Expedição de jornalistas europeus vai visitar pontos turísticos e científicos do Piauí
Teresina Diário - Conteúdo interativo de notícias, vídeos, esportes, lazer, blogs e jornalismo
02/03/2018 - 15:40 hs

Expedição de jornalistas europeus vai visitar pontos turísticos e científicos do Piauí

A viagem é exclusiva para o estado e vai reunir profissionais da imprensa de três países.

Expedição de jornalistas europeus vai visitar pontos turísticos e científicos do Piauí
Pedra do Elefante, no Parque Sete Cidades (Paulo Barros)

De 14 a 28 de março deste ano, o Piauí novamente será pauta da imprensa europeia. Cerca de 14 jornalistas dos maiores veículos de comunicação da Alemanha, Áustria e Suíça vão visitar pontos turísticos e científicos de norte a sul do estado, dentre eles as serras da Capivara e das Confusões, o Parque Sete Cidades e o litoral.

A expedição intitulada “Arqueologia e Meio Ambiente no Nordeste do Brasil” é fruto de articulação que conta com o apoio do Governo do Estado e realização da Associação Pro Brasil, do Instituto Ecológico Caatinga (IEC), e da Federação de Jornalistas Científicos da Alemanha, a WPK - Die Wiessenchaftsjournalisten.

Para o representante da Associação Pro Brasil, Uwe Felipe Weibrecht, a expedição vai mostrar outras potencialidades piauienses. “A Serra da Capivara é um patrimônio da Humanidade, considerado pela Unesco, isso já chama a atenção. As pinturas rupestres são algo muito especial. Mas queremos aproveitar esse momento para mostrar que o Piauí tem mais ainda. O estado é ideal para ações de política ecológica sustentável e tem uma cultura singular”, pontuou.

O Piauí chamou a atenção de profissionais e instituições da Alemanha após ser retratado no documentário audiovisual “Terra X”, produção da ZDF, maior TV pública do país com abrangência em toda a Europa. A equipe europeia visitou o Piauí em 2016 quando gravou uma edição especial do programa sobre a Serra da Capivara. Em 2017 uma exposição fotográfica sobre o Parque foi aberta em Berlim e hoje é exposta em Bon, antiga capital da Alemanha.

O representante da Pro Brasil acredita que a expedição, que desta vez conta com enviados especiais de outras grandes veículos impressos e radiofônicos europeus, vai expandir as possibilidades de investimentos. “Qualquer investidor vai querer saber se esse estado está dentro de uma rede divulgada, ele vai querer entender como funciona quando se chega aqui, ele vai querer entender quais são as oportunidade de interagir com a população e se há centros de pesquisa aqui. Isso será o grande resultado do projeto, a divulgação do estado para o exterior”, acredita Uwe.

Programação
No dia 14 de março, a equipe de jornalistas chega ao Parque Serra da Capivara, onde visita pontos da reserva e o Museu do Homem Americano. Dia 19, o destino será a cidade de Caracol, onde o Parque Nacional Serra das Confusões será visitado.

Dia 22 de março, os jornalistas estarão em Teresina onde se reúnem em audiência com o governador Wellington Dias, secretários de estado e representações de Instituições de Ensino Superior. Em seguida, no dia 23 a expedição percorre o parque Nacional de Sete Cidades. No dia 24 a equipe desembarca em Parnaíba onde conhecerá o Delta e outros pontos do litoral.

Encontro com imprensa local
A expedição prevê ainda um momento entre os jornalistas europeus e a imprensa local que deverá ter data e local divulgados nos próximos dias.

 












Comentários

*Todos os comentários são moderados. Isso quer dizer que nós lemos todas opiniões e damos preferência para aquelas que agregam mais informação, que tenham personalidade e que não ataquem o autor ou outros leitores do site. O seu email não será publicado ou comercializado.*