Teresina Diário - Conteúdo interativo de notícias, vídeos, esportes, lazer, blogs e jornalismo
08/02/2018 - 19:49 hs

PRF inicia Operação Carnaval nesta sexta-feira

O operação começa a zero hora e termina apenas às 23h59 da quarta feira de cinzas. O objetivo é garantir um carnaval mais seguro para os motoristas que viajam

Por Luciana Azevedo

Tem início a zero horas (O0h00) desta sexta, e encerra apenas às 23h59 da quarta-feira de Cinzas, a Operação Carnaval, realizada pela Polícia Rodoviária Federal (PRF), com o objetivo de orientar os motoristas para que evitem acidentes nesse feriado prolongado. 

"O nosso foco principal é combater a criminalidade e prevenir acidentes de trânsito. Por isso, os motoristas devem ter cuidado na estrada, não fazendo ultrapasagens ou desrespeitando a sinalização para que possam retornar para casa em paz", enfatiza o inspetor da PRF, Barros Filho.   

Ele ressaltou que a PRF reforçou o policiamente ostensivo com o apoio dos policiais que trabalham na área administrativa, aumentando a fiscalização, principalmente na sexta e na quarta-feira de cinzas, quando as pessoas vão e retornam da viagem. 

"Vamos utilizar radares para verificar o limite de velocidade e ainda o etilômetro para fazer teste de alcoolemia, uma vez que nesse período carnavalesco já é de praxe os brasileiros beberem muito para se divertir", enfatiza. 

O inspetor da PRF ainda recomenda que ao sair de viagem as pessoas planejem antes, desde a saída e não apenas a partir do destino. "Devem planejar os pontos de paradas e de abastecimento, quantas pessoas vão levar, lembrando sempre que esse número tem que ser de acordo com a quantidade de cintos de segurança, sendo em número igual o menor a essa quantidade", enfatiza.

E para quem vai levar crianças menores de 07 anos, o inspetor recomenda não esquecer da cadeirinha ou do assento de elevação. "Vamos também evitar bagagens soltas porque podem machucar na hora de uma freada", enfatiza.

Ele alerta ainda para perigo de viajar no período de chuva. "É bom  conferir os pneus, principalmente nesse período de chuvas, que é propício para aquaplanagem, o que pode fazer com que o motorista perca o controle do veículo. É bom também conferir os limpadores, que normalmente não utilzamos muito aqui e terminam ressecando", alerta. 

 

 












Comentários

*Todos os comentários são moderados. Isso quer dizer que nós lemos todas opiniões e damos preferência para aquelas que agregam mais informação, que tenham personalidade e que não ataquem o autor ou outros leitores do site. O seu email não será publicado ou comercializado.*