Teresina Diário - Conteúdo interativo de notícias, vídeos, esportes, lazer, blogs e jornalismo
06/12/2017 - 16:46 hs

Governo autoriza contratação de 91 socioeducadores

Por Katya DAngelles

A Secretaria de Assistência Social, que administra os centros de ressocialização de jovens infratores, terá que contratar novos socioeducadores devido ao desligamento dos contratados, já que o prazo dos contratos temporários está acabando. Está prevista a contração de 91 educadores sociais com vencimentos de R$ 1.510, 3 técnicos em enfermagem, 03 educadores físicos e 01 dentista. Segundo a Secretaria a contração deve ser imediata tendo com objetivo evitar o caos no CEM (Centro Educacional Masculino) que pode se instalar com a saída dos atuais funcionários. A autorização para a  contratação dos profissionais já foi dada através do decreto nº 17.523 publicado hoje (5) no Diário Oficial do Estado


Estatuto

“Ele acoita e estimula a violência”, segundo o secretário municipal de Educação, Kleber Montezuma o que o Estatuto da Criança e do Adolescente protege demais ações que deveriam ser punidas severamente como as que vem ocorrendo com casos de violência e agressão a professores da rede pública.


Semiárido

O Projeto Dom Elder Câmara contemplou 68 municípios do Estado do Piauí, a maioria sendo do semiárido. Uma das cidades contempladas foi a cidade de Pio IX. A ação no município de Pio IX conta com acompanhamento de técnico do Instituto de Assistência Técnica e Extensão Rural do Estado do Piauí (Emater). Na cidade a  ação vai beneficiar 42 famílias que se encontram em situação de baixa renda no município.


Ministério

O Projeto Dom Helder Câmara é uma ação operacional descentralizada do Ministério do Desenvolvimento Agrário no Nordeste.  A partir de um acordo de Empréstimo Internacional firmado entre a República Federativa do Brasil e o Fundo Internacional de Desenvolvimento Agrícola – FIDA, e de uma doação do Fundo Mundial para o Meio Ambiente – GEF.  Na sua essência, o Projeto Dom Helder Câmara é um programa de ações referenciais de combate à pobreza e apoio ao desenvolvimento rural sustentável no semiárido do Nordeste.


Garantia Safra

O deputado Rubem Martins (PSB)  voltou a falar sobre a situação do Programa Garantia Safra no Piauí. Segundo ele pelo menos 110 mil famílias que poderão ficar sem receber o salário mínimo que é o Seguro Garantia Safra e apelou ao Governo do Estado, através da Secretaria de Desenvolvimento Rural para a solução do problema.


Tecnologia

O coordenador da Bancada do Piauí no Congresso Nacional, deputado Átila Lira (PSB) reuniu a bancada com representantes da Universidade Federal do Piauí (UFPI), Universidade Estadual do Piauí (UESPI) e Instituto Federal do Piauí (IFPI) para discutir a viabilidade da construção do primeiro Parque Tecnológico do Estado. O parlamentar prometeu apoiar a proposta buscando recursos no orçamento para dar continuidade a implantação desse grande parque tecnológico no Piauí", comenta Átila Lira.


100 anos

A Assembleia Legislativa realiza amanhã (7) sessão solene em homenagem ao centenário da Academia Piauiense de Letras. A proposta é do deputado João de Deus (PT) líder do Governo na Assembleia legislativa. Atualmente, a Academia Piauiense de Letras é presidida pelo escritor e advogado Nelson Nery Costa, a Academia completa 100 anos no próximo dia 30 de dezembro.  


Vaga proporcional

Embora oposição e situação não estejam ainda configuradas na disputa de 2018 os pequenos partidos já estão se articulando para formar bloco e seguirem juntos na busca pelas vagas proporcionais na Assembleia Legislativa. Mais um exemplo de que na Política do Brasil o que mais importa é manter os mandatos, pouco importa a defesa das idéias. As estratégia de unir vários partidos menores em uma chapa proporcional para aumentar as chances de eleição em dado certo.

 

Homenagem

A senadora Regina Sousa (PT) serão homenageada durante a comemoração dos 25 anos de instalação no Piauí, o Tribunal Regional do Trabalho, 22ª Região. Regina Sousa será uma das agraciadas com a comenda do Mérito Judiciário no grau Grã-Cruz. A parlamentar piauiense tem se destacado na Comissão de Direitos Humanos na defesa das chamadas minorias e votou contra a reforma trabalhista por retirar direitos dos trabalhadores. A indicação da comenda à senadora foi do desembargador Arnaldo Boson e foi aprovada por unanimidade no Conselho da Ordem Piauiense do Mérito Judiciário do Trabalho. A entrega da comenda será na quinta-feira, dia 7, às 10h, no auditório da Escola Judicial, em Teresina.


Sem multas

A prefeitura de Teresina, por meio da Superintendência Municipal de Transportes e Trânsito (Strans), não está multando motoristas quem não param no sinal vermelho. A informação foi repassada pela líder do prefeito na Câmara Municipal de Teresina, vereadora Graça Amorim. Entre as 22 e 5 horas, estiver trafegando em até 20 km/h o motorista avançar o sinal não será autuado. A visa evitar assaltos e outros tipos de violência.

 

 

 

 












Comentários

*Todos os comentários são moderados. Isso quer dizer que nós lemos todas opiniões e damos preferência para aquelas que agregam mais informação, que tenham personalidade e que não ataquem o autor ou outros leitores do site. O seu email não será publicado ou comercializado.*