Teresina Diário - Conteúdo interativo de notícias, vídeos, esportes, lazer, blogs e jornalismo
11/01/2019 - 14:53 hs

Obra literária estimula leitura dentro e fora da sala de aula

Autor piauiense usa experiência em sala de aula para escrever literatura infantojuvenil.

Por Pedro Silva
Obra literária estimula leitura dentro e fora da sala de aula
A obra é baseada em uma experiência do autor / fotos: Pedro Silva

Clarisse Cristine é uma aluna do oitavo ano do ensino fundamental que constantemente abordava o professor seja nos corredores ou na sala de aula, pedindo livros para ler. Ela levava para casa, lia e, ao devolver sempre pedia outro. Dessa forma, levava mais um livro para ler durante a semana. Foi a partir dessa experiência que o músico e professor Paulo Goudinho, escreveu a obra “A Menina que Pedia Livros”.

Uma ficção com personagens e cenários reais. É o resultado de uma longa e cuidadosa observação acerca do comportamento e atitudes de alunos que acompanho desde o sexto ano até o oitavo ano do Ensino Fundamental.

“Os personagens são todos reais. Apenas os nomes eu fiz pequenas alterações. Mas todos são alunos do oitavo e sétimo ano do ensino fundamental da escola. Mantive, em cada personagem, suas características físicas, personalidade, suas formas de ser, de ser comportar”, explica Goudinho.

O bom humor está bem presente em toda a narrativa na tentativa de deixar a história o mais real possível. São charadas, pegadinhas, gracejos que ocorrem em toda sala de aula, em todo ambiente escolar saudável.


“Pensei em contar essa história da Clarisse pra que outros alunos seguissem esse exemplo dela e despertasse o interesse pela leitura, uma forma de aumentar, ainda mais, a quantidade de pequenos leitores na escola”, esclarece o autor.

A narrativa trata de um estudo da vida e da obra do compositor brasileiro Heitor Villa-Lobos e do renascentista italiano Leonardo da Vinci, numa história contada por alunos do oitavo ano.

Nas 90 páginas da obras, lições como o respeito ao próximo, indica que o ambiente escolar está em plena harmonia.

Sobre o autor

Paulo Goudinho é natural de Teresina (PI). Graduado em Arte com habilitação em Música pela Universidade Federal do Piauí-UFPI. Professor da SEDUC (Secretaria Estadual de Educação) do Piauí e da SEMEC (Secretaria Municipal de Educação) de Teresina. Produtor musical, músico e compositor premiado em festivais de músicas na cidade de Teresina. Em 2017 e 2018, respectivamente, participou das coletâneas poéticas “Toda Versidade”, “Une-Versos” e “Palavra Andante”. Esta é sua quarta obra e a primeira que o autor publica sozinho.

 












Comentários

*Todos os comentários são moderados. Isso quer dizer que nós lemos todas opiniões e damos preferência para aquelas que agregam mais informação, que tenham personalidade e que não ataquem o autor ou outros leitores do site. O seu email não será publicado ou comercializado.*