Teresina Diário - Conteúdo interativo de notícias, vídeos, esportes, lazer, blogs e jornalismo
13/03/2019 - 07:10 hs

Setur orienta municípios para atualização do novo Mapa do Turismo

Os gestores municipais precisam acompanhar os prazos de atualização

Por Cristiane Ribeiro
Setur orienta municípios para atualização do novo Mapa do Turismo
Foto: André Pessoa

Desenvolver e consolidar novos produtos e destinos turísticos é uma das razões para o Ministério do Turismo (Mtur) realizar o cadastro dos municípios no Programa de Regionalização e, com isso, atualizar o Mapa do Turismo Brasileiro.

A orientação é que os municípios busquem informações mais detalhadas quanto ao calendário da unidade federativa de seu estado. No Piauí, a Secretaria de Estado do Turismo (Setur) se disponibiliza por toda parte relacionada a dúvidas dos gestores municipais.

Segundo o secretário de Estado do Turismo, Bruno Correia Lima, é importante que os gestores acompanhem os prazos de atualização. “Queremos ressaltar a importância de ter os municípios piauienses incluídos no Mapa do Turismo, além de fortalecer nossos destinos, o Mtur terá a classificação das cidades para que as políticas públicas e investimentos sejam mais adequados à realidade de cada região”, ressalta o gestor, acrescentando ainda que o contato pode ser feito pelos telefones: (86) 3216-2664/3216-6000 ou mesmo se dirigir até a sede da Setur localizada em Teresina, na Avenida Antonino Freire, 1473, Ed. Antonieta Araújo, 2° andar. 

De acordo com o MTur, a lista de critérios obrigatórios para integrar o mapa inclui a necessidade do município ter um órgão de turismo em atividade, conselho municipal de turismo funcionando e orçamento próprio destinado ao turismo, além de possuir prestadores de serviços turísticos de cadastro obrigatório registrados no Cadastur. São eles: meios de hospedagem; agências de viagem; parque temático; acampamento turístico; organizadoras de eventos; guia de turismos e transportadoras turística.

“Estamos muito confiantes com os bons resultados que teremos nesta próxima edição do mapa e, para isso, contamos muito com o apoio dos gestores estaduais e municipais”, comenta o secretário nacional de Estruturação do Turismo do MTur, Robson Napier.

Cronograma

- Fevereiro a março de 2019: Mobilização dos gestores municipais e realização das oficinas regionais e estaduais;

- 01 de abril a 30 de julho de 2019: Cadastramento e inserção dos documentos no Sistema de Informações do Programa de Regionalização do Turismo, no endereço eletrônico www.sistema.mapa.turismo.gov.br, e validação das regiões turísticas junto aos Fóruns e/ou Conselhos Estaduais de Turismo;

- 31 de julho de 2019: Encerramento do Sistema de Informações do Programa de Regionalização do Turismo;

- 01 a 15 de agosto de 2019: Ministério do Turismo faz coletânea do banco de dados do Sistema de Informações do Programa de Regionalização do Turismo;

- Agosto de 2019: Publicação da portaria que define o número de municípios e regiões turísticas que deverão compor o Mapa do Turismo Brasileiro 2019.

 












Comentários

*Todos os comentários são moderados. Isso quer dizer que nós lemos todas opiniões e damos preferência para aquelas que agregam mais informação, que tenham personalidade e que não ataquem o autor ou outros leitores do site. O seu email não será publicado ou comercializado.*