Teresina Diário - Conteúdo interativo de notícias, vídeos, esportes, lazer, blogs e jornalismo
09/12/2018 - 15:44 hs

Gaúcho percorre o litoral do Brasil de bicicleta pela segunda vez

Ele deixoutudo para trás numa noite de Natal e está percorrendo o litoral do Brasil de bicicleta, no Piauí se encantou com a praia do Cajueiro

Por Katya D'Angelles

Dilnei Lopes Vieira percorreu a costa do Brasil uma vez e está a fazê-lo de novo.  Desde que saiu de Porto Alegre às vésperas do Natal de 2012 foram cerca de 8 mil km pedalados e também a pé.  Dil, como se apresenta, conhece hoje todo o litoral brasileiro. E esse conhecimento adquiriu apenas pedalando e convivendo com as comunidades por onde passa, interagindo com as pessoas, que algumas vezes lhe dão abrigo em troca de algum serviço.

A aventura do Dil seria só mais uma entre tantas se  para vivê-la ele não tivesse deixado tudo para trás; emprego, amigos, família e junto com isso qualquer contato com a sua própria história de vida.

O gaúcho de 48 anos já nem lembra mais quando foi a última vez que se comunicou com algum de seus irmãos ou outro membro da família. Ele já pedalava, mas  quando decidiu fazer a viagem pelas praias do Brasil vendeu tudo que tinha.


Dil parou por vários dias no Piauí.  Aqui conheceu Marcelo e a sua esposa, Fil.  Depois de dormir no chão do bar, que fica ao lado do restaurante do casal, na praia do Cajueiro ele ganhou abrigo .

Sobre os lugares por onde passou conta muito das belezas que viu, algumas registrou outros registros se foram com os três aparelhos celulares que ele já perdeu pelo caminho Recentemente ele ganhou uma câmera cybershot que o deixou muito feliz. "Ele me deu assim nada a câmera, pegou e me deu quando eu contei que perdi o celular com minhas fotos".



Dil está ajudando Marcelo a limpar os chalés, fazer pequenos concertos, arrumar a horta e o jardim da pousada que deve começar a funcionar neste final de 2018. Ofereceu sua ajuda como forma de pagar pelo abrigo  e comida que vem recebendo. Já fez isso no Pará,onde foi ajudante de pedreiro durante um tempo

Vivendo estes últimos anos  sem fazer nenhum plano para o futuro, ele  alimenta agora uma ideia; ter com ele pessoas que também queiram passar pela experiência de se desapegar e se desafiar pedalando por aí, se adaptando a um lugar diferente a cada novo nascer de sol e conhecendo de perto a belezas intocadas que o Brasil ainda oferece, sejam elas da Natureza ou de sua gente.

 












Comentários

*Todos os comentários são moderados. Isso quer dizer que nós lemos todas opiniões e damos preferência para aquelas que agregam mais informação, que tenham personalidade e que não ataquem o autor ou outros leitores do site. O seu email não será publicado ou comercializado.*