Teresina Diário - Conteúdo interativo de notícias, vídeos, esportes, lazer, blogs e jornalismo
13/11/2017 - 17:03 hs

Projeto Pós Carreira traz nova perspectiva para os colaboradores aposentados

O projeto busca ouvir o colaborador sobre suas perspectivas, seus desejos e anseios para este período importante de sua vida.

Por Lucas Pereira
Projeto Pós Carreira traz nova perspectiva para os colaboradores aposentados
Projeto traz nova perspectiva para colaboradores aposentados / foto: ascom

O brasileiro está envelhecendo e o Brasil já se apresenta como o quinto país com a maior população idosa do mundo. São com cerca de 28 milhões de pessoas com mais de 60 anos e a expectativa de vida supera os 75 anos de idade, segundo o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE).

A aposentadoria compulsória se dá aos 60 anos para as mulheres e 65 para os homens e levando em consideração a expectativa de vida e a vida moderna, as pessoas buscam se manter ativas após a sua aposentadoria, se dedicando a planos e projetos como o próprio negócio ou se dedicar a hobbies como artesanato, música e pintura.

Diante dessa realidade, algumas empresas investem cada vez mais em seus colaboradores, para que o momento da aposentadoria não seja um momento triste de despedida e sim um momento de recomeço. O Hospital de Olhos Francisco Vilar, por exemplo, criou o projeto “Pós Carreira”, que busca orientar o colaborador sobre o que fazer após a aposentadoria.

O projeto busca ouvir o colaborador sobre suas perspectivas, seus desejos e anseios para este período importante de sua vida e com a ajuda de um coach de carreira, ele é orientado sobre a melhor forma de colocar seus planos em prática. O intuito é mostrar que após a aposentadoria, a pessoa não precisa ficar inativa, podendo investir em suas habilidades.

O projeto está em sua fase piloto e teve como a primeira contemplada a colaboradora Sebastiana Luz, que trabalhou como coordenadora de Faturamento por 13 anos no hospital. Para Sebastiana, o projeto é muito importante, uma vez que mesmo se aposentando, ela não pretende ficar inativa. “Eu gostei muito do projeto, porque me deu uma orientação sobre os projetos que quero seguir na minha vida. Sempre quis ter meu próprio negócio e por vários motivos eu precisei adiar e agora eu posso me dedicar a isso”, contou emocionada.

Segundo Flávia Marques, assistente de Recursos Humanos, o “Pós Carreira” traz uma nova perspectiva. “Nosso colaborador tem um encontro com um coach de carreira, que irá orientá-lo sobre seus projetos nessa fase pós-aposentadoria e nós promovemos também uma celebração, com todos os funcionários e a diretoria, como uma forma de agradecer pela dedicação em todos os anos”, disse.

 












Comentários

*Todos os comentários são moderados. Isso quer dizer que nós lemos todas opiniões e damos preferência para aquelas que agregam mais informação, que tenham personalidade e que não ataquem o autor ou outros leitores do site. O seu email não será publicado ou comercializado.*