O Supremo deve votar ainda esta semana e esperamos que daqui 3 a 4 meses, as instalações no campo já estejam quase totalmente concluídas”, afirmou Kassab.

 

O presidente da Eletrobras, Wilson Ferreira Junior, explicou que a expectativa é que a partir de junho, as primeiras comunidades do campo sejam atendidas com o programa e que 7 mil escolas já estejam com a internet banda larga instalada até o fim deste ano. “O projeto está sendo feito em conjunto com as prefeituras e estados que mapearam todas as comun

 

 












Comentários

*Todos os comentários são moderados. Isso quer dizer que nós lemos todas opiniões e damos preferência para aquelas que agregam mais informação, que tenham personalidade e que não ataquem o autor ou outros leitores do site. O seu email não será publicado ou comercializado.*