Teresina Diário - Conteúdo interativo de notícias, vídeos, esportes, lazer, blogs e jornalismo
06/12/2018 - 09:27 hs

Audiências públicas discutirão cultivo de soja no sul do Piauí

Reuniões são parte do processo de licenciamento ambiental dos empreendimentos agrícolas.

Por Pedro Silva
Audiências públicas discutirão cultivo de soja no sul do Piauí
Robério Barros, secretário do Meio Ambiente com o governador do Estado / foto: reprodução

A Secretaria de Estado do Meio Ambiente e de Recursos Hídricos (Semar) realiza, nesta quinta-feira (6), às 18h, no auditório do Hotel Parnaíba, situado na Av. Dr. José Ribamar Pachêco, 156 - Cancela, Floriano (PI), audiência pública para discussão do Estudo de Impacto Ambiental – EIA e respectivo Relatório de Impacto Ambiental (Rima) para o licenciamento ambiental dos empreendimentos destinados ao cultivo agrícola de soja (Glycine max L.), no município de Uruçuí, e para o plantio de espécies florestais na microrregião de Floriano, de responsabilidade da empresa Companhia Florestal do Brasil S.A.

De acordo com o secretário do Meio Ambiente e Recursos Hídricos, Robério Barros, a audiência será realizada em atendimento à legislação ambiental pertinente. Ele acrescenta ainda que, em atendimento ao disposto no art. 11, da Resolução Conama nº 001/86, se encontra à disposição para consulta, cópia do Relatório de Impacto Ambiental (Rima) do referido empreendimento nos locais relacionados a seguir: na Superintendência de Meio Ambiente da Semar, situada à Rua 13 de Maio, nº 307, 4º andar, Centro/Norte, na cidade de Teresina/PI e na sede das Prefeituras Municipais dos municípios de Uruçuí, Canavieira, Floriano, Itaueira, Jerumenha, Nazaré do Piauí e Pavussu-PI. 

Outra audiência pública será ralizada na próxima sexta-feira (07/12), às 18h, no auditório do Hotel Fórmula Flat, situado na Av. Boa Safra, S/N, - Loteamento Novo, Uruçuí (PI).

O empreendimento prevê o cultivo agrícola de soja (Glycine max L), em área de efetivo plantio correspondente a 14.908,70 hectares, no município de Uruçuí, e o plantio de 6.500,00 hectares por ano de espécies florestais na microrregião de Floriano, distribuídas em propriedades situadas nos municípios de Canavieira, Floriano, Itaueira, Jerumenha, Nazaré do Piauí e Pavussu, totalizando 61.077,60 hectares de efetivo plantio. 

A Companhia Florestal do Brasil S.A busca criar, na microrregião de Uruçuí e na microrregião de Floriano, uma base agrícola comercial capaz de abastecer o mercado local e regional, além de uma base florestal capaz de sustentar indústrias do setor por meio do estabelecimento, cultivos que contribuam ao desenvolvimento sustentável, à integração de atividades produtivas à proteção e conservação do meio ambiente; e a geração de recursos, empregos e impostos para alavancar a economia do Estado do Piauí e dos municípios inseridos na área de abrangência.

 












Comentários

*Todos os comentários são moderados. Isso quer dizer que nós lemos todas opiniões e damos preferência para aquelas que agregam mais informação, que tenham personalidade e que não ataquem o autor ou outros leitores do site. O seu email não será publicado ou comercializado.*