Teresina Diário - Conteúdo interativo de notícias, vídeos, esportes, lazer, blogs e jornalismo
07/11/2018 - 12:34 hs

Dez políticos com mandato procuram partido para se filiarem

Por Luciano Coelho
Dez políticos com mandato procuram partido para se filiarem
Foto Divulgação

Pelo menos seis vereadores, dois deputados estaduais, além de uma deputada federal buscam um partido para chamar de seu. Catorze partidos não conseguiram atingir a clausula de desempenho nas eleições. Não tiveram a votação mínima para continuarem a receber os repasses do fundo partidário e nem ter tempo de propaganda no rádio e na televisão. Esses partidos ainda se articulam para as eleições de 2020, quando não vai mais ser possível fazer coligação. Os vereadores Gustavo Gaioso e Ítalo Barros, ambos do PTC; Gustavo Carvalho e Fábio Dourado, ambos do Patriota; Neto do Angelim (DC) e Cida Santiago (PHS) já estiveram em reuniões com o senador Elmano Ferrer, do Podemos, com o presidente municipal do PDT, Evandro Hidd; e agora com o deputado estadual Fábio Xavier, do PR, para buscarem um rumo. Ah! Tem ainda o vereador Enzo Samuel (PCdoB) que não tinha entrado nessa conta. Então, são sete vereadores. Os deputados estaduais Evaldo Gomes e Fernando Monteiro buscam os partidos com os quais poderiam se fundir. E continuarem sendo caciques, pelo menos em nível local. Na Câmara Federal, numa situação mais confortável, está a deputada Dra. Marina, que está escolhendo para onde vai, afinal, todo partido quer ter um deputado federal, que é o que conta para o fundo e para o tempo. No momento, legendas como PCdoB, Patriotas, PHS, PRP, PMN, PTC, Rede, PPL, DC, PRTB, PMB, PCB, PSTU e PCO correm o risco de desaparecer.

 

 

Composição

A eleição do Sebrae-PI acontece no dia 19.  E já tem chapa formada com toda a composição necessária. Na articulação pela alternância do poder um ex-governador do Estado deve assumir a presidência do órgão pelos próximos dois anos. O atual presidente é Evandro Cosme, que assumiu a entidade num mandato tampão, depois do falecimento de Carlos Augusto Carneiro da Cunha, Caú.

 

Recuperação

Segundo o superintendente do DNIT no Piauí, Ribamar Bastos, em oito meses o departamento recuperou 84 Km da rodovia BR-135 no trecho de Elizeu Martins a Bom Jesus. Com isso, o número de acidentes com vitimas fatais reduziu para metade. Em 2017 foram 47 mortes em acidentes, sendo 33 deles por defeito na via. Neste ano, foram 22 mortes, sendo 3 delas por defeito na estrada.

 

On line

Após dez dias fora do ar, o sistema do Detran-PI foi restabelecido hoje (7) em sua totalidade. O sistema ficou off line devido a um curto circuito na Agência de Tecnologia da Informação do Estado, que paralisou os sistemas do Governo do Estado. O Detran prorrogou para até  o dia  9 o pagamento do IPVA e da Taxa do DETRAN de veículos novos e usados que venceram no dia 31 de Outubro.

 

Tapetão

A eleição no Distrito Federal, vencida pelo advogado piauiense Ibaneis Rocha, vai para o terceiro turno. O atual governador, Rodrigo Rollemberg, que foi derrotado nas urnas, está recorrendo a Judiciário alegando que Ibaneis foi beneficiado por disparos em massa de mensagens no WhatsApp, com ataques ao atual governador Rodrigo Rollemberg, que concorria pela reeleição.

 

Centenário

O governador Wellington Dias instituiu a medalha da Ordem Estadual Centenário Alberto Tavares e Silva. A comenda vai condecorar 50 personalidades amanhã (8) no auditório da nova sede do Tribunal Regional do Trabalho (TRT-PI), na avenida João XXIII. A solenidade marca o centenário de nascimento do ex-governador e ex-senador Alberto Silva.

 

Lista

A Defensoria Pública do Estado do Piauí (DPE) realiza hoje (7) a audiência pública para escolha do ouvidor-geral externo da instituição para o biênio 2018/2020. A audiência, na qual será formada a lista tríplice, será das 8h às 15h, no auditório da Escola Superior da Defensoria Pública, na Casa de Núcleos da instituição, no Bairro de Fátima.

 

VOZ DO PODER

“Eu quero é sossego. Esse é um debate para o futuro. Claro que podemos conversar sobre isso pra frente. Mas, nesse momento, isso não é prioridade pra mim. Estou tranquilo”, essa foi a resposta do ex-prefeito de Teresina, Sílvio Mendes, quando questionado sobre se voltaria a assinar a ficha de filiação do PSDB, depois que se desfiliou do Progressistas.



 












Comentários

*Todos os comentários são moderados. Isso quer dizer que nós lemos todas opiniões e damos preferência para aquelas que agregam mais informação, que tenham personalidade e que não ataquem o autor ou outros leitores do site. O seu email não será publicado ou comercializado.*