Teresina Diário - Conteúdo interativo de notícias, vídeos, esportes, lazer, blogs e jornalismo
11/10/2017 - 09:06 hs

Prova Brasil será aplicada em 6.500 turmas da rede estadual

O Piauí conta com 56 polos de coordenação da Prova

Prova Brasil será aplicada em 6.500 turmas da rede estadual
Foto: Divulgação

A Prova Brasil é uma avaliação da educação básica que acontece a cada dois anos e mensura os conhecimentos dos alunos em matemática e língua portuguesa. O resultado do desempenho é um dos elementos que compõem o Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb), calculado por escola. Este ano a aplicação da Prova acontece entre os dias 23 de outubro e três de novembro em todo o país.

O Piauí conta com 56 polos de coordenação da Prova que aplicarão o exame para 6.500 turmas do Ensino Fundamental (6º ao 9º ano) e do Ensino Médio (3º ano), que participará pela primeira vez da avaliação este ano.

A Secretária de Estado da Educação, Rejane Dias ressalta que ao longo de toda a gestão foram implementadas ações voltadas para a melhoria desses índices educacionais, como a execução do Programa Pacto pela Aprendizagem, onde foram ampliadas as atividades escolares nas disciplinas de matemática e língua portuguesa. Além disso, a Seduc vem mobilizando toda a equipe escolar para incentivar a participação dos alunos na avaliação.

"É importante a participação dos alunos na Prova Brasil, pois a partir dos resultados teremos a real avaliação do trabalho desenvolvido nas escolas e assim poderemos verificar o nível de aprendizado dos alunos e consequentemente preparar políticas e estratégias educacionais mais especificas", disse.

De acordo com o Superintendente de Ensino Superior da Seduc, Ellen Gera, toda a rede estadual de educação já está mobilizada para a realização da Prova Brasil. "A escola pode ficar tranqüila, pois a aplicação da Prova acontecerá no horário normal das aulas. O coordenador regional entrará em contato com a gestão escolar para agendar a data da aplicação do exame entre os dias 23 de outubro e três de novembro", explicou.

Além dos alunos, os diretores das escolas e os professores das disciplinas de matemática e língua portuguesa também responderão um questionário e serão avaliados pela Prova Brasil.

 












Comentários

*Todos os comentários são moderados. Isso quer dizer que nós lemos todas opiniões e damos preferência para aquelas que agregam mais informação, que tenham personalidade e que não ataquem o autor ou outros leitores do site. O seu email não será publicado ou comercializado.*