Teresina Diário - Conteúdo interativo de notícias, vídeos, esportes, lazer, blogs e jornalismo
14/11/2017 - 16:50 hs

Presidente do Senado garante pauta a projeto dos jogos

Por Katya DAngelles

O presidente do Senado, Eunício Oliveira (PMDB) garantiu que não haverá problemas em colocar na pauta de votação do Senado o projeto de autoria do senador Ciro Nogueira, presidente do Progressistas. A proposta de 2014 prevê a regulamentação dos jogos de azar no Brasil e agora ganhou força com o movimento dos governadores que defendem que parte do dinheiro arrecadado com a regulamentação seja revertido para um fundo de segurança pública. No site do Senado, na enquete aberta ao público,  o projeto tem 2.306 votos favoráveis e 452 contra. Será realizada hoje (14) uma reunião de líderes para tratar da pauta. “Eu disse aos governadores que não terei nenhuma dificuldade de pautar, até porque a decisão de pautar é minha, mas a decisão de aprovar ou não aprovar é do Plenário do Senado”, afirmou. A estimativa é de que a legalização dos jogos de azar, apesar de várias críticas contrárias, pode gerar R$ 18 bilhões em arrecadação com jogos físicos. 

 

 

Acordo territorial

Prefeitos e presidentes de câmaras municipais participaram hoje de reunião da Comissão de Estudos territoriais da Assembleia para assinar acordos de divisão territorial. Foi solucionado na reunião, através de acordo, o problema envolvendo cinco comunidades rurais assistidas pela Prefeitura de Boqueirão do Piauí desde a criação daquele município há 21 anos, e agora, estão assistidos por Boa Hora.

Câmara de Teresina

Uma audiência pública foi realizada na Câmara Municipal de Teresina para debater a situação dos estádios de Teresina. Participaram do debate os gestores das pastas relacionadas ao esporte no Estado, tanto da Prefeitura de Teresina com do Estado, Renato Berger e Paulo Martins. Um dos déficits está no Albertão que tem capacidade de 65 mil pessoas e hoje só funciona recebendo 5 mil pessoas.  O Governo do Estado quer firmar parceria público privada para a gestão do estádio Albertão. Segundo Paulo Martins, presidente da Fundespi (Fundação  dos Esportes do Piauí) a idéia é fazer uma reforma e logo depois fazer uma chamada pública para experimentar uma gestão tal qual é praticada hoje na Ceasa.

Partidos

O crescimento do Progressista no Piauí chegou aos 46 prefeitos e 250 vereadores. A vice-governadora Margarete Coelho tem trabalhado ativamente nas fileiras para o crescimento do partido através da intensificação das viagens ao interior do Estado.

Bons Sindicatos

O Brasil tem 13 mil entidades sindicais de trabalhadores e com a reforma trabalhista que previu o fim do imposto sindical a expectativa seria de que os trabalhadores que ficassem desassistido migrassem para os sindicatos mais fortes e isso contribuiria para o fortalecimento dos  sindicatos que realmente tem representatividade.

Eleições

A região dos cocais no Maranhão poderá oferecer o nome de vice ao governador Flávio Dino (PCdoB), que confirmou ontem (13) no Piauí, que será candidato a reeleição. A articulação é para que o prefeito de Timon, Luciano Leitoa (PSB) componha a chapa de Fláivo Dino representando a região leste do Maranhão.

Curral eleitoral

As demarcações dos currais eleitorais do interior do Estado já começaram. Os movimentos de demissão de cargos comissionados, alianças de lideranças, vereadores e prefeitos já demonstram a organização para a disputa de 2018. Em algumas cidades a exoneração de nomes que já são conhecidos como pré-candidatos já está acontecendo.

Vaias pagas

“São os mesmos de sempre, são petistas que não ajudam o Wellington são aqueles que não tem massa encefálica, são aqueles pagos e nós sabemos de onde vem e são aqueles que querem que o Piauí caia por água abaixo, nosso compromisso como Estado e com o governador Wellington Dias é muito maior que isso”, disparou Júlio Arcoverde, presidente regional do Progressistas sobre o último episódio de vaias ao senador Ciro Nogueira durante solenidade de entrega de unidades habitacionais em Teresina.

Candidatura 2018

“O prefeito também se preocupa com a vida política do Estado do Piauí. Tem dito que a opção é continuar a frente da municipalidade que os seus olhos estão voltados para 2022, mas nós temos consciência de que o mundo político é mutável”, do secretário de Comunicação de Teresina, Fernando Said, sobre a disposição ou não do prefeito Firmino Filho em sair candidato ao Governo do Estado em 2018.

Propaganda

Nesta terça-feira (14), o Partido Verde (PV) exibe sua propaganda partidária em rede nacional. Com duração de dez minutos, o programa terá início às 20h no rádio e às 20h30 na televisão. A emissora responsável pela transmissão do programa será a Rede Globo, a partir do Rio de Janeiro. Já na quinta-feira (16) será a vez da exibição da propaganda do PTB.

Questão pessoal do Dudu

Segundo o vereador Jeová Alencar (PSDB), presidente da Câmara Municipal de Teresina, disse que houve predisposição pessoal de um vereador que entrou com requerimento pedindo a antecipação da eleição da Mesa Diretora negando disputa de atenção e apoio do prefeito Firmino Filho e afirmando ainda que se houvesse a candidatura do vereador Evandro Hidd (PDT). O pedido foi feito pelo vereador Dudu do PT e 24 vereadores foram favoráveis ao pedido do vereador. Dudu inclusive já defende a recondução do vereador Jeová Alencar á presidência do legislativo municipal. A liderança do prefeito através da vereadora Graça Amorim (PM) orientou para a votação contrária a antecipação. Acompanharam a orientação os vereadores R.Silva e Edson Melo. Uma eleição que costuma demorar dois meses de conversação será realizada em dois dias com a perspectiva de troca de membros da Mesa Diretora como adiantou o próprio vereador Jeová Alencar. A eleição será realizada na próxima quinta-feira (16).

Tucanos

Já está na pauta do Tribunal Regional Eleitoral do Piauí (TER-PI) para ser julgada a prestação de contas do PSDB do Piauí. O julgamento será na próxima segunda-feira (20). As contas dizem respeito a gestão do deputado estadual Marden Menezes a frente do partido que mudou de direção no último final de semana.

 

 

 

 












Comentários

*Todos os comentários são moderados. Isso quer dizer que nós lemos todas opiniões e damos preferência para aquelas que agregam mais informação, que tenham personalidade e que não ataquem o autor ou outros leitores do site. O seu email não será publicado ou comercializado.*